Fernão de Magalhães demorou três anos para dar a volta ao mundo, provando na prática que o mundo é redondo (diferente do gosto de certo ex-presidente, que talvez preferisse, para fins de não disseminação da poluição, que o mundo fosse quadrado), e na verdade não conseguiu. Morreu nas Molucas, coitado, enfrentando nativos, e quem completou a volta, com alguns miseráveis companheiros, foi seu escrivão, Sebastian El Cano, aliás o nome de um excelente instituto (real) espanhol de relações internacionais.
Pois os companheiros estão piores do que Fernão de Magalhães: demoraram mais de dez anos para dar a volta ao mundo, e na verdade ainda não terminaram. Na verdade, eles nunca se convenceram que a sua versão do mundo quadrado não funciona, e só estão aderindo às privatizações por absoluta falta de saberem o que fazer, ou absoluta incapacidade (que é acima de tudo mental) de saber o que fazer de outro modo, por falta total de alternativas credíveis.
Eles já tentaram de tudo: pararam as privatizações, acusando-as de serem privataria (mas nunca reverteram nenhuma, de safados), criaram dezenas de novas estatais (com milhões perdidos na gestão incompetente dos companheiros, sendo o Banco Popular do Brasil apenas um exemplo entre muitos outros, como uma tal empresa de coleta de sangue), fizeram (depois de anos e anos de debate inútil) uma lei de PPP (parcerias público-privadas), para depois NUNCA usar, tentaram manietar (e conseguiram) as agências públicas e remeteram um projeto para amordaçá-las (que dorme placidamente no Congresso), mas de toda forma aparelharam todas as agências de companheiros ineptos e incompetentes (quando não larápios, em vários casos), enfim, fizeram de tudo antes de se renderem às tais "concessões" (que dizem não ser privatizações, como gostam de abusar da semântica).
Em alguma coisa não inventaram nada: apenas roubaram o software de gestão econômica dos neoliberais, sem reconhecer, sem pagar direitos autorais, e dizendo que estavam fazendo diferente, quando nada fizeram de diferente.
No que mexeram, o fizeram para pior, como o desmantelamento atual das metas de inflação, da flutuação cambial, da responsabilidade fiscal e do superávit primário (que em si já é uma bizarrice).
Enfim, verdade seja dita: os companheiros vão precisar de mais dez anos para dar a volta ao mundo...
Paulo Roberto de Almeida
Foi FHC que abriu os portos
ALBERTO TAMER
O Estado de S.Paulo - 17/02/2013
A presidente Dilma Rousseff assinou medida provisória autorizando
a privatização dos portos, mais uma louvável decisão que vem somar-se à
privatização dos aeroportos. O objetivo é modernizar esses dois setores que,
fechados aos investimentos privados, pararam no tempo e são em grande parte
responsáveis pelo alto custo das exportações brasileiras que perdem espaço em
um mercado retraído e altamente competitivo.
Tudo começou com Fernando Henrique Cardoso. De fato, a ideia e a
iniciativa de abrir, de privatizar os portos foi de Fernando Henrique não como
presidente, mas, anteriormente, atuando como senador e depois como ministro da
Fazenda de Itamar Franco. Todos reconhecem que a Lei 8.630, de 25 de fevereiro
de 1993, inaugurou uma nova fase no sistema portuário brasileiro, e seu
artífice maior se chama Fernando Henrique Cardoso. Ministro, foi o
ex-presidente que na época teve a coragem de promover a privatização dos portos
nacionais, enfrentando uma das maiores corporações públicas do País, para não dizer
um dos seus grandes antros de corrupção. Foi dele também a iniciativa histórica
de tirar da Petrobrás o monopólio de exploração, que estava inscrito na
Constituição.
Vitória da persistência. Agora que temos a abertura dos portos
decretada por uma medida provisória, a coluna conversou com o ex-presidente.
Como foi a sua luta pela privatização dos portos, que podemos
chamar de vitória quase isolada sua?
"Quando fui eleito presidente, nos meus dois mandatos
implementei o Programa Integrado de Modernização Portuária (Pimop), estruturado
em torno de 13 objetivos, derivados da Lei 8.630/1993. Dessa maneira, embora
enfrentando enormes resistências políticas lançadas ou encampadas pelo PT,
completamos a primeira etapa da reestruturação da administração portuária brasileira",
diz Fernando Henrique.
Ela compreendia, entre outros aspectos a) a implantação do modelo
de Autoridade Portuária; b) a desestatização da exploração das operações
portuárias transferindo-a para o setor privado, através de operadores portuários
de cais público, e de terminais de uso público e terminais de uso privativo
(exclusivos e mistos); c) a implantação dos Conselhos de Autoridade Portuária
(CAP) em todos os portos organizados; d) a implantação de um Programa de
Harmonização das Atividades dos Agentes de Autoridade nos portos e terminais
portuários (Prohage).
Estavam assim, sob a liderança do ex-presidente Fernando Henrique,
lançadas bases sólidas para desenvolver um processo de modernização dos portos
brasileiros, solucionando um dos maiores gargalos da logística nacional.
"Faltava continuar avançando e as sugestões nesse sentido foram repassadas
por minha equipe aos representantes do governo entrante de Lula."
Dez anos de atraso. "Mas, infelizmente, nada se fez no
governo Lula, abandonando-se o Programa Integrado de Modernização Portuária.
Como resultado, a administração portuária brasileira continua burocratizada e
carente de agilidade, não se tendo notícia de nenhum esforço sistemático do
governo a respeito desse assunto."
Agora, passados dez anos, o governo de Dilma Rousseff anuncia que
vai retomar a agenda perdida da modernização dos portos iniciada por FHC.
Tomara que seja pra valer.
Fernando Henrique lembra à coluna que as carências na área
portuária levaram, segundo a Fundação Dom Cabral, o Brasil a ocupar a 123.ª
posição entre 134 países no ranking de qualidade dos portos (2009). "A
excessiva burocracia coloca o Brasil na 61.ª pior posição no ranking do Banco
Mundial de tempo para liberação da entrada e saída de navios nos portos, com
5,8 dias, enquanto na China o tempo é de 0,4 dia, na Alemanha 0,7 dia e nos
Estados Unidos 1,1 dia."
O que mais preocupa Fernando Henrique é a gestão delegada dos
portos. "Identifica-se uma predisposição do governo em revogar os
convênios de estadualização ou municipalização, embora ninguém tenha reunido
dados suficientes para demonstrar que a gestão delegada a Estados e municípios
tenha sido pior do que a federal. Ambas se equivaleram, no bem e no mal.
Pode-se inclusive afirmar que os portos melhor administrados estão entre os
delegados a Estados e municípios: São Francisco do Sul, São Sebastião, Suape e
Itaqui."
E, na conversa com a coluna, Fernando Henrique eleva o tom:
"A trágica politização da Autoridade Portuária, uma doença quase secular
da administração pública dos portos continua aberta. E, como se não bastassem
os preconceitos alimentados pelos segmentos corporativos ainda enquistados na
máquina pública, existem grupos proeminentes do setor privado que, há muitos
anos, pelejam pela transformação desse Conselho no próprio Conselho de
Administração das Companhias Docas. Nada mais absurdo."
Por fim, o decreto 6.620, de rara infelicidade, além de ter
introduzido, de forma confusa, definições e exigências relativas à "carga
própria", não previstas na Lei 8.630, agravou o quadro de insegurança
regulatória dos últimos dez anos. Para o ex-presidente, se Dilma quiser,
realmente, impulsionar o crescimento econômico, terá de avançar na gestão
portuária seguindo os princípios básicos propostos pelo governo anterior. Na
verdade, nos padrões da época (1993), sua atuação significou uma pequena
revolução, enfrentando os monopólios corporativos, descentralizando a gestão,
para abrir os portos às empresas privadas.
Fernando Henrique deu o primeiro passo, Lula parou e até voltou
atrás, e Dilma diz que a abertura dos portos e a privatização são
irreversíveis. Só que já estamos atrasados em mais de uma década. E os que não
querem mudar nada ainda estão aí.
As privatizações tucanas também foram feitas a contragosto, tanto assim que o PSDB nunca teve orgulho delas. Foram feitas num período em que as estatais estavam absolutamente podres. Houve companhias, como o Lloyd Brasileiro, que nem sequer teve como ser privatizado: após três leilões frustrados, foi liquidado com uma dívida gigantesca.
ResponderExcluirTotalmente de acordo, meu caro amigo Klauber, eles nunca foram muito convencidos, pois tambem sao dirigistas, fizeram por necessidade e se envergonharam depois, tanto que nunca as defenderam de verdade nas campanhas eleitorais.
ResponderExcluirInfelizmente a populacao e' vitima de uma propaganda viciosa que coloca noEstado a solucao de todos os problemas.
Paulo R de Almeida