O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 14 de agosto de 2022

Uma mensagem de Dia dos Pais, 2022 - Paulo Roberto de Almeida

 Uma mensagem no Dia dos Pais de 2022:


Neste Dia dos Pais, um ano decisivo para o Brasil, uma saudação de empatia a todos os pais, avôs e bisavôs, e também aos que o serão em breve, e aos que aspiram ser.  


Avesso a partidos, futebol ou religião, fui membro de duas coalizões  mais ou menos estáveis, ou corporações significativas, em minha vida, antes e depois de ser pai: a do Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, em SP, entre 1962 e 1965, e a do Itamaraty, por concurso direto, de 1977 a 2021.

Ambas representaram tournants decisivos em minha vida intelectual, familiar e pessoal, e disso deixei e deixarei registro. 

O que esperar, em qualquer condição, em 2023, para o Brasil e para cada um de nós?

Obviamente o melhor, mas registro minha postura de ceticismo sadio ao que vem pela frente, um tipo de atitude que justamente aprendi nos tempos do Ginásio Vocacional e que apliquei durante toda a carreira diplomática, com gratificações e algumas tribulações.


Sim, espero um 2023 melhor para o Brasil e para cada um de nós, mas registro meu ceticismo sadio com respeito aos dois aspectos que considero os mais relevantes para o Brasil e para mim: o estado educacional da nação, que continua medíocre (se não piorou), e sua política externa e a diplomacia, cuja condição futura e orientação me inspiram cuidados e preocupação.

O Brasil ainda não alcançou os níveis de prosperidade, de bem-estar individual e de pleno funcionamento do Estado de Direito, e de respeito ao Direito Internacional, que todos nós gostaríamos de registrar, para nós e para toda a nação.

Continuarei engajado, neste bicentenário de nossa condição nacional como Estado independente, em tornar o Brasil uma nação mais digna e orgulhosa de si própria, como esperaram que fizéssemos nossos pais, avós, bisavós, todos os nossos antecessores.

Paulo Roberto de Almeida

PS: Eu mudaria a última frase da ilustração: “Sua mãe foi decisiva nesse processo”!


Nenhum comentário: