segunda-feira, 17 de abril de 2023

‘Visões de Brasil e Rússia são únicas’, diz chanceler russo em Brasília

‘Visões de Brasil e Rússia são únicas’, diz chanceler russo em Brasília

Sergei Lavrov se encontrou nesta segunda-feira com ministro Mauro Vieira

Por Da Redação Atualizado em 17 abr 2023, 14h25 - Publicado em 17 abr 2023, 14h08

Veja, 17/04/2023

https://veja.abril.com.br/mundo/visoes-de-brasil-e-russia-sao-unicas-diz-chanceler-russo-em-brasilia/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Depois de cerca de duas horas de reunião em Brasília com o chanceler Mauro Vieira, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou nesta segunda-feira, 17, que Brasil e Rússia têm “visões únicas” em relação ao que acontece no Leste Europeu.

“As visões de Brasil e Rússia são únicas em relação aos acontecimentos na Rússia. Também estamos atingindo uma ordem mundial mais justa, mais correta e baseada no direito. Nisso, nós temos uma visão de mundo multipolar, onde estamos levando em consideração vários países, não só poucos”, disse Lavrov.

+ O que esperar da visita do chanceler russo ao Brasil?

Logo em seguida, o ministro russo agradeceu o que definiu como “contribuição” do Brasil na busca por uma solução no conflito desencadeado pela invasão russa à Ucrânia, em fevereiro do ano passado. Segundo Lavrov, Moscou está considerando posições levantadas pelo governo brasileiro.

“Estamos agradecidos à parte brasileira pela contribuição para a solução desse conflito que precisamos resolver de forma duradoura e imediata”, disse, reafirmando apoio da Rússia à candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Há uma cooperação construtiva entre nossos países baseada em igualdade, respeito e de não depender de mudanças da conjuntura mundial”.

A previsão de encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Lavrov consta na agenda oficial de Vieira. A agenda de Lula não havia sido divulgada até a noite deste domingo, 16. Também está prevista uma palestra para alunos do Instituto Rio Branco.

Após o encontro, em entrevista coletiva, o ministro Mauro Vieira reforçou a posição brasileira de defesa de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, colocando o governo brasileira à disposição, junto a um “grupo de países amigos”, de mediar qualquer acordo. O tema foi sugerido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vários líderes estrangeiros, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e, durante sua viagem a Pequim na semana passada, Xi Jinping. Além disso, Lula enviou seu assessor especial (e guru de política externa), Celso Amorim, para discutir as perspectivas de paz com o presidente russo, Vladimir Putin, em uma viagem discreta a Moscou no final de março.

“Renovei a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica para o conflito e facilitar a formação de um grupo de países amigos, para mediar negociações entre Rússia e Ucrânia”, disse Vieira.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.