O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 22 de maio de 2020

A descida do Brasil para o abismo - entrevista com OC por Mariana Sanches (BBC-Brasil)

Sobre esta entrevista, meus comentários abaixo:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52733746

A propósito da entrevista feita pela jornalista Mariana Sanches (BBC-Brasil, Washington) com o Rasputin de subúrbio, o subsofista da Virgínia que possui preeminência total sobre o chanceler acidental— que ele indicou e sustenta politicamente, para maior rebaixamento da política externa brasileira— meus comentários indignados já feitos em transcrição dessa matéria dolorosa de ser lida, e que posto novamente, com a seguinte pergunta: até quando os cidadãos de bem serão obrigados a conviver com o cenário deprimente que nos é oferecido diariamente pelo desgoverno instalado em Brasília?
Paulo Roberto de Almeida

“Uma entrevista CONSTRANGEDORA, para quem fez, para quem prestou, para quem lê, para TODOS os personagens PÚBLICOS citados, para TODOS os brasileiros e também para a imagem do Brasil no mundo. Ela revela, se ainda fosse necessário, a que grau de INDIGÊNCIA MENTAL, a que nível de REBAIXAMENTO MORAL, a que escala de INDIGNIDADE VERBAL, e a qual BAIXEZA CONCEITUAL o Brasil dos Bolsonaros foi levado, pela ação deletéria, influência perversa e instintos doentios promovidos por um tresloucado sem quaisquer condições para servir de CONSELHEIRO PRESIDENCIAL, em especial na área de POLÍTICA EXTERNA.
A imagem do Brasil no mundo, já ridicularizada no mais alto grau, sofre mais um rude golpe com o espetáculo HORROROSO que está sendo oferecido por um sujeitinho sem qualquer qualificação ética ou política para servir como referência à formulação de políticas para o país.
Inquieta-me saber que os mais altos escalões da sociedade brasileira, os demais dirigentes políticos, os líderes empresariais, os oficiais de alta patente permaneçam INDIFERENTES à demonstração de INDIGNIDADE que transparece a cada linha desta entrevista com personagem tão nefasto para o presente e o futuro do Brasil.
Assusta-me que continuem passivos ante esta descida desastrosa da nação ao precipício de uma decadência intelectual jamais vista em nossa história.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 22/05/2020”

Um comentário:

Anônimo disse...

Para intelectuais como o senhor, admitir não digo nem a veracidade, ou a probabilidade, ou sequer a verossimilhança, mas a simples possibilidade da existência de determinados problemas filosóficos abordados por Olavo de Carvalho é também admitir o equívoco que foi toda a vida intelectual deles próprios. O pavor trazido pela idéia de aceitar a expansão do debate em direção aos termos propostos pelo professor, e aceitar a pertinência das discussões por ele propostas, equivale, para intelectuais como o senhor, àquilo que deve sentir um passarinho que, tendo passado toda a sua vida dentro da gaiola, se vê perdido e confrontado por todo um novo universo que se abre a sua volta.