O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 13 de abril de 2021

Revista 200: a cultura massacrada pelos novos bárbaros e pelo ex-chanceler acidental - um projeto para o Bicentenário

Entre 2017 e 2018, enquanto diretor do IPRI-MRE, empenhei-me com o embaixador Carlos Henrique Cardim no estabelecimento de um Grupo de Trabalho vinculado ao gabinete do Ministro Aloysio Nunes destinado a comemorar dignamente o bicentenário da Independência, e do Itamaraty, por meio de um projeto cultural.

O resultado foi a revista 200, cujo título, simples e direto, foi sugerido pelo embaixador Cardim, quem se encarregou da montagem do primeiro número, que esperávamos que seria o início de uma série a estender-se até setembro de 2022 e mais além.

Com todas as dificuldades para conseguir recursos e cuidar de um lay-out adequado, a revista só ficou pronta em dezembro de 2018, quando pensávamos distribuir as centenas de exemplares denodadamente preparadas por Cardim e sua pequena equipe. Eu tinha um artigo – que teve de ser reduzido pois não tínhamos recursos para passar de certo número de páginas – sobre Hipólito da Costa como o primeiro estadista brasileiro (sim, antes mesmo de José Bonifácio).



Qual não foi a nossa surpresa quando a tropa de bárbaros que estava tomando posse do governo e do Itamaraty, sob ordens diretas do patético chanceler acidental, ordenou o "sequestro" – esta é a palavra – da revista e sua não distribuição. Depois, eu soube que foi ordenada a sua destruição, asi no más...

Consegui obter o arquivo digital da revista e coloquei-a à disposição de todos em minha página da plataforma Academia.edu, neste link: 

https://www.academia.edu/43900971/Revista_200_n_1_2018_

Espero que ela possa ser retomada, sob a nova gestão.

Paulo Roberto de Almeida

Um comentário:

Bryam Milesi disse...

Registro aqui meus votos para que o projeto da revista seja retomado prontamente, professor! Além disso, que a Casa de Alexandre de Gusmão, Duarte da Ponte Ribeiro e Juca Paranhos retome sua altiva e nobre trajetória após esse obscuro período de sua história.

De um esperançoso postulante à carreira diplomática,

Bryam Milesi