domingo, 21 de maio de 2023

Diplomacia brasileira: onde estávamos 4 anos atrás - Paulo Roberto de Almeida

 Não custa recordar o estado miserável de nossa diplomacia 4 anos atrás. Vejam o que escrevi, no Facebook, em 24 de abril de 2020: 

24 de abril de 2020 
Compartilhado com Público
Público

Uma declaração apenas pessoal, mas acredito que represento e expresso os mesmos sentimentos da quase totalidade da diplomacia profissional
Profunda vergonha de nossa atual diplomacia
Paulo Roberto de Almeida
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Como diplomata, ou melhor, como simples cidadão brasileiro, estudioso de nossa história diplomática, lamento profundamente que a atual diplomacia bolsonarista tenha descido tão baixo na escala dos princípios e valores que sempre foram os nossos no trabalho normal da política externa, de um país outrora integrado e ativo nas frentes abertas à nossa inserção internacional pela via da cooperação em prol da humanidade.
O Brasil hoje virou um pária no cenário mundial, desprezado pelas mais vibrantes democracias, ignorado pelos chefes de Estado que possuem visão de ação conjunta em prol da Humanidade.
Como cidadão, mas também como servidor do Estado, declaro-me em total oposição a tudo o que o presente (des)governo representa supostamente em nome do povo brasileiro.
Solitariamente, apenas em função de minha própria consciência, mas também confiante numa função voluntariamente assumida de representação da quase totalidade do corpo diplomático do Brasil, declaro que essa diplomacia e esse governo não representam o povo brasileiro e, ao contrário, envergonham profundamente a nação.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 24 de abril de 2020
Todas as reações:
Gustavo Bezerra, Egidio Lessinger e outras 15 pessoas
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.