O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Josias de Souza: sem parlamentarismo branco, apenas governo pálido


Não há parlamentarismo branco, mas governo pálido

1.3K subscribers

<div class="player-unavailable"><h1 class="message">An error occurred.</h1><div class="submessage"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=PddOp6e7nLk" target="_blank">Try watching this video on www.youtube.com</a>, or enable JavaScript if it is disabled in your browser.</div></div>


josias---thumb-1540899911748_150x150.png
Josias de Souza
Colunista do UOL
26/02/2020 05h23
Jair Bolsonaro afeiçoou-se à marcha da insensatez. Sempre que lhe apertam os calos, atiça as ruas. Fez isso, por exemplo, ao trombetear no ano passado o texto apócrifo que dizia que o Brasil é "ingovernável fora dos conchavos". Ou ao difundir o vídeo em que desempenhava o papel de um leão cercado pelas hienas do STF, da imprensa e dos partidos. Requenta novamente o truque agora, ao distribuir via WhatsApp o vídeo acima.
Na peça, adornada com imagens da facada e cenas hospitalares, súditos de Bolsonaro convocam o asfalto para apoiá-lo em 15 de março, emparedando o Congresso. Mas há uma diferença: o capitão agora carrega atrás de si o rastro de 14 meses de gestão. Um eleitor de boa-fé pode acreditar que o Congresso é parte do problema do país. Mas terá dificuldade para culpar o Legislativo que reformou a Previdência pela sedação da economia e pelo desânimo do Posto Ipiranga.
Os congressistas também não têm nada a ver com: o desinteresse do presidente pela agenda de reformas, os erros na correção do Enem, o flagelo da fila do INSS, o apodrecimento da ala investigada da Esplanada, a inépcia do pedaço ideológico do ministério, a biografia rachadinha do primogênito Flávio Bolsonaro e a companhia tóxica do cadáver do miliciano Adriano da Nóbrega.
Na campanha de 2018, havia três grandes problemas sobre a mesa: a ruína fiscal, a estagnação econômica e uma corrupção endêmica. No alvorecer de 2020, a promessa de Paulo Guedes de zerar o déficit no primeiro ano era de vidro e se quebrou. O crescimento pujante, que os otimistas projetavam em 3%, virou um PIB à Michel Temer, rodando na casa de 1%. A bandeira da Lava Jato desapareceu.
Para aprumar o governo, convertendo mediocridade em pujança, Bolsonaro precisaria exibir foco, serenidade e diálogo. Ele fornece tuítes, crises e caneladas. Desentende-se com a banda técnica de sua equipe, briga com a imprensa e avaliza a tese do general-ministro Augusto Heleno segundo a qual o Orçamento foi abocanhado por chantagistas do Congresso.
O capitão e seu general de estimação enxergam uma trama do Congresso para implantar um parlamentarismo branco. Bolsonaro e Heleno não se dão conta de que os congressistas apenas ocupam o espaço aberto por um governo pálido.

Nenhum comentário: