O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Mini-reflexão sobre ineptos e corruptos, da esquerda e da direita - Paulo Roberto de Almeida

Em lugar de resolver os problemas do Brasil, a Bolsofamíglia fica falando em "armas nucleares".
Sou um crítico aberto desse governicho, e minha posição não tem nada a ver com ideologia, com o fato de eles serem (ou se pretenderem) de direita, ou de extrema-direita (embora sejam apenas idiotas, pois não têm nenhuma noção doutrinal do que seja o conservadorismo, no caso deles, são mesmo reacionários sem qualquer noção do que seja isso).
Eu já era um crítico feroz do lulopetismo, e não porque fossem de esquerda, uma posição política tão legítima quanto ser de direita.
Eu criticava o lulopetismo por duas características básicas desse regime destruidor das instituições: eles eram absolutamente ineptos em matérias econômicas e administrativas e IMENSAMENTE CORRUPTOS, sendo que o chefão é um mafioso completo (sem a ética da Mafia), que merece 200 anos de cadeia, por tudo o que roubou e permitiu que roubassem.
Eu critico o bolsonarismo, por ele ser absolutamente INEPTO, ainda mais inepto do que o PT – não, ainda, em política econômica, pois não deu tempo para o "Posto Ipiranga" realizar as maravilhas prometidas em campanha, como privatizações em massa, coisas que o PT nunca faria –, não exatamente da mesma forma, mas pior em quase todas as áreas, sobretudo em educação, a maior tragédia nacional, e que continua sendo uma tragédia tragi-cômica, se me permitem. Não estou seguro ainda quanto à corrupção, embora o que já se conheça da Bolsofamiglia augura grandes escândalos pela frente, nada de muito diferente do que fazem os demais políticos no seu modo artesanal de produção da corrupção (diferente, portanto, do PT, que tinha um modo industrial de produção de corrupção), mas talvez tão grande quanto outros personagens notórios da corrupção política. 
Como já disse alguém, esse pessoal perdeu a noção. Mas desconfio que, nos meses pela frente, eles não vão adquirir nenhuma noção racional do que seja administrar um país. Vão ficar brigando contra inimigos e aliados pelas redes sociais e pelas declarações improvisadas nos microfones dos jornalistas (aliás, hostilizados por eles, como ignaros que são).
Estamos entregues a um bando de bárbaros, no núcleo central, embora cercado por blocos e grupos de racionalidade que são os militares, a equipe econômica e alguns outros personagens aqui e ali. Mas a tropa do bolsonarismo é muito rústica, inepta mesmo, o que se manifesta na Educação, nos DDHH, nas relações exteriores e mais aqui e ali.
Vamos em frente, tentando sair do pântano...

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de maio de 2019

Nenhum comentário: