Simpósio Stefan Zweig na Biblioteca Nacional
25/04/2025 - Programação:
Minha saudação aos participantes:
Mensagem ao Simpósio Stefan Zweig na Biblioteca Nacional
Paulo Roberto de Almeida, diplomata, professor.
Nota de saudação aos participantes do Simpósio Stefan Zweig, na Biblioteca Nacional, em 25/04/2025/, via Kristina Michahelles.
Saudação a todos os participantes e assistentes ao Simpósio Stefan Zweig na Biblioteca:
Leitor de Stefan Zweig desde a juventude, apreciador de suas muitas biografias, com destaque especial de imenso deleite intelectual para o seu Erasmo, de prazer nômade com o périplo de Fernão de Magalhães, e de um olhar crítico para a política sombria com Fouché (que considero sua melhor biografia, a despeito do personagem execrável), gostaria de saudar todos os organizadores, palestrantes e assistentes deste simpósio, ao qual teria apreciado imensamente participar, como autor de um dos capítulos do livro sobre o Caleidoscópio de Zweig – mas retido em Brasília por outros afazeres –, tenho pelo menos o prazer de enviar minhas saudações a todos, assumindo, ao mesmo tempo um compromisso que pretendo cumprir tão pronto possível:
Mantenho, há muitos anos, o hábito de “abusar” de grandes autores do passado, usando suas obras seminais numa série de “clássicos revisitados”, ou seja, retomar essas obras marcantes da aventura humana, reter suas estruturas e estilo, mas reescrever o texto com base nas surpresas da contemporaneidade, refazendo sempre que possível com nossos problemas da atualidade, em especial a brasileira. Tomei essas liberdades com Marx, com Maquiavel, com Tocqueville, com Sun Tzu e, mais recentemente, com Milton Friedman.
Pois assumo o compromisso de entregar, a curiosos leitores, dentro de alguns meses, minha releitura do “Brasil país de futuro”, que vai rever a visão e as promessas generosas feitas por Stefan Zweig a nosso respeito em 1941. Promessa feita, já está inscrita na minha lista de “trabalhos futuros”. Até lá, saudações a todos e feliz simpósio.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 4905, 24 abril 2025, 1 p.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.