Ciro Gomes, via X, 29/04/2024
“Volto a chamar a atenção para a gravíssima deterioração institucional brasileira. A prática corrupta e clientelista que nossa “gentil” imprensa chama de “emenda pix”, que vem a ser a disseminação da prática da liberação de emendas bilionárias sem nenhuma transparência, impedindo cinicamente qualquer fiscalização por parte dos órgãos de controle, ou mesmo da população.
O ministro do STF Flavio Dino intimou Lula e os chefes do parlamento para se explicarem dado que, nas antecedências do Governo Lula, o STF, que havia fechado, no governo Bolsonaro, os olhos para esta prática ilegal, imoral e corrupta, ao agir assim, havia decretado sua ilegalidade.
Lula não só ressuscitou a bandalheira, como bate recordes por cima de recordes, nos valores entregues à picaretagem institucionalizada (deve haver exceção a confirmar a regra). Como era de se esperar, tal prática, que não existia em nenhum estado brasileiro, passou a ser imitada pela maioria deles.
Anotem os valores: Lula já autorizou nada menos do que R$ 53 BILHÕES do precário orçamento da União, para esta esculhambação. Os estados já liberaram R$ 9,6 bilhões pelo mesmo ralo. No quadro abaixo, você pode ver quem são os campeões da farra da corrupção. Enquanto criticava Bolsonaro pela mesma esculhambação, o PT, claro, lidera a orgia.
Esta deterioração trata de matar valores centrais da democracia e cada dia mais nos oferecerá exemplos caricatos para nos fazer descrer destes valores. Por exemplo, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, flagrado pela polícia federal manuseando montanhas de dinheiro vivo e pagando despesas pessoais com estas verbas liberadas generosamente por Lula, contratou como seu advogado, o grão-petista José Eduardo Cardoso, ex-ministro da Justiça do governo do PT.
Como advogado sei que não temos nada a ver com os delitos de nossos possíveis clientes, mas o episódio é típico da degradação que me preocupa.
- Leia a análise completa na newsletter desta semana. Este espaço é um convite para refletirmos juntos sobre o futuro do Brasil. Participe: cirogomes.com.br “
Nenhum comentário:
Postar um comentário