O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 13 de abril de 2014

Venezuela: Deputada Maria Corina Machado no Roda Viva: coragem e verdade

Enviado por um colega de lista. Reproduzo suas palavras:
Quem não viu, perdeu um verdadeiro show.
Mas pode assistir agora. Vale muito a pena ver como se pode fazer Política na américa-latina. Um enorme tapa em nossas caras. O sentimento, ao ver essa senhora falar, é de constrangimento, vergonha. Vergonha do que temos em nosso Congresso e na nossa política.
Façam uma boa ação para Vocês mesmos: assistam.
p.s.: você nem vai se irritar com o nível baixíssimo dos entrevistadores....

Retomo. A Venezuela, hoje, não é apenas uma vergonha no plano da democracia e dos direitos humanos, ao se ter uma ditadura comunista a mando do Partido Comunista Cubano massacrando o seu próprio povo, mas ao se ter, também, a atitude pusilânime, covarde, conivente, da OEA (maioria dos seus membros), de TODA a Unasul, e de diversos governos latino-americanos, com pouquíssimas exceções (Panamá, por exemplo), complacente, coniventes, cúmplices do massacre perpetrado.
Vergonha também por não se poder fazer praticamente nada, sequer impulsionar autoridades para assumir uma outra atitude.
São vergonhas que não passam impunes.
Dois anos atrás era o caso do Paraguai, com um ativismo jamais visto na altiva, ativa e soberana. Dois anos depois, é a letargia ao cubo, a negação de todos os valores pelos quais deveriam ser guiados nossos atos.
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: