O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 30 de maio de 2020

Uma conversa com candidatos à carreira diplomática - Paulo Roberto de Almeida

Como eu já havia anunciado, sempre tive demandas de estudantes e outros interessados na carreira diplomática no sentido (inevitável isso) fornecer "dicas" para ter sucesso nos exames de ingresso.
Sempre respondi, a todos, sem ilusões, dizendo mais ou menos que eles começaram atrasados, pois deveriam ter começado a ler a literatura de referência desde o jardim de infância. 
Brincando, claro, mas sempre fui suficientemente realista com aqueles que eu julgava não terem chance de ingressar, ou de ter uma carreira satisfatória (os de idade muito avançada, claro).
A todos eu procurava ajudar, mesmo esclarecendo que eu não estava no mercado de cursinhos ou textos preparatórios aos exames.
Mas alguma recomendação bibliográfica eu sempre fui capaz de oferecer, assim como respostas às muitas dúvidas sobre a carreira, desfazendo alguns mitos e mistificações sobre nosso trabalho e estilo de vida. 
O primeiro arquivo referenciado abaixo, já informado aqui, contem todos os trabalhos que se encaixam no conceito de "carreira", evidentemente apenas a diplomática.
Se conto agora todos os trabalhos colocados nessa lista de seis páginas, resulta dar numa conta de 37 trabalhos, de tamanhos variados, de 1 a 32 páginas.
Esse trabalho era uma preparação à resposta oral a ser fornecida em gravação de áudio, o que foi relatado no segundo trabalho aqui mencionado de número imediatamente subsequente, onde eu respondo (mais ou menos) a essas questões e faço outras considerações sobre minha trajetória pessoal antes e durante a carreira diplomática, ademais de comentários finais de maior atualidade sobre a atual não-política externa e antidiplomacia. Ele tem um link do DropBox para os que desejarem ouvir essa gravação de 1 hora e meia.
Paulo Roberto de Almeida



3683. “Preparação para a carreira diplomática: uma conversa com candidatos”, Brasília, 29 maio 2020, 2020, 6 p. Conversa online com candidatos à carreira diplomática, coordenada por Amanda do “Keep it blue podcast”, sobre as seguintes questões: 1) O que fez o senhor decidir ser diplomata?; 2) Como foi sua jornada para passar o CACD?; 3) Quais são os diferenciais para passar o concurso?; 4) Como o candidato deve abordar as atualidades em seus estudos?;  5) Como deveria ser o mindset para o estudo dos idiomas?; 6) Como foi o Instituto Rio Branco?; 7) O que se aprende por lá?; 8) Como é a vida no exterior?; 9) Como muda em relação a Brasília? Elaborada lista de trabalhos que se encaixam nos critérios solicitados. Divulgado no blog Diplomatizando (29/05/2020; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2020/05/preparacao-para-carreira-diplomatica.html); disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/43192887/Preparacao_para_a_carreira_diplomatica_uma_conversa_com_candidatos_2020_).

3684. “Um diplomata desvio padrão: podcast para candidatos à carreira”, Brasília, 29 maio 2020, Audio Mpeg da Apple 1:31:13, 37, 2MB. Podcast gravado sobre os pontos enunciados no trabalho n. 3683. Disponível no Dropbox (link: https://www.dropbox.com/s/0kd91ucpgmlkhgn/3684DiplomataDesvioPadraoPodcast.m4a?dl=0).

Devo ter outros trabalhos sob outros conceitos que poderiam ajudar os candidatos à carreira, mas não tive tempo de procurar agora, pois tenho de corrigir provas de meus alunos e preparar palestras para eventos online.

Boa sorte a todos os candidatos.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 30 de maio de 2020 

Nenhum comentário: