O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 18 de maio de 2013

BRICS perdem prestigio entre investidores - Raul Juste Lores (FSP)


Brics perdem prestígio entre investidores estrangeiros
Raul Juste Lores, Washington
Folha de S.Paulo, 16/05/2013

"Onde estão as maiores oportunidades da América Latina?", era a pergunta de uma enquete feita entre 800 empresários presentes à Conferência Global de Private Equity, organizada pelo Banco Mundial, em Washington.
Metade votou nos países andinos, especialmente Colômbia, Peru e Chile; um pouco menos, no México. No Brasil, apenas sete.
O encontro anual que reúne fundos que compram participação de empresas, os private equities, é iniciativa do IFC (International Finance Corporation), braço financeiro do Banco Mundial.

O Brasil foi criticado em diversos painéis. Na palestra que abriu o evento, o indiano Ruchir Sharma, que dirige o departamento de "equities" em mercados emergentes do Morgan Stanley, afirmou que os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) estão "fracassando na liderança" e que "serão a grande decepção da década".
'VAI MAL'
"Quando um país chega à capa da [revista] "Economist", já sabemos que seu pico ficou para trás", disse o investidor. "Dá pra dividir a América Latina pelos Andes, à esquerda [a oeste] vai bem, à direita dos Andes vai mal."
"O boom dos commodities ficou para trás e o Brasil vai desacelerar, a Índia desperdiça todas as oportunidades, e a China, que tinha o crescimento de 8% ao ano como piso, agora o terá como teto."
Para Sharma, as estrelas emergentes da próxima década serão Polônia, Turquia, Colômbia, Peru, Chile, Filipinas e Indonésia.
Os brasileiros que participaram de um concorrido debate sobre América Latina sentiram-se como se estivessem "na defensiva o tempo todo", disse o diretor do fundo FIR, Marcus Regueira
"Há riscos e dificuldades em qualquer emergente e as questões sobre nossas leis trabalhistas e nossa burocracia são pertinentes", explica. "Mas também há muito desconhecimento sobre o Brasil e nós somos incompetentes em vender bem o país."
"O Brasil é uma democracia, onde contratos são respeitados, temos uma cultura ocidental e o Brasil não é só commodities", afirmou.
Ricardo Propheta, do BRZ Investimentos, também disse que havia uma euforia "exagerada" em 2010 e 2011. "Agora os investidores estão conhecendo mais o Brasil e isso é positivo. Continuamos em um momento ascendente", declarou.

Nenhum comentário: