O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 8 de abril de 2014

Eleicoes 2014: Aecio Neves fala aos capitalistas

 Carlos José Marques
Uma lufada de otimismo tomou conta do ambiente empresarial quando propostas concretas de modernização da economia entraram no horizonte
 
Uma lufada de otimismo tomou conta do ambiente empresarial quando propostas concretas de modernização da economia entraram no horizonte. Aconteceu na semana passada e o arauto da boa-nova era o presidenciável Aécio Neves. Em dois encontros com representantes do PIB – de uma parcela gorda do PIB, registre-se –, o candidato à sucessão estabeleceu uma verdadeira carta-compromisso de mudanças que, caso adotada, pode decerto recolocar o País no trilho do crescimento sustentável. Havia ali um projeto de governo substancioso.
Com tudo incluso: da simplificação tributária ao aumento de renda; do corte nos gastos públicos à redução pela metade do número de ministérios; das reformas trabalhista e política à ampliação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que deve abranger também a União. No conjunto, as ideias causaram boa impressão, de maneira unânime, e significaram para aquele público mais que meras promessas eleitoreiras. Demonstraram que o aspirante ao Planalto Aécio estava propositivo, olhando para a frente e oferecendo saídas. Era tudo que CEOs e empresários esperavam e queriam ouvir.
 
O entusiasmo geral ficou visível. Ao aceitar sugestões dos interlocutores e ir além da crítica pura e simples contra o atual estado de letargia, o tucano encantou a fauna de líderes e obteve uma resposta tão vigorosa que foi, por vezes, aplaudido de pé nos convescotes. É algo sintomático. A falta de canais de diálogo com o poder tem sido uma das queixas recorrentes dessa turma. Não por menos, nos últimos dias o mercado vem manifestando sua clara insatisfação com o governo em vigor. E de tal ordem é essa frustração que a bolsa de valores chega a subir a qualquer rumor de pesquisas eleitorais apontando uma queda na popularidade de Dilma.
 
Aécio como potencial rival parece, ao contrário, estar cativando. De forma sólida e gradativa. E não se trataria de uma preferência movida por coloração partidária. O que anima os empreendedores é a perspectiva de um novo modelo de gestão. Aécio, ciente desse anseio, vem vocalizando alternativas e atendendo às demandas. Diga-se do candidato que ele, positivamente, vem se cercando de bons quadros para dar cabo a ameaças monetárias, como o repique inflacionário, e ao desequilíbrio da balança comercial.
 
O ex-presidente do BC Armínio Fraga, que fez escola pela rigidez no controle do cofre, já está escalado como possível ministro da Fazenda de seu governo, caso eleito. A plataforma de Aécio talvez soe subversiva aos ouvidos daqueles que aparelharam o Estado, degradaram estatais e não querem perder o status quo. Mas é notável a carga simbólica da claque desse presidenciável em meio aos que sonham com um país desenvolvido, empenhado em superar suas limitações.
 

IstoÉ Dinheiro - O dia em que Aécio encontrou o PIB

 
Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves apresenta a empresários as suas principais propostas econômicas. E sai de São Paulo aplaudido de pé
 
Por Luís Artur Nogueira
 
A insatisfação com os rumos da economia brasileira não é um fenômeno restrito aos investidores do mercado financeiro, cuja reação nas últimas semanas tem sido a de comprar papéis na mesma velocidade em que surgem rumores de queda da popularidade da presidenta DilmaRousseff. A inércia do governo federal, que não consegue promover um diálogo franco com o setor produtivo nem virar o jogo das expectativas econômicas, está claramente deixando inquietos os empresários, que buscam na oposição um futuro promissor para os seus negócios.
Na segunda-feira 31, em um rápido movimento oportuno, o senador por Minas Gerais Aécio Neves, neto do presidente Tancredo Neves e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, atraiu a atenção de mais da metade do PIB privado brasileiro em dois eventos promovidos pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo. Neles, o senador mineiro transmitiu a mensagem exata que soou como música aos ouvidos corporativos e, praticamente, selou o apoio da maior parte da classe empresarial à sua campanha. Por volta do meio-dia, centenas de homens engravatados e executivos em trajes formais se aglomeravam no saguão do Hotel Grand Hyatt, na zona sul da capital paulista, à espera do político tucano.
 
A presença recorde de 518 convidados já era um indicativo do interesse que a palestra de Aécio despertava. Ainda no aperitivo, antes de entrar no auditório principal, empresários e executivos de grandes companhias conversavam, com um indisfarçável sorriso, sobre como seria o Brasil nos próximos quatro anos em caso de vitória da oposição. “Já escrevi a minha pergunta sobre como o Aécio pretende corrigir os preços de energia, gasolina e transporte público sem explodir a inflação”, disse Davide Marcovitch, presidente do Grupo Moët Hennessy na América Latina, que se sentou à mesma mesa do diretor-geral da Dell no Brasil, Luis Gonçalves.
“Quero conhecer as alternativas que talvez ainda não estejam no nosso radar”, afirmou Gonçalves. Ao iniciar sua palestra, Aécio demonstrou estar inteiramente à vontade naquele ambiente. Dispensou a formalidade das apresentações em PowerPoint e falou durante 45 minutos sob os olhares atentos da plateia, que degustava o frugal salmão servido como prato principal. Na abertura, falou sobre a “indignação” dos brasileiros com o atual momento do País. Ao contrário do que costumam fazer os seus adversários, o tucano não ignorou os acertos deles, em particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Mas agora precisamos de correção de rumo”, afirmou.
 
A despeito da deferência com Lula, com quem sempre manteve relações cordiais quando esteve à frente do governo de Minas Gerais, Aécio, quase ao final de sua intervenção, adotou uma postura desafiadora em relação ao pleito de outubro. “Ouço sempre que pode haver até mesmo uma mudança de candidatura no campo governista. Eu quero dizer aqui: não importa se será o presidente Lula ou a presidente Dilma”, afirmou. “O que precisamos é de uma mudança de modelo econômico.” Mas foram suas propostas para a economia que mais lhe renderam aplausos. Na área fiscal, Aécio criticou a explosão dos gastos públicos e prometeu cortar pela metade a quantidade de ministérios – atualmente são 39.
“É fundamental enxugar a máquina pública”, diz Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). “Não é sustentável o gasto crescer acima do PIB.” Aécio prometeu ainda apresentar um plano para reduzir a carga tributária logo nos seis primeiros meses de um eventual mandato. A ideia, no caso, é criar, já no dia da posse, uma supersecretaria de duração transitória, encarregada de apresentar uma proposta de simplificação fiscal e tributária. Ele insistiu, também, na importância da lei de responsabilidade fiscal, que não deve ficar restrita aos Estados e municípios.
 
“Prometo aos senhores que a lei de responsabilidade será estendida ao governo federal.” O senador não deixou de comentar a atual situação da Petrobras, que recebe críticas por conta de sua gestão em refinarias nos Estados Unidos, no Japão e na Argentina, e o controle de preços da gasolina e do diesel promovido pelo governo federal. “Vamos reestatizar a Petrobras”, afirmou Aécio, salientando que vai tirar os políticos que ocupam cargos na estatal. “A Petrobras não é instrumento de política econômica.” Ao lado do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ele ressaltou os resultados obtidos no Estado desde a sua primeira gestão, em 2003, e defendeu a concessão de bônus para os gestores eficientes.
“Gostei da ideia de se adotar a meritocracia no serviço público”, afirmou Sônia Hess, presidente da Dudalina. No topo da lista atual de preocupações dos empresários estão a inflação e os seus impactos em 2015. A alta dos preços tem, inclusive, obrigado o Banco Central a elevar os juros (leia reportagem AQUI). Aécio criticou o controle de preços de energia, combustíveis e transporte público e garantiu que “a tampa da panela de pressão será aberta”. Na avaliação do presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, o próximo governante precisa ter a mesma atitude das empresas privadas. “A eficiência operacional, a racionalização dos custos e as melhorias de processo devem fazer parte da pauta de qualquer governo”, diz o executivo.
 
O pré-candidato do PSDB também criticou a política comercial dos governos petistas e prometeu aprimorar o Bolsa Família. Ao término do seu discurso, a plateia, de pé, o aplaudiu durante 34 segundos. “Em dez anos de eventos, nunca vi um convidado ser aplaudido de pé”, diz João Doria Jr., presidente do Grupo Lide. Aécio ainda levaria mais dez minutos até conseguir deixar o salão principal, tamanho o assédio dos empresários – alguns até fizeram “selfies” ao lado do senador. No cafezinho e na longa espera do serviço de valet, a palestra continuaria sendo comentada – com satisfação, diga-se – pelos convidados.

CARTA COMPROMISSO A investida de Aécio sobre o PIB empresarial teria ainda uma segunda etapa. À noite, na residência do presidente do Lide, João Doria Jr., no bairro nobre do Jardim Europa, o pré-candidato tucano se encontraria com um grupo de 150 pesos-pesados do setor produtivo. Entre os convidados, líderes do setor financeiro, como Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Rodrigo Xavier (Bank of America) e André Esteves (BTG). Da área de serviços e do varejo estavam diversos empresários, como Acacio Queiroz (Chubb Seguros), Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Claudio Lottenberg (Albert Einstein), João Pedro Paro Neto (Mastercard), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Manoel Correa (Telhanorte), Marcos Eduardo Ferreira (Mafre) e Rômulo Dias (Cielo), além de Caco Alzugaray (Editora Três) e Fábio Barbosa (Abril), do ramo de comunicações.
 
A indústria foi representada por nomes como o de Artur Piñeiro (BMW), Carlos Sanchez (EMS), Carlos Tilkian (Estrela), Carlos Terepins (Even), Fernando Bomfiglio (Souza Cruz), Francesco Abbruzzesi (Citroën), Guilherme Leal (Natura), Horácio Lafer Piva (Klabin), José Luis Cutrale (Cutrale), Jose Varela (3M), Paulo Campbell (Pepsico), Roberto Cortes (MAN) e Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau), que atualmente coordena a Câmara de Gestão e Planejamento do governo Dilma Rousseff. Por duas vezes, o empresário gaúcho referiu-se ao pré-candidato como presidente.
 
Numa delas, Gerdau “exigiu” de Aécio uma carta compromisso de que dobrará a renda brasileira sem aumentar a carga tributária. Além de um discurso ainda mais informal, o jantar, preparado pela chef paulistana Morena Leite, do restaurante Capim Santo, apresentou um cardápio à altura dos convivas. Entrada de blinis de tapioca com surubim defumado, ravióli de abóbora recheado com queijo da Serra da Canastra e mignon de cordeiro, regados a vinhos como o Sancerre Comte Lafond Blanc 2010 e o Brunello di Montalcino 2006. Mas a peça de resistência da noite ficou por conta, mesmo, das duas surpresas reservadas aos participantes.
 
A primeira foi a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que dividiu com Aécio a cabeceira da mesa principal de 18 lugares e as atenções dos convidados. “Digo o quanto para mim têm sido importantes o seu apoio e os seus conselhos”, afirmou o senador ao “craque” FHC, como se referiu ao ex-presidente. A outra surpresa da noite foi o destaque dado ao ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, um dos inúmeros quadros com os quais o senador pretende contar em um eventual governo tucano e conquistar a confiança do mercado, segundo suas próprias palavras. Nas entrelinhas, ficou claro que Aécio já escolheu o seu ministro da Fazenda, em caso de vitória. Após responder a uma pergunta de Esteves, do BTG, o tucano pediu um complemento ao seu “ministro”. “Fala Armínio, para já ir se acostumando.”
 
O ponto mais forte do discurso de Aécio, feito enquanto os convidados saboreavam macaron de baba de moça com sorvete de coco, tendo como pano de fundo uma parede forrada até o teto com telas do pintor Di Cavalcanti, foi político. “Defendo o mandato de cinco anos, sem reeleição, para que tenhamos paz para governar”, afirmou durante resposta à presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que perguntara sobre reformas trabalhistas, tributárias e política. “Foi um discurso bem armado”, afirma Piva, do grupo Klabin. “O desafio é fazer com que essa mensagem chegue à população.” Nos dois eventos, os empresários mostraram-se entusiasmados com o que ouviram do pré-candidato. “Ele tem uma história bárbara em Minas Gerais”, disse Sônia Hess, da Dudalina.
 
Ainda no almoço, o senador tucano receberia com indisfarçável satisfação o resultado de uma enquete, feita com voto secreto e eletrônico junto aos convidados do Lide. Do total dos participantes, 56% disseram que Aécio vai ganhar as eleições, 28% apostam na presidenta DilmaRousseff e 13%, no governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Sob condição de anonimato, muitos empresários admitem estar em busca de alternativas ao nome da presidenta Dilma, apontada como favorita nas pesquisas eleitorais. Ciente da inquietação empresarial, Aécio foi ao PIB e proclamou: “Se o preço de ajustar o País for ficar quatro anos com impopularidade, pagarei esse preço”, afirmou. “Que venha outro depois de mim.” Para os empresários, era como se as vozes deles estivessem finalmente ressoando em Brasília

Nenhum comentário: