sábado, 27 de abril de 2024

O Brasil de Lula e o comercio com a Rússia - Paulo Roberto de Almeida

 O Brasil de Lula e o comercio com a Rússia 

“O Brasil de Lula se tornou o maior comprador de diesel russo:  um aumento de mais de 6.000% em 2023, num valor de US$ 4,5 bilhões nas importações, no quadro de um comércio total que foi um recorde histórico: US 11,3 bi em 2023.”  (OESP, 27/04/2024)

Lula compra tudo o que pode de Putin, ajudando-o na guerra contra a Ucrânia. Se trata de uma decisão politica tomada pelo presidente: ajudar Putin, com claro sentido político!

A decisão política, tomada no mais nível, foi a de aumentar o comércio bilateral com a Rússia o máximo possivel, com destaque para diesel e fertilizantes. 

Faz parte da diplomacia do Sul Global proclamada triunfalmente por Lula. Mas Rússia faz parte desse Sul Global? A China também? 

A intenção claramente confronta a política adotada pelo Ocidente no contexto da violação da Carta da ONU. 

O Brasil não defende a ONU e o Direito Internacional?

Teoricamente sim; na prática, o gesto político foi claramente o de continuar e de aumentar o comércio bilateral, demonstrando claro alinhamento com o país violador da Carta da ONU.

A “desculpa” é a de que não se trata de “sanções multilaterais”, aprovadas pelo CSNU, as únicas que o Brasil teria a obrigação de cumprir. Sim, mas exista uma dimensão e um sentido moral extremamente claros, determinados por artigos Carta da ONU, que prescreve aos Estados membros o apoio à parte agredida ilegalmente. O Brasil está descumprindo expressamente essa diretiva, não só ao manter, como também ao ampliar um comércio que claramente beneficia a Rússia.

Não havia a necessidade de fazê-lo, mas o gesto traduz uma postura de indisfarçável apoio a um Estado violador da Carta e agressor de uma nação soberana. 

O Brasil aparece aos olhos do mundo como totalmente indiferente aos princípios que diz defender em sua diplomacia multilateral.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 27/04/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.