O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 22 de maio de 2009

1113) Twitter: para mim uma inutilidade

Depois que me inscrevi no Twitter (e não me perguntem por que fiz isso, pois não tenho a menor idéia), tenho recebido dezenas de mensagens como esta:

Hi, Paulo Almeida
[XXXX] has requested to follow your updates on Twitter!
A little information about [XXXX]:

Na mesma mensagem, o sistema avisa que eu tenho:

0 followers
0 updates
following 13 people
Since you protect your updates, you need to either approve or deny this request. You can do this by visiting http://twitter.com/friend_requests. For more information or help, please visit our help article

De fato, eu sou um fracasso nesse novo sistema interativo, do qual eu tinha vagamente ouvido falar como a nova moda, ou febre, interativa.
Pelo que percebi, as pessoas postam, como se fosse num mini-blog, pequenas notas sobre o que estão fazendo, para que outros curiosos, ou voyeurs, possam saber o que, exatamente, elas estão pensando, fazendo, indo, saindo, etc, ou seja, um perfeito narcisismo dirigido, ou um voyeurismo organizado, e público, obviamente...
Sinto muito, a todos os que pretenderiam saber de minhas atividades, mas não sou dado a este tipo de coisas. Sem querer ofender a todos os conhecidos que demonstraram curiosidade por me seguir no Twitter, não pretendo alimentar tal tipo de instrumento.
E, de antemão, me desculpo com todos aqueles que buscam interação por esse veículo.
Aceitei algumas demandas por pura cortesia, de pessoas conhecidas, mas elas devem estar se perguntando quando eu pretendo postar a primeira mensagem.
Respondo de imediato: NEVER.
Sinto muito, mas não é o meu estilo.

O mesmo Twitter Team informa que:
Turn off these emails at: http://twitter.com/account/notifications

É o que pretendo fazer, e talvez até cancelar minha conta no Twitter, pois não pretendo usá-lo. Como disse, entrei por pura distração, ao pretender me informar melhor o que era, ou o que é, exatamente, esse novo instrumento, mas posso parar por aqui mesmo.

Sorry twitters, mas estou fora dessa...

3 comentários:

Fred disse...

Essa visão "posts sobre o que as pessoas estão fazendo" do Twitter é completamente estereotipada.

Experimente instalar um cliente do serviço e fazer pesquisas em temas que lhe interessam. As pesquisas ficam salvas e sendo atualizadas automaticamente.

Tenho feito boas descobertas com o Twitter.

Uso o Seesmic Desktop: http://desktop.seesmic.com

Ele usa o Adobe AIR como plataforma, então vai rodar no seu Mac sem problemas.

Debybradley disse...

Concordo com você.
Tenho o Twitter, mas não o uso, só mantenho as pessoas conhecidas conectadas, mas sincedramente, não sou inclinada a atividades tão fofoqueiras...

Wintemberg Rodrigues disse...

Também acho estereotipada a visão do Twitter. Em vez de "narcisismo" podemos entender como compartilhar idéias, acontecimentos. Em vez de "voyeurismo" podemos entender como desejo de manter-se informado ao que acontece ao redor, já que o Twitter, além de interação entre as pessoas, preconiza a informação do internauta uma vez que há inúmeros jornais e veículos de comunicação que podemos seguir pelo Twitter além de pessoas conhecidas, como um autor como Paulo Roberto de Almeida. Já iria usar o Twitter para comunicar-me com o autor sobre seu novo livro de política internacional, mas deparei-me com esse texto. Em 2009 o Twitter estava só começando. Eu sempre soube que essa ferramente iria muito além, tanto que enquanto alguém dizia que em dois anos o twitter sairia de cena, eu apostava que não, que em dois anos o Twitter estaria tão valorizada que poderia ser vendida por bilhões de dólares. Já existem compradores oferecendo 10 bilhões. É uma grande ferramente. Experimente novamente. Os seus leitores agradecem e com certeza você vai se adaptar.