O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ministério das Alucinações Exteriores se supera a si mesmo na Heritage Foundation

A palestra do chanceler na Heritage Foundation já se encontra disponível no YouTube do MRE.
Para quem não conhece a Heritage Foundation é aquele think tank americano, conservador racionalista, que divulga os relatórios anuais do Fraser Institute sobre “liberdades econômicas no mundo”, em cujo ranking o Brasil infelizmente passou a ocupar a última classificação (depois de décadas no terceiro quartil), aquela em vermelho, ou seja, “países não livres” (sendo que todos os demais Brics são amarelos, isto é, “parcialmente não livres).
Pois bem, o discurso do chanceler foi tão destrambelhado, mesmo para quem é de direita, extrema direita, conservador, reacionário, ou o que for, que deve ter deixado toda a audiência (e agora os que visualizarem o vídeo) perfeitamente atônita, estupefata, horrorizada, com o que foi transmitido, emitido, aos borbotões.
Como é possível a uma pessoa minimamente acostumada a discursos diplomáticos emitir uma tal quantidade de non sense, em doses tão concentradas, em tão pouco tempo, sem sequer exibir alguma noção de lógica elementar, um mínimo de sentido de realidade?
Eu gostaria realmente de conhecer a opinião dos americanos presentes à sessão qual a impressão que lhes causou o show de non sense transmitido all over the world.
O comentarista internacional do Washington Post, Ishaan Tharoor, fez comentários em seu Twitter, que são de causar arrepios em quem lê: eu segui todo o fio dos seus tweets e depois todos os comentários (continuam sendo feitos), com um imenso sentimento de desconforto e daquela sensação de vergonha alheia, que me deixam realmente consternado, pela humilhação que isso causa, imagino, em TODOS os diplomatas brasileiros (com a possível exceção do próprio, mas nem disso estou seguro).
Pressinto que deve ser extremamente difícil para o próprio chanceler desempenhar esse papel inventado, artificial, ou até mesmo hipócrita, de fiel seguidor das loucuras olavo-bolsonaristas, com mínimo de consciência — se ele realmente leu todos aqueles autores que cita, num estilo mais “name-dropping” do que analítico — sobre a tremenda incoerência em torno dos conceitos destrambelhados que emitiu em sua palestra. Imagino que tenha sido um sofrimento emitir todo aquele festival de desacertos, que, na linha de uma famosa composição de um dos mais celebrados cronistas de humor do período do regime militar, Stanislaw Ponte Preta (de seu verdadeiro nome Sérgio Porto), ficou eternizado sob o título de “Samba do Crioulo Doido”.
É mais ou menos o equivalente disso que se tem na palestra do ministro na Heritage Foundation.
A postage de Ishaan Tharoor no Facebook está aqui.
O thread de Ishaan Tharoor no Twitter está aqui:

Ishaan Tharoor (@ishaantharoor): Hard right Brazilian Foreign Minister Ernesto Araujo, who believes climate change is a Marxist conspiracy, is speaking at @heritage right now. Currently complaining about left "infiltration" in the system. https://twitter.com/ishaantharoor/status/1171859029225869313?s=17

O vídeo pode ser visto no YouTube do MRE:
https://www.youtube.com/watch?v=i2PDyry8F_M&feature=push-sd&attr_tag=CLxjwqQZSnOPUYLF%3A6
Divirtam-se.
Paulo Roberto de Almeida
São Paulo, 12/09/2019

Um comentário:

fabricioduarte disse...

Otima análise, professor. Infelizmente esse chanceler importa teorias malucas do sofista da Virgínia