O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estaria aumentando o numero de idiotas no mundo? O debate do momento...

Já que uma pesquisa perguntou (ou afirmou, sei lá) se a humanidade não estaria regredindo, em termos de QI, eu acabei me lembrando de um trabalho já antigo, no qual eu me fazia a mesma pergunta.
Acabei respondendo pelo sim e pelo não.
Mas confiram, algum dos links deve funcionar.Este, por exemplo: http://www.espacoacademico.com.br/072/72pra.htm
Paulo Roberto de Almeida

1746. “Estaria a imbecilidade humana aumentando? (uma pergunta que espero não constrangedora...)”, Miami-São Paulo (em vôo), 23 abril 2007, 5 p. Considerações sobre o aumento da idiotice no mundo, com base no fundamentalismo religioso e nas explicações simplistas sobre a vida e o mundo. Publicado em Via Política (29.04.2007, link: http://www.viapolitica.com.br/diplomatizando_view.php?id_diplomatizando=37). Publicado, sob o título de “Está aumentando o número de idiotas no mundo?”, na revista Espaço Acadêmico (ano 6, nr. 72, maio de 2007; ISSN: 1519-6186; link:http://www.espacoacademico.com.br/072/72pra.htm). Republicado, sob o título “O Apogeu dos Idiotas", na revista Mirada Global (www.miradaglobal.com), no dia 25.05.07 (links: em português:http://www.miradaglobal.com/index.asp?id=editorial&principal=200104&idioma=pt; em pdf: http://www.miradaglobal.com/pdf/200104por.pdf; em inglês sob o título “The Height of Idiots”,http://www.miradaglobal.com/index.asp?id=editorial&idioma=en&principal=200104; em pdf: http://www.miradaglobal.com/pdf/200104ing.pdf; em espanhol, “El Apogeo de los Idiotas:http://www.miradaglobal.com/index.asp?id=editorial&principal=200104&idioma=es; em pdf: http://www.miradaglobal.com/pdf/200104esp.pdf). Publicado na Revista Acadêmica Espaço da Sophia (Tomazina, PR: ISSN: 1981-318X, ano I, n. 3, p.1-6, junho 2007; edição eletrônica; link: http://www.espacodasophia.com.br/colunistas/artigos/paulo_roberto/paulo.pdf)

Um comentário:

Maria do Espírito Santo disse...

"Concluindo: a imbecilidade humana tem, sim, aumentado, pela força dos números, mas ela comanda cada vez menos os destinos da raça humana, graças aos progressos da ciência. Ou estarei errado?"

Não no caso brasileiro contemporâneo. O nível político, por exemplo, está mais baixo do que c* de sapo.

Mas a sua maneira otimista - e doadora de dignidade até para quem não merece - de encarar o progresso da ciência (da SBPC, não!!!, ou melhor do pensamento científico e filosófico é vivificadora.