O EMBUSTEIRO do Itamaraty
Paulo Roberto de Almeida
Manchete da Folha de S. Paulo desta segunda-feira 10/05/2021:
“Ernesto usou o Itamaraty para garantir cloroquina”
(Segue matéria de primeira página, da Patrícia Campos Mello, sobre como o patético ex-chanceler acidental fez de tudo para secundar os intentos criminosos do “querido chefe”.)
Acabo de colocar um ponto final em meu quarto, e esperava que fosse o último livro da série do bolsolavismo diplomático, cujo titulo é, como apropriadamente sugerido por meu amigo e colega Miguel Gustavo De Paiva Torres, O Itamaraty Sequestrado (subtítulo: a destruição da diplomacia pelo bolsolavismo, 2018-2021).
Parece que vou ter de continuar nessa senda infeliz, pois tenho de denunciar uma vez mais o PIOR chanceler de nossa história diplomática como um verdadeiro EMBUSTEIRO!
O que é exatamente um embusteiro?
Vou socorrer-me, para definir o termo, de ninguém menos do que Adam Smith, em sua Teoria dos Sentimentos Morais (1759):
“Dizer para uma pessoa que ela é embusteira constitui a mais mortal das afrontas. (...) O homem que padecesse da desgraça de pensar que ninguém fosse acreditar em uma só palavra do que dissesse, se sentiria um pária na sociedade humana, se espantaria ante a mera ideia de integrar-se a ela ou de apresentar-se a ela, e penso que quase com certeza morreria de desespero.”
Como todos sabem, o infeliz e desastroso ex-chanceler já confessou publicamente que não se sente desconfortável em ser um pária reconhecido, mesmo pretendendo defender a “liberdade” (apenas para si, pois que aprisionou todos os diplomatas e o próprio Itamaraty na imbecilidade do antiglobalismo conspiratório a que se rendeu, por submissão vergonhosa a uma malta de aloprados).
Sinceramente não creio que o patético, desequilibrado e infeliz ex-chanceler vai se sentir desesperado por ser, de fato, um EMBUSTEIRO, mas é o que será considerado quando se apresentar na CPI da Pandemia, pois quem é que vai acreditar em suas palavras, na miserável defesa que fizer de sua DESASTROSA gestão à frente do Itamaraty? Penso até que vai “pazuelizar”, ou seja, tentar escafeder-se de comparecer, pois deve saber que estará mentindo o tempo todo.
Denuncio formalmente o EMBUSTEIRO do pior chanceler EVER por ter tentado DESTRUIR a diplomacia e o Itamaraty, como explico em meu quarto livro de um ciclo que não deveria existir.
Como sempre, assino embaixo do que escrevo.
Paulo R. de Almeida
Brasilia, 10/05/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário