terça-feira, 10 de julho de 2018

RBPI: uma revista de impacto - Antonio Carlos Lessa (IRel-UnB)

Meu amigo, professor no IRel-UnB e editor da Revista Brasileira de Política Internacional me comunica esta grande notícia sobre o sucesso da nossa revista: 

Caros(as) Colegas,

Trago a boa notícia da grande elevação do Fator de Impacto da RBPI no Journal Citation Reports - JCR-InCites, chegando nos números consolidados de 2017 ao índice de 0,906. Tendo por base o ano de 2016, o Fator de Impacto da RBPI foi praticamente triplicado. Esses dados foram publicados na última semana de junho, sendo o Impact Factor do JCR é uma das medidas mais esperadas da ciência global.
Com isso, a RBPI tem o maior fator de impacto de todas as publicações da grande área de humanidades no Brasil, situando-se na 49a posição no ranking das revistas brasileiras. Como medida de comparação, a icônica Revista Dados está na 116a posição, com fator de impacto de 0,286. A Revista de Ciência Política, da Universidade Católica do Chile, que é reputada como uma das melhores publicações da área de humanidades da América Latina, teve um fator de impacto de 0,413.
Com o seu Fator de Impacto, a RBPI se situa da 132a posição em termos globais no cluster International Relations & Political Science, no universo considerado de 217 publicações internacionais. A RBPI, em termos globais no cluster, se situa logo abaixo de International Peacekeeping (129a posição - IF 0,937) e à frente de outras revistas prestigiadas que compõem o universo de publicação de autores brasileiros e latino-americanos, a exemplo de Latin American Perspectives (170a posição - IF = 0,575), Political Science Quarterly (185a posição - IF 0,422), Revista de Ciência Política - Chile (187a posição - IF 0,413) e do Journal of Global War Studies (210a posição - IF 0,167). Esses indicadores fazem com que a RBPI se situe pelo meio do terceiro quartil das publicações mais influentes do cluster International Relations & Political Science, em termos globais.
Envio abaixo uma tabela que sumariza a evolução da medida desde 2010, quando a RBPI teve o seu primeiro fator de impacto divulgado (referente a 2009).

Saudações a todos,
Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa
Professor Titular - Full Professor 
University of Brasília
Institute of International Relations
p: +55 61 31073651 
a: Caixa Postal 4306 - Brasilia, DF 70919-970, Brazil 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.