O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 17 de maio de 2009

1105) Controversias historiograficas sobre 1964

Provavelmente não existe, na historiografia brasileira, tema mais controverso do que o movimento civil militar de 1964, chamado de golpe, pelos seus opositores, e de "revolução" (sic) pelos seus defensores.
Recentemente, redigi um artigo, na série falácias acadêmicas, que tenta discutir alguns dos mitos em torno do movimento de 1964, enquadrado na categoria das falácias porque justamente é objeto dos julgamentos mais maniqueistas por parte da academia.
Os interessados em conhecer esse ensaio podem lê-lo por inteiro no link que segue imediatamente após, ou então em segmentos, como registrado mais abaixo.

Falácias acadêmicas, 7: os mitos em torno do movimento militar de 1964
Espaço Acadêmico, ano 9, n. 95, abril 2009
Para o mesmo texto em pdf, clicar neste link.

Com algumas poucas mudanças, o ensaio foi reproduzido em quatro partes no boletim Via Política: Os mitos em torno do movimento militar de 1964

(1): Uma historiografia enviesada (12.04.2009);
(2) Mitos do Governo Goulart (19.04.2009)
(3) Análise das alegadas ‘reformas de base’ (26.04.2009)
(4) Balanço econômico do Governo Goulart (03.05.2009).

Nenhum comentário: