O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 10 de maio de 2021

O EMBUSTEIRO do Itamaraty - Paulo Roberto de Almeida

 O EMBUSTEIRO do Itamaraty

Paulo Roberto de Almeida


Manchete da Folha de S. Paulo desta segunda-feira 10/05/2021:

“Ernesto usou o Itamaraty para garantir cloroquina”

(Segue matéria de primeira página, da Patrícia Campos Mello,  sobre como o patético ex-chanceler acidental fez de tudo para secundar os intentos criminosos do “querido chefe”.)

Acabo de colocar um ponto final em meu quarto, e esperava que fosse o último livro da série do bolsolavismo diplomático, cujo titulo é, como apropriadamente sugerido por meu amigo e colega Miguel Gustavo De Paiva Torres, O Itamaraty Sequestrado (subtítulo: a destruição da diplomacia pelo bolsolavismo, 2018-2021).

Parece que vou ter de continuar nessa senda infeliz, pois tenho de denunciar uma vez mais o PIOR chanceler de nossa história diplomática como um verdadeiro EMBUSTEIRO!

O que é exatamente um embusteiro?

Vou socorrer-me, para definir o termo, de ninguém menos do que Adam Smith, em sua Teoria dos Sentimentos Morais (1759):

“Dizer para uma pessoa que ela é embusteira constitui a mais mortal das afrontas. (...) O homem que padecesse da desgraça de pensar que ninguém fosse acreditar em uma só palavra do que dissesse, se sentiria um pária na sociedade humana, se espantaria ante a mera ideia de integrar-se a ela ou de apresentar-se a ela, e penso que quase com certeza morreria de desespero.”

Como todos sabem, o infeliz e desastroso ex-chanceler já confessou publicamente que não se sente desconfortável em ser um pária reconhecido, mesmo pretendendo defender a “liberdade” (apenas para si, pois que aprisionou todos os diplomatas e o próprio Itamaraty na imbecilidade do antiglobalismo conspiratório a que se rendeu, por submissão vergonhosa a uma malta de aloprados).

Sinceramente não creio que o patético, desequilibrado e infeliz ex-chanceler vai se sentir desesperado por ser, de fato, um EMBUSTEIRO, mas é o que será considerado quando se apresentar na CPI da Pandemia, pois quem é que vai acreditar em suas palavras, na miserável defesa que fizer de sua DESASTROSA gestão à frente do Itamaraty? Penso até que vai “pazuelizar”, ou seja, tentar escafeder-se de comparecer, pois deve saber que estará mentindo o tempo todo.

Denuncio formalmente o EMBUSTEIRO do pior chanceler EVER por ter tentado DESTRUIR a diplomacia e o Itamaraty, como explico em meu quarto livro de um ciclo que não deveria existir.

Como sempre, assino embaixo do que escrevo.

Paulo R. de Almeida

Brasilia, 10/05/2021

Nenhum comentário: