Paulo Roberto de Almeida
Emplâtre!... Jocrisse!... Anthropophage!... Gros plein de soupe!...
|
|
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
Emplâtre!... Jocrisse!... Anthropophage!... Gros plein de soupe!...
|
|
Um comentário:
Sátrapa é delicioso! Logaritmo? Meio esdrúxulo. Celerado tem muito tempo que não escuto. Antropófagos são os índios que prenderam o missionário num cercadinho, no romance Viva o Povo Brasileiro do João Ubaldo. Quando o padre tentou fugir, quebraram as perninhas dele, talvez para que ele deixasse de ser pernicioso. Taí: pernicioso é um bom xingamento também. Quando ouvi pernicioso pela primeira vez pensei que era o macho da centopeia. Cretino dos Alpes por quê? Canalha já é vulgar e Iconoclasta é o meu amor.
Acho que o conjunto de xingamentos de uma determinada língua, mostra com clareza a cultura em que os falantes dessa língua estão imersos. Não só os xingamentos, é claro que não. Mas um sujeito que vai ao campo de futebol e grita que o jogador foi "mal intencionado" na jogada é de uma elegância ímpar. Este juiz é um filoxera! Um lepidóptero! Um crisântemo!
Crisântemo? O que significa crisântemo para um francês? Talvez isso seja coisa de "somenas" (horror dos horrores!) importância.
O importante é: daqui pra frente, vamos agredir com elegância!
Postar um comentário