O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Embaixador Paulo Cordeiro, Vera Estrela

Embaixador Paulo Cordeiro (1953-2019)


O Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e a esposa, a Embaixatriz Vera Lúcia Estrela de Andrade Pinto faleceram nesta quarta-feira, 8 de maio de 2019, em um acidente de carro na região de Basilicata, sul da Itália. Juntamente com o casal, houve também o óbito do motorista do táxi que levava o casal para dias de férias em Matera, localidade turística mundialmente famosa por ser Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Paulo Cordeiro nasceu em Salvador, em 12 de outubro de 1953. Filho de Péricles Cordeiro Amador Pinto, prefeito do município baiano de Monte Santo (1955-1959) e da professora Maria Carmelita Andrade Pinto.

Graduou-se em História pelo Centro Universitário de Brasília em 1979. No mesmo ano concluiu o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, tornando-se diplomata de carreira do Itamaraty.

Nos 40 anos de carreira foi primeiro-secretário em Genebra e nas Embaixadas em La Paz (Bolívia) e Ottawa (Canadá). Conselheiro na Missão junto à ONU, em Nova York. Ministro de Segunda Classe na Embaixada no México. Ministro-Conselheiro em Ottawa (2003-2005). 

Subsecretário-geral de Política III (África, Oriente Médio e CPLP) do Itamaraty e em seguida foi Cônsul-Geral em Milão (2015-2018).

Embaixador no Haiti (2005-2008), no Canadá (2008-2010) e no Líbano (2018-2019).

Atualização (20:54): o corpo do Embaixador Paulo Cordeiro será sepultado na cidade de Monte Santo, a 363 km de Salvador, em data a ser definida pela família. 

  
Na última visita que fez ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em fevereiro de 2017, o Embaixador Paulo Cordeiro, então Cônsul-Geral do Brasil em Milão, foi recepcionado por Eduardo Morais de Castro, presidente do IGHB, Antonio Calmon Teixeira, Beatriz Lima e Fernando Souza.
(Foto Cleide Nunes/IGHB)


Embaixatriz Vera Lúcia Estrela de Andrade Pinto


Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/05/paulo-cordeito-vera-estrela.html

Nenhum comentário: