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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mercosur, seducido por el autoritarismo - Víctor Pavón


Mercosur, seducido por el autoritarismo


Víctor Pavón
ABC Color (Paraguay), 25 de diciembre de 2011.

Víctor Pavón es Decano de la Facultad Derecho de la Universidad Tecnológica Intercontinental (Paraguay) y autor de los libros Gobierno, justicia y libre mercado y Cartas sobre el liberalismo.
En las últimas semanas tuvimos una fuerte arremetida por parte del dictador venezolanoHugo Chávez. Su propósito es absolutamente coherente con la línea de acción que mantiene en su mismo país. Seguir avanzando en el continente de modo a mantener lazos directos con los gobiernos afines para exportar a lo que el mismo presidente Chávez denomina “revolución bolivariana”.
Esta “revolución”, y tal como su principal propulsor afirma, consiste en lograr la unidad latinoamericana sobre la base de un modelo político de democracia “participativa”, de la sumisión de la propiedad privada, de la libertad de prensa y del Poder Judicial a los dictados del gobierno “bolivariano” y la fuerte influencia del Poder Ejecutivo con escaso control por parte del Congreso sobre el presupuesto público.
Estos tres elementos no son democráticos en el sentido correcto de lo que es una república de sustrato constitucional. Es en realidad un proyecto totalitario con fuerte base de lo que en las ciencias políticas y la filosofía se denomina “la ingeniería social” o el “constructivismo” político como también se lo conoce y cuyo nombre en su momento fuera acuñado por F.A. Hayek.
El objetivo de la “revolución chavista bolivariana” no es llegar a la planificación central tal como lo propugna el comunismo marxista, pero es una simple variable de igual naturaleza. La “revolución bolivariana” pretende mantener intacto el mercantilismo para repartirse el botín que significa un Estado monopólico compuesto por seudo empresarios seguidores y beneficiados de modelo político económico
Tal como estamos viendo en los últimos días a muchos políticos poco o nada les interesa esa fuente de inspiración que es absolutamente autocrática. Casi todos nuestros dirigentes están seducidos por el autoritarismo. Aunque escalofriante la razón es sencilla pues a los políticos profesionales que viven de la política y no para la política en el fondo les encantaría ser como Chávez, orador histriónico, grandilocuente, encantador de masas, dueño de vidas y haciendas.
Esta seducción tiene larga data. El estatismo por estas tierras está a flor de piel, como alguna vez lo dijo correctamente Porfirio Cristaldo Ayala. Y aunque muchos ni siquiera conocen el proceso de la historia, esa propensión de creer que el Estado es una entidad sagrada ya nos ha costado demasiado caro no solo en el Paraguay sino en varias partes del mundo. Todavía se añora a Robespierre, aquel político francés que años después de la Revolución Francesa con su Teoría del gobierno revolucionario se convirtió en el primer dictador moderno, diciendo que para él sus enemigos eran enemigos de Francia y, con eso, justificaba el exterminio de sus adversarios.
Hoy el exterminio les está vedado a los autoritarios como Chávez. Este ya se “modernizó” y los tiempos son otros. Pero tiene un as bajo la manga. La escasa propensión de los políticos latinoamericanos a defender la libertad, la propiedad y la justicia hace que los emuladores de Robespierre tengan el camino allanado. Esta tendencia es una reminiscencia de la que aún en Latinoamérica no podemos despojarnos. De hecho, gran parte de nuestros dirigentes como les encantaría ser como Chávez están dispuestos a verlo todavía más cerca para contemplarlo tal como un mesías al que hay que hay rendirle culto.
La última arremetida ya se dio. El presidente uruguayo Mujica, acosado quizás por la gran deuda de su país con la petrolera estatal venezolana, nos dio una sorpresa con un giro político cuando apenas días atrás hablaba de que “Brasil no debería venir a colonizarnos” y él mismo propone ahora saltar sobre el congreso paraguayo para hacer ingresar al dictador Chávez. Sin duda que el ingreso al Mercosur por parte de Chávez le permitirá a este gobernante ampliar sus redes de conexión directa con sectores políticos de los países miembros. Esta vez la intromisión en los asuntos internos de los demás países componentes del Mercosur tendrá el fuerte incentivo de la participación legítima como miembro del grupo.
Pero aún hay algo más determinante. El Mercosur por su característica de tratado internacional no se confeccionó como una entidad supranacional sino que es de carácter intergubernamental. Esto significa que los diversos grupos que conforman el Tratado pueden aprobar normas denominadas de derecho derivado, esto es, sus decisiones están supeditadas nuevamente a las decisiones de cada gobierno.
Pero el Mercosur hace tiempo que se muestra débil e inoperante. Sus Estados le han cerrado la navegación a los barcos ingleses con banderas de las islas Malvinas, cuando que ni siquiera pasó esa atribución por nuestro Congreso, pese a que este tipo de decisiones deben ser aprobadas por el Parlamento dado que el Mercosur no es una entidad supranacional sino intergubernamental. El presidente Lugo, fiel a los postulados de la revolución, le da una mano a la presidenta Cristina Kirchner y de este modo se convierte en uno de los constructores del puente de playa para seguir con los lineamientos de la “revolución”. Están seducidos por el autoritarismo.

La muralla de Mercosur - Gabriela Calderón de Burgos


La muralla de Mercosur


Gabriela Calderón de Burgos
El Universo (Ecuador)28 de diciembre de 2011

Gabriela Calderón es editora de ElCato.org, investigadora del Cato Institute y columnista de El Universo (Ecuador).
Guayaquil, Ecuador— La semana pasada el vicecanciller uruguayo Roberto Conde aseveró que “Todos sabemos que en el Mercosur vivimos en una tensión permanente entre la norma y la realidad”.1 Por ejemplo, luego de que Argentina y Brasil declararon este mes que se elevaría temporalmente el Arancel Externo Común (AEC), medida que Uruguay considera perjudicial, Uruguay pidió a cambio simplemente que se respete el libre comercio regional, es decir, el primer artículo del tratado que constituyó Mercosur. ¿Qué respondió Argentina? Que no se podía comprometer a eso.2 Mientras tanto el Ministro de Finanzas de Brasil, Guido Mantega, declaraba que era necesario lograr “una mayor unión” para defenderse de “esas invasiones de productos que vienen de afuera”.3
Pero consideremos el último brote de proteccionismo en Argentina. En 2011 Argentina introdujo las “Licencias No Automáticas” para la importación de alrededor de 600 productos y el requisito de que solo se puede importar el equivalente a lo que se exporta. Esto ha resultado en que, por ejemplo, las empresas en Argentina que pretenden importar autos o partes de autos de Brasil, tengan que montar oficinas de trading para exportar lo que sea (garbanzos o miel, etc.) con tal de obtener el crédito necesario.4
En cuanto a la liberalización comercial hacia el resto del mundo, Mercosur obliga a sus miembros a tener un Arancel Común Externo (AEC) que en muchos casos supera el arancel aplicado de sus potenciales miembros. Bernardo Acosta señala que el AEC encarecería el costo de las materias primas que importan los productores ecuatorianos: “el 91% de las materias primas que tienen arancel del 0% en Ecuador está grabado con aranceles que van del 2 al 26% en el Mercosur”.5
Por esta razón países como Chile y Perú han decidido permanecer como observadores. Aún sin ser un miembro completo, 98% del comercio entre Chile y el Mercosur ya está libre de aranceles.6
Lo inteligente es abrirse no solo al comercio regional sino también al comercio con el resto del mundo. Esto es de particular relevancia para Ecuador ya que nuestros principales socios comerciales no están en Mercosur. Tal vez nos convendría asociarnos con países que ya han demostrado su compromiso con la apertura comercial, como nuestros vecinos en la costa del Pacífico. Este año se firmó el Acuerdo del Pacífico entre Colombia, Perú (dos de nuestros principales socios comerciales), Chile y México. Cada uno de estos países ya tiene firmado un tratado de libre comercio con nuestros otros dos principales socios comerciales: EE.UU. y la Unión Europea.
Pero a veces se trata de darle un saludo a la bandera del gobierno de turno y no de mejorar las oportunidades de comercio para los ecuatorianos. Andrés Malamud de la Universidad de Lisboa dice de Mercosur: “un proyecto de integración que inicialmente se trataba acerca del comercio, las aduanas y el mercado insospechadamente se ha convertido en un símbolo del activismo político de izquierda y de las ideologías de liberación nacional”.7 Esta parece ser la única explicación detrás del interés del gobierno ecuatoriano de convertirse en un miembro pleno de Mercosur: un costoso saludo a la bandera que nos someterá a la política comercial proteccionista de Argentina y Brasil.
Referencias:
1. “Uruguay calificó de ‘agresiva’ la actitud argentina en comercio bilateral”. La Nación(Argentina). 21 de diciembre de 2011.
3. “Mercosur aprobó subir arancel externo común para productos extrazona”. El Comercio(Ecuador). 21 de diciembre de 2011.
4. Krause, Martín. “Barreras al comercio y a las instituciones”. ElCato.org. 18 de marzo de 2011.
5. Acosta, Bernardo. “28 de diciembre todos los días”. El Comercio (Ecuador). 27 de diciembre de 2011.
6. “98% del comercio de Chile y Mercosur está si aranceles”. ABC Color (Paraguay). 30 de junio de 2011.
7. Malamud, Andrés. “Mercosur Turns 15: Between Rising Rhetoric and Declining Achievement”. Cambridge Review of International Affairs, Vol. 18, No. 3, octubre de 2005.

Center for Hemispheric Policy at the University of Miami - Resident Fellow Program 2012


Center for Hemispheric Policy at the University of Miami - 2012
RESIDENT FELLOW PROGRAM
Fall 2012

The Center for Hemispheric Policy at the University of Miami is seeking applications for its Resident Fellow Program. The applicant who is selected will be invited to spend the fall 2012 semester at the Center and participate in all the Center activities. Within the Resident Fellow?s area of expertise, the fellow is expected to speak at several Center programs and assist in the development of program initiatives, as well as write or co-write policy papers in that area. Focusing on issues impacting Latin American and Caribbean countries, the fellow will give guest lectures at university classes and will speak to outside groups in the policy and business communities, as well as to the media.

Eligibility
The competition is open to political analysts, economists, journalists and scholars from Latin American and Caribbean countries, and Canada, who have published and worked on key policy issues pertaining to Latin America and the Caribbean.  For the spring 2012 semester, the Center has particular interest in applicants with expertise in any of the following topics: democracy, economic development, competitiveness, globalization, hemispheric security, Colombia and Mexico.

In order to enter the United States, a Resident Fellow will be required to obtain a J-1 Visa.  The University of Miami is able to provide the Resident Fellow with a DS-2019 Form, a document that is to be presented to U.S. Consulate authorities when submitting an application for a J-1 Visa. The J-1 Visa application process is the responsibility of the Resident Fellow.

Applicants must be able to speak and write fluently in English.

Benefits
The Center for Hemispheric Policy will provide a $12,000 stipend (prior to U.S. federal tax withholding) from September to December 2012 for a residency in Miami. Travel expenses to and from Miami, and costs for health insurance will be reimbursed, and a monthly housing stipend will be provided. The University of Miami will also provide library privileges.

Application Requirements
·         C.V. and cover letter with a description of background and qualifications, as well as applicant?s complete contact information
·         Short writing sample in English
·         Three recent reference letters, with affiliations, email addresses and telephone numbers of reference letter writers.

The deadline for submission of the above information to center@sba.miami.edu is March 15, 2012.

Selection Process
A panel of experts will review all Resident Fellow applications and submit its recommendations to the director and associate director of the Center for Hemispheric Policy. The Center?s Resident Fellow selection will be made on or before April 15, 2012.

The Center for Hemispheric Policy receives financial support from the Bureau of Educational and Cultural Affairs of the United States Department of State.

For information on the Center for Hemispheric Policy?s activities and publications, visit: www.miami.edu/chp

O dever dos intelectuais - Ricardo Allan (CB, 5/01/2012)


Ricardo Allan

Um oásis no deserto da televisão brasileira, a TV Cultura transmitiu esta semana imperdível entrevista com o escritor israelense Amós Oz no programa Roda Viva. Racional e bem-humorado, Oz deu uma aula sobre como um intelectual deve se comportar. Num dos vários momentos luminosos da conversa, ele contou como costuma ser tratado pelo governo de Israel.

Nas trocas de gabinete, o novo primeiro-ministro sempre o convida para discutir o conflito com os palestinos e outros assuntos políticos. Nessas ocasiões, Oz faz pesadas críticas. Segundo seu relato, o líder iniciante o ouve com atenção, pergunta muito e concorda com quase tudo. Depois, na gestão cotidiana, ignora completamente as recomendações. O caso mostra o claro papel dos intelectuais na vida pública: contestar o poder de forma aberta. No Brasil, onde a tradição é a covardia adesista, o simples acesso aos salões oficiais é suficiente para domesticar eventuais opositores.
Desde 2003, quando o PT chegou ao Palácio do Planalto, poucos intelectuais se levantaram para apontar os erros da administração federal. Cooptada por cargos, subvenções ou meras demonstrações de prestígio, a maioria prefere o silêncio. Em artigos, livros e filmes patrocinados com receita de impostos, a tônica é a bajulação. Cada um fala o que quiser, mas no que contribui um pronunciamento com o único objetivo de enaltecer governantes? No Brasil, eles não precisam de defensores. Sua força já é descomunal — o que falta é oposição.

Também do Oriente Médio vem um modelo acabado da atitude correta de um intelectual. Onde quer que esteja, ele deve cultivar o espírito de um outsider, alheio às pressões e limitações dos governos, da sociedade, da identidade nacional e até da própria língua. Sem medo de represálias, precisa ter a coragem de cutucar as feridas, promovendo a liberdade humana e o conhecimento.

"Penso que um dever especial do intelectual é criticar os poderes constituídos e autorizados da nossa sociedade, que são responsáveis pelos seus cidadãos, particularmente quando esses poderes são exercidos numa guerra manifestamente desproporcional e imoral", afirmou o crítico literário palestino Edward Said (1935-2003), em Representações do intelectual. Aplausos a Oz e a Said.

Encontro Brasil-UE: Bruxelas, 23/01/2012

Encontro EUBrasil:
“Um ano do governo Dilma. Qual é a expectativa do Brasil para 2012?”
Bruxelas, 23.01.2012


Na segunda-feira, 23 de janeiro, às 19h30min se realizará em Bruxelas o evento EUBrasil (União Europeia-Brasil) com a presença de Ricardo Neiva Tavares, Embaixador do Brasil junto à EU e de Alfredo Valladão, presidente dell'Advisory Board da EUBrasil. 
O encontro é reservado aos membros parlamentares da EUBrasil, a um pequeno número de representantes da Comissão Europeia, da indústria e do mundo acadêmico brasileiro e europeu, sócios da EUBrasil.
“O evento de 23 de janeiro é uma oportunidade – de acordo com Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil - para fazer um balanço da situação após um ano de governo Dilma e uma avaliação da economia brasileira em 2012.”
EUBrasil irá fortalecer ainda mais em 2012. Durante a primeira reunião do conselho será oficialmente nomeado um coordenador entre os membros do parlamento, membros da EUBrasil, para garantir um maior envolvimento de deputados e membros do Congresso brasileiro em atividade da associação.
Para participar e para informações:
EUBRASIL Rue de la Loi 227 
B-1040 Bruxelles - BelgiumTel: + 32 2 613 28 28 Fax: + 32 2 613 2849 Fonte: presidencia@eubrasil.eu 

Qual o esporte favorito do governo?

Você não sabe? Não sabia, nunca soube?
Mas é tão simples: arrecadar impostos...
De preferência, todos os dias, todas as noites, todas as horas, minutos, segundos, de preferência sempre, antes, durante e depois.
O governo é obsessivo, aliás criminoso, serial killer, bandido de alta periculosidade, precisa ser detido, amarrado, amordaçado, do contrário pode fazer muito mal aos cidadãos inocentes, como eu e você.
Ele é fascista, não se preocupa com o sofrimento dos cidadãos, até dos mais pobres, não está nem aí para os problemas enormes que traz para os empresários, impedindo-os de serem competitivos, empurrando seus negócios à falência, arrancando cada vez mais dinheiro dos contribuintes, enfim, prejudicando a todos e a cada um, apenas para ajudar uns poucos: os políticos, marajás do serviço público (em primeiro lugar, magistrados, togados ou não), alguns amigos da corte, bandidos disfarçados de ongueiros, enfim, os suspeitos de sempre.
Eu até acho que este articulista foi moderado demais.
Ele devia simplesmente apontar o lado criminoso da atividade arrecadatória do Estado...
O Brasil ainda vai ser assassinado pelo seu Estado.
Paulo Roberto de Almeida 
Recordes de impostos em 2011
PortoGente, 03 de Janeiro de 2012 - 20h09

Reginaldo Gonçalves *

A arrecadação tributária tem demonstrado que, cada vez mais, a política governamental é fazer com que o financiamento da dívida pública seja arcado com aumento da tributação e sua arrecadação. Com a crise internacional, o Brasil manteve a empregabilidade em alta e um pequeno crescimento do seu PIB (Produto Interno Bruto), mesmo na dependência das exportações e importações para outros países.
A primeira surpresa é o aumento da tabela do Imposto de Renda, cujo reajuste foi de 4,5% no ano, o que não aconteceu com a inflação, que atingiu 6,5%. Com o ajuste abaixo da inflação, o contribuinte passa a ter um ganho real fictício se sua remuneração foi majorada. A segunda é com relação aos estímulos para as empresas que estavam na informalidade passarem à formalidade, inclusive beneficiando as que estariam fora do SIMPLES por não honrarem com os pagamentos dos tributos, permitindo que continuem na formalidade, mas com débitos parcelados.
A terceira novidade foi os governos estaduais irem na contramão da queda dos impostos, principalmente aqueles beneficiados pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O governo de São Paulo, por exemplo, está majorando o IVA (Índice de Valor Adicionado), que é aplicado indiretamente nos impostos devidos pelo consumidor, mas sobre aqueles que intermediam a operação, ou seja, o comércio em geral. Com a majoração, o consumidor final pagará mais impostos e, certamente, aumentará a arrecadação. Em São Paulo, a medida atingirá todos os segmentos hoje obrigados a recolher os impostos por substituição tributária e deverá finalizar os reajustes até o final de julho de 2012.
Em virtude dessas situações, dificilmente haverá uma redução do impacto tributário e, provavelmente, teremos mais problemas na produção com aumento de preços. Se o Governo Federal não tomar cuidado – redução do consumo impactando na empregabilidade e na evolução do PIB em 2012 –, as previsões podem ser nada otimistas.
* Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina

Contra o besteirol (e a irresponsabilidade) dos politicos: um site racionalista

Eu sofro de um mal incurável: sou um racionalista. Isso é terrível...
Cada vez que eu ouço alguém propor algo, eu logo saco minha calculadora -- maneira de dizer -- e me ponho a pensar em quanto custaria tal medida, quais seriam as consequências (muitas involuntárias, sequer pensadas) de tal proposta, que tipo de efeitos diretos e indiretos adviriam de tais políticas...
Políticos -- nem todos, mas a maioria -- em geral são irresponsáveis.
A começar pelo fato de que são pessoas pagas com o nosso dinheiro para gastar o dinheiro dos outros, ou seja, o nosso.
Em época de eleições, então, eles ficam particularmente excitáveis, e especialmente estúpidos.
Começam a fazer propostas estapafúrdias, sempre para atrair votantes, mesmo sabendo que estão enganando as pessoas.
Alguns são apenas ingênuos (o que não os exime de serem estúpidos, também).
Outros são estúpidos deliberadamente, mesmo sabendo que sua ideias são negativas e provocariam mais mal do que bem.
Querem um exemplo? Políticos do PCdoB (e outros assemelhados) que vivem pregando o socialismo, mesmo sabendo que esse empreendimento criminoso provocou, ao longo do século XX, um número incontável de mortos -- assassinados, mortos de fome, deixados para morrer -- provavelmente na casa das dezenas de milhões (alguns colocam em mais de cem milhões de mortos, diretos e indiretos).
Mas, em geral, os políticos são mesmo estúpidos, e assessorados por assessores estúpidos, ou mal intencionados.
Alguns, que não são políticos -- como alguns acadêmicos, por exemplo -- incidem nas mesmas estupidezes, ou por estupidez pura e simples, ou por má-fé e desonestidade, também pura e simples.
Querem exemplos?
Eu tenho vários, alguns americanos, outros europeus, vários brasileiros, muitos latino-americanos.
Não vou dar os nomes, pois vocês sempre podem sugerir...

Em todo caso, eu apreciaria, muito mesmo, que no Brasil existisse um site, um instituto, um foro, que se encarregasse de examinar as propostas estúpidas de políticos demagogos e publicasse o custo para a sociedade de suas propostas idiotas.
Como este site francês, por exemplo, que está esquentando os tambores para as eleições presidenciais.
Eu vou estar lá, e vou ter de ouvir, pelo rádio, na televisão, vou ter de ler, nas revistas e jornais, propostas estúpidas de políticos estúpidos.
Enfim, parece que vou ter de recorrer várias vezes a este site, que se encarrega de medir o custo das propostas idiotas de políticos inconsequentes, demagogos, estúpidos...
Se existisse um site como este no Brasil, eu colaboraria voluntariamente.
Vejam em: http://www.chiffrages-dechiffrages2012.fr/blog/
Paulo Roberto de Almeida

CHIFFRAGES-DÉCHRIFFAGES 2012

J.-L. Mélenchon : 
Créer 200 000 logements sociaux par an
Coût : 520 M€ par an

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Logements sociauxLe coût de la création de 200 000 logements sociaux par an pendant 5 ans, soit 80 000 logements de plus par an que ce qui est prévu pour 2012 (120 000 logements), est estimé à 520 M€ par an.
La construction de logements sociaux peut être subventionnée par l’Etat via les prêts locatifs aidés d’intégration (PLAI), les prêts locatifs à usage social (PLUS) ou les prêts locatifs sociaux (PLS) et bénéficier d’aides fiscales (TVA à taux réduit et exonération de taxe foncière sur les propriétés bâties).
Les dépenses publiques consacrées au logement représentaient déjà 2 % du PIB en 2009. On peut estimer que la proposition du candidat consisterait à maintenir les crédits publics consacrés au logement à leur niveau actuel.
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F. Hollande : 
Créer 300 000 logements sociaux sur 5 ans
Coût : 444 M€ par an

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Logements sociauxLe coût de la création de 300 000 logements sociaux sur 5 ans, soit 60 000 logements de plus par an que ce qui est prévu pour 2012 (120 000 logements), est estimé à 444 M€ par an.
La construction de logements sociaux peut être subventionnée par l’Etat via les prêts locatifs aidés d’intégration (PLAI), les prêts locatifs à usage social (PLUS) ou les prêts locatifs sociaux (PLS) et bénéficier d’aides fiscales (TVA à taux réduit et exonération de taxe foncière sur les propriétés bâties).
La majoration de 5 % du taux d’obligation de logements sociaux par commune et l’augmentation des pénalités associées n’auraient pas d’impact sur les finances de l’Etat. Ces mesures se traduiraient par un redéploiement au profit des EPCI et des fonds régionaux d’aménagement urbain (FRAU) pour augmenter la construction de logements sociaux.
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E. Joly :
Engager un plan d’investissement massif pour la réhabilitation thermique des bâtiments
Coût : 243 M€ par an

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Rehabilitation thermiqueLe coût d’un plan d’investissement massif dans la réhabilitation thermique des bâtiments est estimé à 243 millions d’euros par an. Ce montant a été établi à partir des aides actuellement allouées pour les travaux de rénovation thermique des logements privés.
L’estimation médiane est obtenue en prenant l’hypothèse que 100 % des logements aidés peuvent prétendre aux aides de l’Agence nationale de l’habitat (Anah) et que 43 000 logements par an bénéficient de l’aide de solidarité écologique (ASE), comme cela est actuellement prévu. On considère que le coût moyen de la rénovation thermique des bâtiments tertiaires serait de 15 €/m² et qu’il n’y aurait pas de hausse massive du recours au crédit d’impôt pour le développement durable (CIDD).
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E. Joly : 
Créer 800 000 logements en 5 ans
Coût : 413 M€ par an

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Nouveaux logementsLe coût pour l’Etat de la construction de 800 000 logements en cinq ans, soit 160 000 par an et 40 000 de plus que ce qui est prévu pour 2012 (120 000 logements), est estimé à 413 millions d’euros par an.
La construction de logements sociaux peut être subventionnée par l’Etat via les prêts locatifs aidés d’intégration (PLAI), les prêts locatifs à usage social (PLUS) ou les prêts locatifs sociaux (PLS) et bénéficier d’aides fiscales (TVA à taux réduit et exonération de taxe foncière sur les propriétés bâties).
Par ailleurs, les organismes HLM constructeurs de logements sociaux devront recourir à davantage de prêts pour faire face à cette accélération du nombre de logements à construire. Ce recours massifs aux prêts bancaires générerait un surcoût pour l’Etat, estimé entre 450 et 500 millions d’euros par an.
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M. Le Pen :
Créer un chèque « premier logement »

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Premier logementLa mesure proposée vise à créer un chèque « premier logement » pour les jeunes qui souhaitent accéder pour la première fois à la propriété et bénéficier ainsi d’un crédit d’impôt. Cette mesure, novatrice, est impossible à chiffrer compte tenu de l’absence d’indication sur le type de crédit d’impôt et sur les montants du chèque. A défaut de chiffrage à proprement parler, il est proposé d’indiquer quelques données chiffrées sur les jeunes primo-accédants et une estimation indicative, en s’appuyant sur un crédit d’impôt récemment supprimé.
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N. Sarkozy :
Lancer un second Programme national de rénovation urbaine (PNRU 2)
Coût : 1,2 Md€ par an

28 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
PNRU2Le coût d’un second programme national de rénovation urbaine (PNRU 2) est estimé à 1,2 milliard d’euros par an, sur la base du coût du PNRU 1 actuellement en vigueur.
Une variation de 20 % des montants alloués au précédent programme a été considérée pour les hypothèses haute et basse. Un chiffrage plus précis nécessiterait une définition plus approfondie des contours de ce PNRU 2.
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F. Hollande : 
Rétablir la retraite à 60 ans sous conditions
Coût : 5 Mds€ par an

19 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Retraite
Le coût net d’un retour à la possibilité de liquider sa retraite à 60 ans pour les personnes ayant commencé à travailler tôt et ayant la durée requise pour une retraite à taux plein est estimé à 5 Mds€ par an en 2017.
La montée en charge du coût de la mesure serait assez progressive, de l’ordre d’1 Md€ / an entre 2012 et 2017. Une hausse de 0,1% par an des cotisations retraite et un relèvement du forfait social de 8 à 20% permettraient de dégager des recettes équivalentes au coût de cette mesure.
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M. Le Pen :
Supprimer l’Aide Médicale de l’Etat
Gain : 341 M€ par an

14 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Le gain engendré par la suppression de l’Aide Médicale de l’Etat (AME) de droit commun est estimé à 341 millions d’euros par an.
Le chiffrage à 543 millions d’euros par an (Projet annuel de performance 2012) apparaît surévalué car il ne prend pas en compte le déport vers le dispositif de « soins urgents ». Cet effet n’impacterait pas immédiatement le budget général de l’État, dans la mesure où la dotation de l’État est forfaitaire, mais il viendrait creuser le déficit de l’assurance maladie, qui assure le remboursement aux établissements de santé des dépenses réalisées à ce titre.
Considérant que ce déport serait uniquement constitué de dépenses d’hospitalisation, il pourrait être raisonnablement estimé à hauteur de 50 % des dépenses hospitalières prévisionnelles pour 2012 relevant de l’AME de droit commun. L’économie toutes administrations publiques confondues serait alors ramenée à 341 millions d’euros en 2012. Toutefois, cette économie ne prend pas en compte les coûts, potentiellement bien plus élevés, que générerait une propagation des affections contagieuses au sein de la population.
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M. Le Pen :
Sortir de l’euro

12 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Euro
Cette proposition consiste en une sortie de la France de l’Euro et un retour au Franc, suivis d’une dévaluation de la monnaie nationale nouvellement créée. Si cette dévaluation aurait potentiellement un effet positif sur l’économie réelle à court terme, cet effet serait plus que compensé par les effets récessifs de la mesure. En effet, le relèvement des taux d’intérêt consécutif à la crainte des marchés des risques inflationnistes et les efforts supplémentaires de réduction des dépenses publiques et de hausse de la fiscalité (nécessaires au maintien de la crédibilité de la France sur les marchés financiers) affecteraient lourdement la croissance française.
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M. Le Pen :
Créer 40 000 places de prison supplémentaires
Coût : 2,5 Mds€ par an

12 décembre 2011 | PROPOSITIONS ANALYSÉES | Aucun commentaire
Prison
Le coût de la création de 40 000 places de prison supplémentaires d’ici 2017, pour porter la capacité totale à 96 500 places, est estimé à environ 2,5 milliards d’euros en 2017 (année où les dépenses atteindront leur maximum), se décomposant à égalité entre des dépenses d’investissement et des dépenses de fonctionnement supplémentaires liées à l’accroissement de la population carcérale.

Si le Front national compte les 12 000 créations nettes prévues actuellement par le gouvernement, son objectif correspondrait en réalité à une progression de 28 000 places nettes. La création de ces 28 000 places nettes implique la création de 42 000 places brutes, car les créations de places nouvelles s’accompagnent généralement de la suppression de places dans des prisons vétustes ou inadaptées.
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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um Andrada que envergonha o nome da familia: censor tenebroso

O velho Bonifácio de Andrada e Silva certamente se sentiria humilhado por este descendente com intenções suspeitas:


Deputado federal pede ‘mordaça’ durante período eleitoral no País

Proposta de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) impede divulgação de investigações sobre os candidatos

Erasmo de Roterdam, um humanista - Regina Caldas

Uma visão realista sobre um grande idealista. 
Agradeço a Regina Caldas o envio deste seu texto sintético, e extremamente lúcido, sobre o grande humanista que foi o pensador Erasmo, um homem que, como muitos intelectuais, fazem suposições que têm certa dificuldade a se reconciliar com a realidade terrena.
Em todo caso, sua mensagem é clara, e lúcida.
É preciso educar os homens, a despeito de todo o fanatismo e intolerância.
Perseverar é preciso...
Isso me lembra que Stefan Zweit é o autor de muitos livros biográficos sobre homens (e mulheres) famosos na história. Uma reedição-republicação das obras completas de Zweig seria muito bem vinda.
Paulo Roberto de Almeida 



Erasmo de Roterdã

Erasmo de Roterdã abominava o fanatismo, a intolerância e a guerra.    

Erasmo de Roterdã, ao nascer das luzes da Renascença, foi um paladino da liberdade de espírito, sob a qual deveria existir uma fraternidade universal, cujo exemplo partiria de uma Europa unificada. 

Erasmo de Roterdã, uma voz que se dirige à posteridade, desde o século XVI, legou-nos pensamentos que primam pela atualidade.  

Prestemos atenção aos ecos das palavras de Erasmo, considerado o primeiro pacifista, transcritas por Stefan Zweig:

“ Toda idéia possui o seu direito, e a nenhuma cabe o direito de se proclamar como a única verdade”

“A tirania duma idéia é uma declaração de guerra à liberdade espiritual dos homens”

“Ao homem não é permitido adotar nenhuma ideologia, porque todas aspiram à preponderância, nem aderir a nenhum partido, porque o dever de todo partidário é ver, sentir e pensar partidariamente. Cumpre-lhe antes de tudo assegurar a si mesmo plena independência de pensamento e de ação, pois, sem liberdade, não pode haver justiça, a única idéia digna de ser o supremo ideal comum à sociedade humana.”

“ A idéia da guerra nunca está unida à da justiça, e a solução das armas nunca será a solução moral dum conflito”.

“As virtudes mais celebradas no mundo, a perspicácia e a equidade, a sinceridade e a honradez, foram inventadas para amargurar a existência dos que as praticam.”

“Os fanáticos reduzem todos os valores ao mesmo denominador”

O humanismo de Erasmo fracassou. Embora ele não ignorasse que o apetite de prepotência e de luta alvoroça o sangue humano, ele confiava que só através da Educação e dos bons livros se poderia dobrar a natureza do Homem. Mas ele, com sua natureza dócil, solidário por excelência, manteve-se, entretanto, distante das massas. Em conseqüência deixou de compreender que elas são movidas muito mais pelos fanatismos que pelo bom senso. Deixou de compreender que a manipulação dos sentimentos humanos seria um trunfo nas mãos das religiões e da política.

Regina Caldas