O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Morte de Gorbachev, 31 anos depois da morte da União Soviética- BBC

 Um personagem relevante do fim da Guerra Fria, mas que terminou odiado em seu próprio império...

Morre Gorbachev: como foram as últimas horas antes da dissolução da poderosa União Soviética

  • Norberto Paredes - @norbertparedes
  • BBC News Mundo
Mikhail Gorbachev consultando seu relógio antes do discurso televisionado em que anunciou sua renúncia em 25 de dezembro de 1991

CRÉDITO, GETTY IMAGES

Legenda da foto, 

Mikhail Gorbachev, que morreu nesta terça-feira, consultando seu relógio antes do discurso televisionado em que anunciou sua renúncia em 25 de dezembro de 1991

Esta reportagem foi publicada originalmente em 26 de dezembro de 2021 e atualizada em 30 de agosto de 2022.

Foi durante décadas a única potência que poderia rivalizar com os Estados Unidos, até que na noite de 25 de dezembro de 1991, deixou de existir. "Com isso interrompo minhas atividades como presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)", anunciou Mikhail Gorbachev, no Kremlin, em discurso que rodou o mundo.

Símbolo da derrocada do bloco, Gorbachev era o líder do Partido Comunista e presidente da URSS naquela data. Nesta terça-feira (30/8) foi anunciada sua morte, causada por uma prolongada doença, segundo o Hospital Clínico Central de Moscou. Ele tinha 91 anos. 

Para muitos, aquele momento marcou o fim do poder comunista e da Guerra Fria, mas para outros a União Soviética já havia morrido semanas antes com o Tratado de Belavezha.

Nenhum comentário: