As missões da diplomacia de Lula a partir de sua ‘reestreia’ na COP
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
As missões da diplomacia de Lula a partir de sua ‘reestreia’ na COP - Victor Ohana (Carta Capital)
Pensamento brasileiro nas relações internacionais: itinerários desde a redemocratização (1985-2022) - Paulo Roberto de Almeida (Synthesis, UERJ)
Mais recente trabalho publicado:
Dossiê 200 Anos de Pensamento Internacional Brasileiro: Lugares e Perspectivas - Volume 1
1478. “Pensamento brasileiro nas relações internacionais: itinerários desde a redemocratização (1985-2022)”, revistaSynthesis (Cadernos do Centro de Ciências Sociais da UERJ; v. 15, n. 2, maio-agosto 2022, p. 103-120; ISSN versão impressa: 1414-015X; ISSN versão digital: 2358-4130; DOI: 10.12957/Synthesis.2022.70875; link da revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/issue/view/2801; pdf do artigo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/70875/43915). Relação de Originais n. 4057, 4060, 4061, 4062, 4063, 4064, 4068 e 4145.
Anexo não publicado:
4068. “Política internacional, contexto regional e diplomacia brasileira, acompanhada de listagem seletiva da produção acadêmica em relações internacionais e em política externa do Brasil, de 1985 a 2022”, Brasília, 20 janeiro 2022, 32 p. Atualização e complementação do trabalho 4030, para servir como um dos anexos ao trabalho “Pensamento brasileiro nas relações internacionais: itinerários desde a redemocratização (1985-2022)”, contribuição a número especial da revista Synthesis (do Instituto de Ciências Sociais da UERJ), sobre os “200 anos de Pensamento Internacional Brasileiro”, sob a direção de Dawisson Belém Lopes e Elizeu Santiago. No Academia.edu (link: https://www.academia.edu/68745737/Pol%C3%ADticainternacionalcontextoregionalediplomaciabrasileiraacompanhadadelistagemseletivadaproduçãoacadêmicaemrelaçõesinternacionaiseempol%C3%ADticaexternadoBrasilde1985a2022); complementado com a atualização da Bibliografia diplomática cronológica (link: https://www.academia.edu/68747311/bibliografiadiplomaticacronologica19852022).
Excerto do artigo:
Pensamento brasileiro nas relações internacionais: itinerários desde a redemocratização (1985-2022)
Paulo Roberto de Almeida
Diplomata, doutor em ciências sociais, mestre em planejamento econômico, professor. (www.pralmeida.org)
Contribuição a número especial da revista Synthesis (Instituto de Ciências Sociais da UERJ), sobre os “200 anos de Pensamento Internacional Brasileiro”.
Publicado na revista Synthesis (Cadernos do Centro de Ciências Sociais da UERJ; v. 15, n. 2, maio-agosto 2022, p. 103-120; ISSN versão impressa: 1414-015X; ISSN versão digital: 2358-4130; DOI: 10.12957/Synthesis.2022.70875; link da revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/issue/view/2801; pdf do artigo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/70875/43915). Relação de Originais n. 4057, 4060, 4061, 4062, 4063, 4064, 4068 e 4145.
Resumo: O ensaio parte da ideia de que haveria um pensamento condutor da política externa e guia da diplomacia brasileira, o que nem sempre correspondeu à realidade, seja a partir de sua formulação e execução, no plano estatal, seja na sua elaboração e interpretação conceitual, no plano acadêmico. Mas o itinerário da política externa brasileira, na sua concepção original, e a sua aplicação prática, por meio da diplomacia, permitiu construir, ao longo do tempo, um conjunto de fundamentos conceituais e práticos que tornaram a atuação externa do Brasil admirada no mundo, pela solidez de suas posições e pela qualidade de seus representantes profissionais. O ensaio discute “pensamento internacional brasileiro” no contexto das grandes etapas de desenvolvimento da política externa desde a redemocratização dos anos 1980 até a fase recente, quando ocorreu o que é provavelmente a maior ruptura nos padrões tradicionais, ou inovadores, da diplomacia nacional.
Palavras-chave: política externa; diplomacia brasileira; pensamento internacional; Itamaraty; rupturas e continuidades.
Abstract: This essay starts by the question whether there is a guiding set of conceptions conducting the development of the Brazilian external policy, from its inception, and its practical application, by means of the professional diplomacy, even if there are many discontinuities along the course. The essay follows the historical itinerary of the Brazilian foreign policy, from the initial starting date (1985), up to the current situation, when a major discontinuity disrupted the traditional patterns of professional diplomacy.
Key words: foreign policy; Brazilian diplomacy; international thinking; Itamaraty; continuities and discontinuities.
Sumário:
1. Desenvolvimento do campo das relações internacionais na redemocratização
2. Os grandes eixos da pesquisa e das atividades docentes nos anos 1980-1990
3. A diplomacia do Sul Global e sua influência na produção acadêmica
4. Ruptura política a partir de 2016-2018: o desaparecimento do pensamento
5. Tendências atuais e perspectivas para o pensamento internacional do Brasil
Bibliografia e referências
Texto completo publicado neste link:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/70875/43915
e na plataforma Academia.edu; link:
(SYN)THESIS é o periódico quadrimestral editado pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, orientado para a divulgação de trabalhos científicos relacionados à área das ciências sociais e humanas: Administração, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Filosofia, História, Relações Internacionais, Serviço Social e Sociologia, bem como as derivadas de suas relações interdisciplinares.
e-ISSN: 2358-4130 | ISSN: 1414-915X | Ano de criação: 1992 - impresso, 2012 - eletrônico | Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas | Qualis: B4 (Interdisciplinar); B5 (Filosofia).
O destino da nação: declínio ou renovação da democracia brasileira? - Paulo Roberto de Almeida (2020)
Um texto escrito dois anos atrás, que caberia revisar à luz da conjuntura deste final do pior governo que tivemos desde o primeiro governador geral do Brasil, D. Tomé de Souza, em 1549, ou seja, desde sempre.
Texto disponível neste link da plataforma Academia.edu:
O destino da nação: declínio ou renovação da democracia brasileira?
Paulo Roberto de Almeida
(www.pralmeida.org; http://diplomatizzando.blogspot.com)
[Objetivo: Notas para desenvolvimento oral no quadro de debates no âmbito do projeto BNFB; finalidade: palestra-debate, 8/09/2020; 16h00]
Sumário:
1. Prolegômenos conceituais preliminares
2. A História não se repete, nem mesmo como farsa
3. O que fazer na ausência de algum estadista circunstancial?
4. Uma nova Idade das Trevas?
1. Prolegômenos conceituais preliminares
Sou bastante cético quanto ao primeiro B do projeto “Bolsonarismo Novo Fascismo Brasileiro”, provavelmente contra a opinião de certa parte dos cientistas políticos de nossa torre de marfim acadêmica, atualmente mais parecida a uma Torre de Babel no que concerne justamente a interpretação desse fenômeno. Recuso-me a atribuir tanta honra (invertida) a essa espécie de lumpen-fascismo, quando ele talvez não mereça sequer uma nota de rodapé nos futuros livros de história do Brasil a serem escritos até o final do século XXI.
Será que essa doença política superficial – uma mera alergia de pele? –, incômoda neste momento, desaparecerá sem deixar muitos traços na epiderme da sociedade brasileira, ao lhe aplicarmos uma pomada eleitoral em 2022? Ou será que ela persistirá por pelo menos mais um período de mandato presidencial – graças ao sucesso temporário dos remédios distributivos que estarão sendo aplicados neste terceiro ano de desgoverno – até que o fracasso previsível do populismo de direita conduza o país aos mesmos impasses econômicos já produzidos por certos populismos de esquerda?
Difícil dizer agora: não sou profeta, e não tenho os dons prospectivos de certos cientistas políticos, que se exercem nas artes difíceis de prever resultados eleitorais com tal distanciamento no tempo. Tampouco pretendo entrar num debate terminológico sobre a natureza mais ou menos fascista do “bolsonarismo”, em vista da imensa confusão já criada entre os que defendem tal analogia conceitual e aqueles que, independentemente da essência real desse fenômeno, já lhe reconhecem uma organicidade própria.
(...)
Íntegra do texto disponível neste link da plataforma Academia.edu:
A politica fiscal de Lula III acabou antes de nascer? - Lisandra Paraguassu (Reuters)
Looks likely…
Lula's honeymoon with Brazil markets ends amidspending plan fears
By Lisandra Paraguassu
and Gabriel Stargardter
Reuters, November 10, 20228:23 PM GMT-3Last Updated 11 hours ago.
BRASILIA, Nov 10 (Reuters) - Brazilian President-electLuiz Inacio Lula da Silva's brief honeymoon withfinancial markets looked finished on Thursday, as hepushed for more room to grow social spending withoutsetting long-term fiscal rules or naming his top economicpolicymakers.
Brazil's currency and benchmark Bovespa stock index (.BVSP), which rose last week as fears of politicalvolatility subsided after Lula's election victory, plungedaround 4% on Thursday on comments by Lula and detailsof his transition team.
The rout made clear that many investors were donewaiting for more clarity over Lula's key ministerial appointments or details of how he aims to stabilize Brazil'spublic finances.
In a speech to lawmakers, Lula said he aims to prioritizesocial spending over market concerns, questioning thepriority given to key parts of Brazil's economic policyframework.
Investors have called for Lula to restore firm rules for public finances after major outlays by current PresidentJair Bolsonaro through the pandemic and election season. Instead, the president-elect is pushing to dismantle oldbudget rules before settling on the alternatives proposedby his advisers.
Lula acknowledged market reaction in comments toreporters later on Thursday, but sought to downplayinvestors' concerns.
Markets deepened losses after the announcement of four economists aligned with the leftist Workers Party tohandle budgetary issues as part of Lula's transition team, including former Finance Minister Guido Mantega. (vide artigo seguinte)
After markets closed, a key lawmaker who had met withthe transition team confirmed some investors' fears thatLula wanted recurring exemptions from a constitutionalspending cap.
Senator Marcelo Castro, the point man for the 2023 budget, said Lula backed a permanent spending cap waiver for the "Bolsa Familia" welfare program, which isslated to cost 175 billion reais ($33 billion) annually basedon his campaign promises.
The negative reaction to Lula's comments and transitionteam is the latest example of investors delivering animmediate, bruising response to nascent governments' economic proposals, amid a challenging global backdropof high inflation, weak growth and low risk appetite.
QUESTIONING PRIORITIES
In his speech to lawmakers, Lula insisted he wouldmaintain fiscal discipline. But he also questioned thepriority given to parts of Brazil's economic framework, including the spending cap that has been waivedrepeatedly under Bolsonaro.
"Why do people talk about the spending ceiling, but notsocial issues?" he asked. "Why do we have an inflationtarget, but not a growth target?"
Investors, calling for Cabinet picks or clear fiscal rules toshow how Lula intends to conduct policy, were notimpressed.
"In the past few days, the president-elect's focus has beenon signaling a major expansion in social spending, withouta counterbalancing point about fiscal responsibility, whichstrikes a different tone than expected," said Arthur Carvalho, chief economist at TRUXT Investimentos in Rio de Janeiro.
Lula has not yet designated his finance minister and saidhe would consider his Cabinet picks after returning fromthe United Nations climate summit in Egypt next week.
His advisers are already discussing with lawmakers how toopen room for more spending outside the spending cap in order to deliver on campaign promises, including a possible constitutional amendment.
"The signals indicate that the spirit of the (proposedamendment) is very oriented around new public spending. For now, there seems to be no plan for where thoseresources come from and what will be the long-termadjustments," Dan Kawa, TAG Investimentos' chiefinvestment officer, wrote in a client note. "The signals are terrible."
2 minute readOctober 7, 20226:14 PM GMT-3Last Updated a month ago
Brazil's Lula eyes flexible primary surplus target toreplace spending cap
By Lisandra Paraguassu
SAO PAULO, Oct 7 (Reuters) - Economic advisers toBrazilian presidential candidate Luiz Inacio Lula da Silva are looking at two main ideas to replace a constitutionalspending cap, including a flexible primary surplus target, two senior aides told Reuters on Friday.
Lula has resisted pressure to lay out what fiscal rules hisgovernment would follow if he is elected in an Oct. 30 runoff vote against President Jair Bolsonaro.
But he has stressed he will not maintain the spending cap, which only allows spending by the federal government togrow as much as the previous year's inflation. Bolsonaro has also said he is looking at changes to that fiscal anchor.
Lula and advisers in his Workers Party (PT) are lookingfor ways to raise public spending to jumpstart economicgrowth, though Lula will only take his decision after theelection, two party sources said on condition ofanonymity.
One of the proposals involves the establishment of a primary budget surplus target with bands so thegovernment can spend more in the event of an economicdownturn. Currently, the primary budget target is fixed, which, according to the sources, prevents the governmentfrom adopting counter-cyclical actions.
"If (the economy) slows down, you don't have the meansfor the government to act," said one of the sources.
According to the sources, this proposal is Lula's preferredoption. In public statements, he often repeats that Brazilposted budget surpluses every year of his 2003-2010 presidency but admits that the design of a new rule can beimproved.
The sources said that a second proposal would limitspending growth to inflation plus some other unspecifiedindicator to allow a real increase in federal investment.
Roberto Campos: sempre presente, ainda necessário - livros de Paulo Roberto de Almeida
De tuites de: @Frases_RCampos
(12/11/2022)
Finalizado isso, é hora de ler as homenagens ao Roberto. Gosto muito dos livros do @PauloAlmeida53: A Constituição contra o Brasil sobre a CF de 88 e seu teor nada capitalista e O homem que pensou o Brasil, um verdadeiro resumo do que foi Roberto. Destaque para eles.
Há ainda o O homem mais lúcido do Brasil, uma coletânea de frases basicamente. Não gostei muito, vai ser repetitivo pra vocês. Por fim, Roberto tinha uma seção na Folha com o nome da biografia dele, é fácil de achar seus textos. Fim da thread, obrigado aos que leram e lerão.
E tem também esse site com artigos e entrevistas do Roberto Campos: