O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sábado, 3 de setembro de 2022

Planos para o Brasil, projetos para o mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda

O grande historiador econômico do século XIX, comparece com mais uma obra relevante: 


 Planos para o Brasil, Projetos para o Mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda

Editora: Alameda

  • Autor: José Jobson de Andrade Arruda
  • Páginas: 356 páginas

Semana da Independência: um novo livro do professor Jobson

O professor da Universidade de São Paulo José Jobson de Andrade Arruda volta ao tema da Independência aprofundando um tema crucial: a força do imperialismo inglês no século 19, em plena revolução industrial, a Independência do Brasil. Qual a ligação econômica e política da Inglaterra e a independência do Brasil, que tinha na agricultura exportadora o centro de sua produção? "Planos para o Brasil, Projetos para o Mundo" é um livro fundamental nos 200 anos da Independência.


Planos  para o  Brasil, projetos  para o  mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda 

Em um momento paradigmático de nossa história, em um mundo em crise, sob ameaças de destruição biológica e nuclear, de extinção de direitos democráticos e de autonomias políticas e que aponta o retorno de autoritarismos, é fundamental entender, através do processo da Independência, a formação do Brasil.

O tema da Independência sempre esteve nas preocupações do professor José Jobson Arruda. Em 1972, em seu doutorado, ao expor a importância do comércio colonial, defendeu a prosperidade efetiva da economia do Brasil, nesse contexto.

Esse trabalho, referência obrigatória no estudo da economia brasileira, foi gestado na reflexão que marcava os anos 1960 e 1970, sobre a dependência, tendo por centro o processo e paradoxos do surgimento da Nação, dentro da crise do Antigo Sistema Colonial. Este estudo, que aprofunda discussões apresentadas em Uma Colônia entre dois Impérios, contextualiza a separação formal de 1822, em seus intrincados antecedentes: ações diplomáticas, políticas e econômicas que colocaram, no centro, as estratégias do imperialismo inglês.

Vera Lúcia Amaral Ferlini
 

José Jobson de Andrade Arruda é professor emérito da Universidade de São Paulo e professor sênior do Departamento de História e Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP. Tem vários livros publicados, dezenas de artigos em veículos especializados e quase uma centena de orientações de mestrado e doutorado concluídas. Foi diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, diretor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do CNPq, vice-presidente da Fapesp e editor da Edusc.
 

Nenhum comentário: