O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 14 de agosto de 2022

Livros do professor Arno Dal Ri Jr.: uma relação dos títulos e uma nota biográfica

Acabo de receber, do professor Arno Dal Ri Jr, o seu livro mais recente, uma tradução da obra do jurista italiano, Dionisio Anzilotti: O Direito Internacional nos Julgamentos Internos. Ijuí: Unijuí, 2022. A obra é de 1905 e se encaixa perfeitamente na coleção que ele dirige, Clássicos do Direito Internacional, com vários títulos publicados até aqui.

 

Tenho muitos outros livros dele, com outros acadêmicos de sua área, ou traduzidos por ele, quase sempre no campo do Direito Internacional, que é a área que mais nos aproxima, ainda que eu não seja da mesma tribo que ele (sou doutor em ciências sociais).

Para que se tenha uma visão completa de sua imensa produção acadêmica, solicitei que ele me enviasse uma curta nota biográfica, assim como uma relação de todos os seus livros, próprios, em colaboração, ou traduzidos.

O resultado está abaixo, e creio que se trata de importante informação aos que labutam nesse terreno da atividade acadêmica com importantes implicações no direito constitucional, nas relações internacionais e na cooperação interestatal.

Paulo Roberto de Almeida

 

Arno Dal Ri Jr. 

Professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo responsável pelas disciplinas 'Direito Internacional' e 'Teoria Política' no curso de graduação e 'Teoria e História do Direito Internacional' nos programas de Mestrado e de Doutorado em Direito. É bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Direito e Política da União Européia pela Università di Padova e Doutor em Direito Internacional pela Università Luigi Bocconi de Milão, tendo realizado estágios de pós-doutorado na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Universiteit Gent (Bélgica). Atua como professor em programas de Doutorado na Universidade de Florença e na Universidade de Milão e no curso de Mestrado em "Relações Internacionais" da Universidade da República, em Montevidéu. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC e atuou como 'visiting scholar' nas universidades de Montevidéu (La Republica, 2012), Pádua (2013), Pequim (Beihang, 2014), Milão (2015), Helsinki (2017), Osaka (2018) e Florença (2011). É árbitro e consultor do CNPq e da CAPES para a avaliação de pedidos de bolsas de doutorado pleno no exterior, bolsas de pós-doutorado no exterior e pedidos de apoio à participação de eventos no exterior. 

ORCID: 0000-0002-7734-0404 

Academia.eduhttps://ufsc.academia.edu/ArnoDalRiJr

 

Livros:

 

DAL RI Jr., Arno. O Libertador das Nações. Ascensão e declínio do Princípio das Nacionalidades na ciência do Direito Internacional. 2022, no prelo.

 

DAL RI Jr., Arno et al. Iluminismo e direito penal. Florianópolis: Boiteux, 2008

 

DAL RI Jr., Arno. O Estado e seus inimigos. A repressão política na história do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

 


  DAL RI Jr., Arno. História do Direito Internacional. Comércio e moeda. Cidadania e nacionalidade. Florianópolis: Boiteux, 2004. 



         


            Livros traduzidos do italiano:

            ANZILOTTI, Dionisio. O Direito Internacional nos Julgamentos Internos. Tradução de Arno Dal Ri Jr. Ijuí: Unijuí, 2022. 


 

            ZACCARIA, Giuseppe. A compreensão do Direito. Tradução de Arno Dal Ri Jr. São Paulo: Singular, 2017.

 


 GROSSI, Paolo. O Direito entre poder e ordenamento. Tradução de Arno Dal Ri Jr. Belo Horizonte: Del-Rey, 2010. 



 


 ROMANO, Santi. O Ordenamento jurídico. Tradução de Arno Dal Ri Jr. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008.

 

           GROSSI, Paolo. Mitologias jurídicas da modernidade. Tradução de Arno Dal Ri Jr. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007. 


 

 

No momento estou traduzindo o livro de Nouvelles Tendences du Droit International, de Nicolas Politis, que também será publicado na Coleção "Clássicos do Direito Internacional", pela editora da Unijuí.

 

 

Livros que publiquei na Coleção "Clássicos do Direito internacional":

 


 MANCINI, Pasquale Stanislao. Direito Internacional. Ijuí: Unijuí, 2003,

 

            GROTIUS, Hugo. O Direito da Guerra e da PazIjuí: Unijuí, 2004. 


 

     SAVIGNY, Friedrich Carl von. Sistema de Direito Romano Atual. Vol. III. Ijuí: Unijuí, 2004. 

 


 GENTILI, Alberico. O Direito da Guerra. Ijuí: Unijuí, 2005.

 

            VITÓRIA, Francisco de. Os Índios e o Direito da Guerra. Ijuí: Unijuí, 2006. 


 

            VATTEL, Emmerich. O Direito das Gentes. Ijuí: Unijuí, 2008.

 

            KELSEN, Hans. Princípios do Direito internacional. Ijuí: Unijuí, 2010. 


 

            ANZILOTTI, Dionisio. O Direito Internacional nos Julgamentos Internos. Ijuí: Unijuí, 2022.

 

 

Livros que organizei:



 DAL RI Jr., Arno et LIMA, Lucas Carlos (Org.s). A Jurisprudência da Corte Internacional de Justiça. História e influência no Direito Internacional. 
Belo Horizonte: Del-Rey, 2020.

          

 

            DAL RI Jr., Arno; NUNES, Diego et SONTAG, Ricardo (Orgs.). História do Direito Penal. Confins entre Direito Penal e Política na Modernidade Jurídica. Hábitos, 2020. 


 

BALTHAZAR, Ubaldo C., DAL RI Jr., Arno et MOTA, Sérgio R. F. (Orgs.). Direito Estado Constituição. Homenagem ao Prof. Luís Carlos Cancellier de Olivo. Florianópolis: Insular, 2018.

 


 DAL RI Jr., Arno et SONTAG, Ricardo (Orgs.). História do direito penal entre Medievo e Modernidade. Belo Horizonte: Del-Rey, 2015.

 

            DAL RI Jr., Arno, VELOSO, Paulo Potiara de A. et LIMA, Lucas Carlos (Orgs.). A Formação da Ciência do Direito InternacionalIjuí: Unijuí, 2014. 


 

DAL RI Jr., Arno et MOURA, Aline Beltrame de (Orgs.). Jurisdições Internacionais. Interação Fragmentação Obrigatoriedade. Ijuí: Unijuí, 2014. 


 

 DAL RI Jr., Arno et MARQUES, Guilherme Bez (Org.s). Santa Catarina nas Relações Internacionais. Desafios da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina no cenário internacional. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

 


  DEL VECCHIO, Angela et DAL RI Jr., Arno (a cura di). 
Il diritto internazionale dell'Ambiente dopo il vertice di JohannesburgNapoli: Scientifica, 2005.

 

            LUPI, João et DAL RI Jr., Arno (Org.s). Humanismo medieval. Caminhos e descaminhos. Ijuí: Unijuí, 2005.

 

            BOMBASSARO, Luiz Carlos, DAL RI Jr., Arno et PAVIANI, Jayme (Org.s)  As Interfaces do Humanismo Latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

 


 DAL RI Jr., Arno et OLIVEIRA, Odete Maria de (Org.s). Cidadania e Nacionalidade: efeitos e perspectivas nacionais, regionais, globais. Ijuí: Unijuí, 2003.

 

            OLIVEIRA, Odete Maria de et DAL RI Jr., Arno (Org.s). Relações Internacionais: interdependência e sociedade global. Ijuí: Unijuí, 2003. 


            DAL RI Jr., Arno et PAVIANI, Jayme (Org.s). Humanismo Latino no Brasil de Hoje. Belo Horizonte: PUC Minas, 2001.

 

PAVIANI, Jayme et DAL RI Jr., Arno (Org.s). Globalização e Humanismo Latino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2000.

 



Nenhum comentário: