Sempre respondi, a todos, sem ilusões, dizendo mais ou menos que eles começaram atrasados, pois deveriam ter começado a ler a literatura de referência desde o jardim de infância.
Brincando, claro, mas sempre fui suficientemente realista com aqueles que eu julgava não terem chance de ingressar, ou de ter uma carreira satisfatória (os de idade muito avançada, claro).
A todos eu procurava ajudar, mesmo esclarecendo que eu não estava no mercado de cursinhos ou textos preparatórios aos exames.
Mas alguma recomendação bibliográfica eu sempre fui capaz de oferecer, assim como respostas às muitas dúvidas sobre a carreira, desfazendo alguns mitos e mistificações sobre nosso trabalho e estilo de vida.
O primeiro arquivo referenciado abaixo, já informado aqui, contem todos os trabalhos que se encaixam no conceito de "carreira", evidentemente apenas a diplomática.
Se conto agora todos os trabalhos colocados nessa lista de seis páginas, resulta dar numa conta de 37 trabalhos, de tamanhos variados, de 1 a 32 páginas.
Esse trabalho era uma preparação à resposta oral a ser fornecida em gravação de áudio, o que foi relatado no segundo trabalho aqui mencionado de número imediatamente subsequente, onde eu respondo (mais ou menos) a essas questões e faço outras considerações sobre minha trajetória pessoal antes e durante a carreira diplomática, ademais de comentários finais de maior atualidade sobre a atual não-política externa e antidiplomacia. Ele tem um link do DropBox para os que desejarem ouvir essa gravação de 1 hora e meia.
Paulo Roberto de Almeida
Boa sorte a todos os candidatos.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 30 de maio de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário