Cheguei a colaborar, uma ou duas vezes, com esse jornal de oposição durante o regime militar, uma vez com uma resenha da obra de Alexander Soljenitsyn, "Lénine à Zurich", que li em Antuérpia.
Um pequeno grande jornal, que aliás publicou a famosa "fábula" de Edmar Bacha sobre a "Belíndia", aquele país que tinha uma pequena Bélgica cercado de uma imensa Índia.
Mas teve muito mais, enquanto não foi estrangulado e encerrado.
Junto com o
Pasquim, era uma de minhas leituras favoritas durante a ditadura, no Brasil e no exílio.
Paulo Roberto de Almeida
O jornal Opinião foi um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa. Criado como parte da oposição ao regime militar, o semanário sofreu com intensa censura prévia, prisões, ameaças de morte e um atentado a bomba. Contra a forte repressão, Opinião respondia com textos de jornalistas e intelectuais de renome, que são referência até hoje. Assim se compôs uma diversificada Tribuna da Opinião, pioneira no pensamento progressista da esquerda. Crítica de cinema e repressão traz uma genealogia da Nova Crítica de Cinema através de uma documentação extensa, que inclui a análise interna dos textos, a realização de entrevistas com os colaboradores e o paralelo com o contexto cultural. Reconstruindo a metodologia dos críticos, o livro detalha como a equipe usava as ferramentas da estética e da política para exercer a crítica de cinema enquanto estratégia contra o regime militar.
Serviço:
Lançamento do livro no dia 04 de outubro, na Livraria do Espaço Itaú Cinema (Rua Augusta, 1475 - Consolação, São Paulo)
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.