O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 10 de setembro de 2022

O programa do Partido Operário Alemão, de 1920, o primeiro partido de Hitler, segundo o Mein Kampf

 Leio, num resumo do Mein Kampf, publicado no França em 1939, este aqui: 

Publicado em 1939, pouco antes do início da guerra de Hitler.

o programa do Partido Operário Alemão, lido pelo próprio Hitler, o sétimo integrante do partido, no dia 24 de fevereiro de 1920, numa cervejaria de Munique, o início de sua conquista do partido, que o lançaria como Führer alguns anos depois.

- nacionalização dos trusts

- eliminação das grandes lojas

- confisco das fortunas feitas durante a guerra [de 1914-18]

- abolição da taxa de juros e da especulação em bolsa

- socialização dos bancos e toda a indústria

- restabelecimento da autoridade absoluta do Estado

- unificação e centralização do Reich

- expulsão dos judeus

- eliminação dos parlamentos locais

- reconstrução das Forças Armadas, mais poderosa do que em 1914

- dissolução dos sindicatos marxistas

- abolição das cláusulas financeira , militares e territoriais do Tratado de Versalhes.


        Essa foi a base do nacional-socialismo, tal como Hitler o forjaria, durante os anos 1920, com a transformação do antigo Partido Operário Alemão em NSADP: Nationalsozialistiche Deutsche Arbeiterpartei.

        O que Hitler  acrescentou ao Partido foi, além do socialismo-nacional, a firme determinação de que o partido deveria ter um único líder, ele, e os princípios do Lebensraum, do espaço vital, que deveria ser conquistado pela força na direção do leste, isto é, da Rússia bolchevique, dominado pelo marxismo judeu, e, mais importante, a eliminação dos judeus da nação germânica unificada, o que ele concebia não apenas como um dever do Reich alemão, mas como um favor que a Alemanha faria ao mundo inteiro.

Tudo isso seria explicitado no dois volumes do Mein Kampf (1925 e 1926) que ele compôs depois de sair de uma brevíssima prisão, após o putsch fracassado de 1923, feito a partir de uma cervejaria de Munique. A bandeira foi adotada mais tarde, e transformada em bandeira do Reich, a partir de 1933.


Nenhum comentário: