O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Homenageando Merquior nos seus 80 anos de vida... - É Realizações

Homenageando Merquior nos seus 80 anos de vida... 

É Realizações
Live de Lançamento

Hoje, um dos maiores eruditos que o Brasil já teve faria 80 anos: José Guilherme Merquior.


Sociólogo, crítico literário e diplomata, fez doutorado em letras pela Sorbonne e em sociologia pela London School of Economics.

Estudou também antropologia com Claude Lévi-Strauss e graduou-se em filosofia e em direito. Falecido precocemente aos 49 anos de idade, produziu ainda assim uma obra volumosa, composta por mais de vinte títulos. Escreveu extensivamente em português, inglês, francês e espanhol. 

Organizou com Manuel Bandeira a antologia Poesia do Brasil, integrou o corpo editorial de prestigiadas revistas acadêmicas – como Government and Opposition e Critical Review – e colaborou com veículos de imprensa como O Globo, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil. 

No exercício da diplomacia, trabalhou na Unesco (Paris), além de em Bonn (Alemanha), Londres, Cidade do México e Montevidéu. Teve entre seus amigos e interlocutores figuras de relevo, como Raymond Aron, Isaiah Berlin e Carlos Drummond de Andrade. Notabilizou-se como defensor do liberalismo econômico, ao mesmo tempo que se definia como “anarquista em cultura e social-democrata em política”.


É imortal da Academia Brasileira de Letras. Entre as notáveis homenagens póstumas que recebeu estão a coletânea editada por Ernest Gellner, seu antigo mestre e amigo, Liberalism in Modern Times – Essays in honour of José G. Merquior (Central European University Press, 1996) e o depoimento de Lévi-Strauss: “Eu admirava em Merquior um dos espíritos mais vivos e mais bem informados de nosso tempo”.

José Guilherme Merquior - Paixão pela Razão,

é o documentário realizado para comemorar a vida e a obra deste grande pensador, diplomata e ensaísta brasileiro!

Clique e assista no nosso canal no YouTube! 

Conheça algumas das obras de José Guilherme Merquior:

Primeiro livro no Brasil, e um dos primeiros no mundo, a discutir as ideias da Escola de Frankfurt, aqui vemos o jovem Merquior – então com 28 anos – tomando como interlocutores diretos filósofos de grande prestígio em nossa época.

Escrita em francês como tese de doutorado, aprovada com louvor na Sorbonne em 1972, esta obra é uma análise global da obra de Drummond, na qual Merquior apresenta a constelação temática que, em certo período, compôs o universo do poeta.

Esta nova edição (a primeira data de 1974) é enriquecida por fac-símiles da correspondência pessoal e de documentos do arquivo de Merquior, bem como por ensaios de José Luís Jobim, João Cezar de Castro Rocha e Peron Rios.

Comprar 
Comprar 
Comprar 
Acesse a coleção completa 

Nenhum comentário: