O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 20 de agosto de 2022

Sobre Impérios e sobre um Grande Império - Paulo Roberto de Almeida

 Sobre Impérios e sobre um Grande Império:

Grandes Impérios são ambivalentes: produzem ordem e segurança em vastos territórios para permitir o avanço das trocas comerciais e da interdependência global, mas nas interfaces com Impérios vizinhos podem provocar rupturas e conflitos de grandes proporções. São mais resilientes do que os Estados nacionais, ainda que possamos concordar com Duroselle em que “tout empire perira”. 

De fato, todos os Impérios históricos pereceram, alguns depois de centenas de anos. 

O da China renasceu, mas sob uma forma totalmente diferente do antigo Império do Meio, fragmentado em duas dúzias de dinastias, tendo atravessado um longo período de declínio, de meados do século XVIII à segunda metade do século XX. Sua resiliência se explica pelo fato de que ele nunca foi apenas uma dominação política sobre povos e culturas muito diferentes entre si. Ele sempre foi um arco civilizatório dotado de uma forte cultura própria e de uma escrita basicamente permanente, o que permitiu poderosos fatores de agregação societária. Talvez seja o único na história do mundo com tais caracteristicas, hoje moldadas por um partido leninista-confuciano-weberiano, se ouso arriscar.

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: