O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Como anda a militância da diplomacia ideológica e militante? Mais um exemplo… - Augusto de Franco, Nelson Zornitta, Paulo Roberto de Almeida

Transcrevo primeiro a nota de Augusto de Franco:

“ "Irã queria fazer um gesto, a questão é como Israel responderá" - diz Celso Amorim, o militante ideológico do século 20 que continua desencaminhando nossa política externa, sob as ordens de Lula, é claro. Que "gesto" é esse com 300 mísseis e drones sobre áreas civis de Israel?”

Agora um comentário a esta nota de @NelsonZornitta:

“ O ponto a que chegamos é: Amorim não condena o "gesto" do Irã com potencial de matar milhares de israelenses civis e iniciar a guerra derradeira que matará bilhões, mas se eu fizer um gesto para o Celso Amorim, posso ser condenado por atentar contra a democracia?”

Agora meu comentário:

“ Celso Amorim é “mestre” em frases estarrecedoras. Levado a uma exposição em Bucha, na Ucrânia, palco de crimes de guerra e contra a humanidade por soldados russos, disse que “não dá para saber, são apenas fotos”. São “apenas 300 mísseis” diz agora.” (PRA)

Nenhum comentário: