O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 21 de abril de 2021

José Guilherme Merquior: um intelectual brasileiro; Livres promove conversa, dia 22/04, 18hs

 

12,6 mil inscritos

O maior pensador do liberalismo brasileiro no século XX completaria 80 anos neste 22 de abril. 
Vamos celebrar o legado da obra de José Guilherme Merquior em uma conversa com grandes convidados.

Mediação: Paulo Roberto de Almeida 
Participação: Bolivar Lamounier, Celso Lafer, Gelson Fonseca e Persio Arida 
Apresentação: Mano Ferreira 
--- 
Trajetória pessoal de José Guilherme Merquior: 1941-1991 
Trajetória intelectual: da juventude à eternidade 
Trajetória diplomática: de 1963 a 1991 
Produção intelectual: incomensurável, inesgotável 
Participação no debate público: um dos poucos, talvez o único intelectual brasileiro com projeção internacional, publicando diretamente em francês, inglês, espanhol. 
Impacto na Academia: um gigante em prol de nosso Esclarecimento 
-- 
Saiba mais sobre os convidados: 

Bolivar Lamounier é sociólogo, doutor em Ciência Política, autor de diversos livros, integrou a comissão Afonso Arinos e foi diretor do IDESP. 

Celso Lafer é jurista, autor de diversos livros, doutor em Ciência Política, professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras, foi ministro das Relações Exteriores. 

Gelson Fonseca é diplomata de carreira desde 1970, doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, autor de diversos livros, foi representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador no Chile, cônsul-geral em Madri e presidente da FUNAG. 

Persio Arida é economista, criador do Plano Real, ex-presidente do Banco Central e conselheiro acadêmico do Livres. 

Mediação: Paulo Roberto de Almeida é diplomata de carreira desde 1977, autor de diversos livros, doutor em Ciências Sociais, ex-diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e conselheiro acadêmico do Livres.

Publicação dedicada a textos de e sobre José Guilherme Merquior: 





Acompanhe o debate neste link: 


Publicações da Academia Brasileira de Letras: 

 

Dez anos sem José Guilherme Merquior: Mesa-redonda realizada na Academia Brasileira de Letras no dia 4 de outubro de 2001; Participantes: Acadêmicos Eduardo Portella, Sergio Paulo Rouanet, Prof. Antonio Gomes Penna, Editor José Mario Pereira e Prof. Leandro Konder; link: https://www.academia.edu/41993264/Dez_anos_sem_Jose_Guilherme_Merquior_ABL_2001

 

Mesa-redonda em homenagem aos 70 anos de José Guilherme Merquior; Realizada na Academia Brasileira de Letras no dia 14 de abril de 2011; Participantes: Acadêmicos Domício Proença Filho, Eduardo Portela, Cândido Mendes, Sérgio Paulo Rouanet, Alberto da Costa e Silva, Celso Lafer; link; https://www.academia.org.br/abl/media/PLAQUETE-JG%20Merquior%20-%2070%20anos%20de%20nascimento-PARA%20INTERNET.pdf.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa notória:
PT = Uma paixão enorme e insistente pela baranguice.