Uma Tríade Monstruosa e Nefasta para a Humanidade
Paulo Roberto de Almeida
Existem, atualmente, três coisas e três pessoas absolutamente nefastas ao bem-estar de países e de toda a humanidade, insustentáveis no plano econômico, político, securitário ou simplesmente humano ou ético, mas que continuam a se desempenhar impunemente aos seus promotores, ao arrepio dos interesses dos respectivos povos e do Direito Internacional e do Direito Humanitário. São elas, equiparadas nos malefícios impostos às suas vítimas:
1) a cruel guerra de agressão de Putin contra o povo da Ucrânia, a pretexto de ameaças desta à segurança da Rússia e de russos étnicos de suas províncias orientais;
2) a guerra de eliminação sistemática de Netanyahu contra o povo palestino da faixa de Gaza, a pretexto de abrigar os terroristas do Hamas;
3) a insana guerra tarifária de Trump contra todos os demais países, em especial China, UE e membros do acordo de livre comércio com Canadá e México, a pretexto de superávits comerciais com os EUA, deixando de lado os superávits em serviços dos EUA contra todos esses países.
Esses três criminosos, de guerra, humanitário e comercial, Putin, Netanyahu e Trump, são, a despeito de eleitos, autocratas arrogantes e violadores do Direito Internacional, causando danos irreparáveis à paz e à segurança internacionais, em primeiro lugar a seus próprios povos, além de atos agressivos contra todas aquelas vítimas de suas ações nefastas.
Constatamos que as vidas, o bem-estar, a segurança, o patrimônio material, o próprio respeito às normas mais elementares do Direito e da ética na conduta da governança nacional estão sendo gravemente ameaçados por esses três criminosos seriais.
Proponho que eles sejam chamados de “Inimigos da Humanidade” e como tal sancionados num tribunal especial de caráter ético e humanitário.
Paulo Roberto Almeida
Brasília, 23/05/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.