sábado, 14 de dezembro de 2024

Fundamentos da Segunda Guerra Fria - Paulo Roberto de Almeida

Fundamentos da Segunda Guerra Fria

Paulo Roberto de Almeida

A ignorância econômica das esquerdas é quase incorrigivel, mas pode ser contornada, pela experiência de uma ou duas crises (como a que já ocorreu uma vez  e como a que agora está sendo montada, por exemplo, novamente no Brasil). 

A ignorância politica das direitas parece ser incorrigivel, pela teimosia que demonstram em sustentar sua dominação por meio de uma violência quase similar à inventada pelos bolcheviques (sim, Mussolini e Hitler admiravam a metodologia totalitária criada por Lênin e aperfeiçoada por Stalin).

Trump parece combinar ambas as ignorâncias: a econômica das esquerdas e a política totalitária das direitas. Certo Trump “tropical” também combina uma versão rústica das duas.

A versão contemporânea das duas ignorâncias parece ter sido encarnada por Putin-Hitler, e regionalmente por Chávez-Mussolini (continuado por Maduro).

Lula não precisa seguir nenhum dos dois, mas, se for esperto, ou bem orientado, precisa desistir da ignorância econômica de substituir o dólar por uma moeda do Brics e deixar de lado a ignorância política de aderir à ideia maluca de uma “nova ordem global multipolar” patrocinada por Putin.

Acredito que será capaz de recuar dessas maluquices de esquerda e de direita.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 14/12/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.