O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Lula virou um bolsonarista anti-China? Não, ele apenas quer agradar a FIESP - O Antagonista

 "A China está ocupando o Brasil, está tomando conta do Brasil", diz Lula; assista ao vídeo

09.08.22 16:22
Redação O Antagonista

Lula disse, em debate na Fiesp nesta terça-feira (9), que a China está “ocupando” e “tomando conta” da economia brasileira. “A gente tem a ilusão, dizendo que a China está ocupando a África, a América Latina. Não, ela está ocupando o Brasil. Ela está tomando conta do Brasil“, declarou o petista.

“Eu achei muito grave isso, achei muito grave”, acrescentou, ecoando críticas normalmente feitas por Jair Bolsonaro.

O presidenciável listou a participação de fabricantes chineses em diversos produtos comercializados no Brasil.

Sem citar suas fontes, Lula afirmou que eles são responsáveis por 95% dos eletrodomésticos no mercado brasileiro.

Ele também atribuiu aos fabricantes chineses, dentre outros produtos, 79% dos cabos de fibras ópticas e 77% dos equipamentos de comunicação vendidos no Brasil.

“Eu fiquei muito assustado quando vi isso”, disse.

O petista disse que o empresariado, e não o governo, deve encontrar a solução para se contrapor à influência dos fabricantes chineses na economia brasileira.

O petista aparenta se esquecer de que, em 2004, durante o seu primeiro mandato presidencial, o governo brasileiro reconheceu a China como uma economia de mercado.

A medida significa que qualquer processo antidumping, que envolve produtos vendidos abaixo do preço do mercado, seja sujeito às regras da OMC, a Organização Mundial do Comércio.

“O Brasil hoje deu uma demonstração de confiança, deu uma demonstração de que a nossa relação estratégica é para valer. Isso é a demonstração mais inequívoca da objetividade, da seriedade e da prioridade que nós damos à relação Brasil-China”, disse Lula na época.

O ex-presidente também defendeu inúmeras vezes uma “parceria estratégica” com o gigante asiático, para estabelecer “uma nova ordem mundial”.

https://oantagonista.uol.com.br/brasil/a-china-esta-ocupando-o-brasil-esta-tomando-conta-do-brasil-diz-lula-assista-ao-video/

Nenhum comentário: