O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Política externa brasileira: história e historiografia - Gelson Fonseca Jr. (org.), Biblioteca Digital da Funag

IMG-PRODUCT



Organizei, em meus tempos de diretor do IPRI, os seminários que resultaram na produção deste livro, convidando todos os integrantes, inclusive eu, a escrever capítulos sobre a historiografia da política externa. O livro ficou pronto ainda em 2018, mas as tribulações do calendário eleitoral brasileiro delongaram sua publicação naquele ano, e depois vieram os novos bárbaros, que demoliram a política externa e a própria diplomacia, e eu fui exonerado do cargo de diretor do IPRI. Acabei retirando a minha contribuição do livro, que seria uma espécie de introdução geral ao volume, tratando da historiografia brasileira das relações internacionais, desde o século XIX até a atualidade, para ver se o livro era publicado, pois eu era considerado um opositor (com orgulho) da nefanda diplomacia bolsolavista. 

Nem assim o livro foi publicado, e ficou na geladeira durante os quatro anos de domínio da política externa (e de todas as demais políticas) pelos aloprados da franja lunática dos bolsonaristas. Acabei colocando o meu capítulo sobre a historiografia das relações internacionais do Brasil no meu livro Apogeu e Demolição da Política Externa: itinerários da diplomacia brasileira (Appris, 2021) e agora, vejo com satisfação que o livro acabou sendo publicado, sob a direção do meu colega do CHDD, o embaixador Gelson Fonseca. Espero que ele sirva aos objetivos que nos propúnhamos em 2017 e 2018, quando organizamos o seminário, com todo o pessoal especialista nas diferentes fases da história das relações internacionais e da política externa brasileira.

Paulo Roberto de Almeida


Política externa brasileira: história e historiografia

Gelson Fonseca Junior (org.)

Descrição:
O objetivo desta obra é mostrar como os historiadores apresentaram os caminhos da política externa desde os primeiros momentos do Brasil independente até 1985. Foram convidados, para tanto, especialistas conhecidos nos diversos períodos. E, de fato, estão reunidos, neste volume, historiadores do mais alto quilate, com obras de referência em suas áreas. O livro é um primeiro esboço do que poderia ser o debate sobre a historiografia da história diplomática. Não pretende fechar questões, mas abri-las. Pela própria natureza da inserção internacional do Brasil, o campo da história diplomática é amplo; são muitos os temas em aberto. Espera-se que este livro sirva como um roteiro para estimular novas pesquisas e rever, com novas perspectivas, o que já se sabe, ou se pensa conhecer.
Detalhes
Organizador: Gelson Fonseca Junior
Editora: FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão
Assunto: Brasil – História – Independência, 1822 | Brasil – História - I Reinado, 1822-1831 | Brasil – História – Revolução, 1930 | História e historiografia | História – Fontes | Regime Militar - Brasil
Ano: 2023
Edição: 1ª Edição
Nº páginas: 556
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7631-975-7

Sumário

Sobre os autores,  7

Introdução, 9 

    Gelson Fonseca Junior

Recortes historiográficos da independência – três imagens e meia sobre o desmembramento do Império português, 15

    João Daniel Lima de Almeida

Da legitimação ao questionamento: a historiografia sobre as relações exteriores brasileiras (1822‐1840), 107

    Francisco Doratioto

O Segundo Reinado (1840‐1889), 169 

    Gabriela Nunes Ferreira

Política externa da Primeira República: avaliação da historiografia, 199

    Clodoaldo Bueno

Da Revolução de 1930 ao fim de 1945, 283 

    Fábio Koifman

A historiografia das relações internacionais do Brasil sob a República Liberal‐Democrática (1945‐1964), 347

    Antônio Carlos Lessa

O regime militar e sua política externa: ideologia e pragmatismo (1964‐1985), 423

    Paulo G. Fagundes Visentini

Fontes diplomáticas, diplomática e historiografia da política externa brasileira, 491

    Eduardo Uziel


Sobre os autores

Antônio Carlos Lessa: professor titular de relações internacionais da Universidade de Brasília.

Clodoaldo Bueno: professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista Unesp – Marília.

Eduardo Uziel: diplomata de carreira. Doutorando na Universidade Livre de Bruxelas.

Fábio Koifman: professor associado do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Francisco Doratioto: professor associado no Departamento de História da Universidade de Brasília e bolsista produtividade 2 do CNPq.

Gabriela Nunes Ferreira: professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo – campus Guarulhos e pesquisadora do Cedec – Centro de Estudo de Cultura Contemporânea.

Gelson Fonseca Junior: diplomata de carreira. Diretor do Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão.

João Daniel Lima de Almeida: professor de história das relações internacionais da PUC-Rio.

Paulo G. Fagundes Visentini: professor titular de relações internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Introdução

O projeto de organizar uma coletânea sobre a historiografia da história diplomática brasileira foi desenvolvido entre 2018 e 2020 pelo Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD) e pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Desde a concepção, para a qual foi decisiva a contribuição do Embaixador Paulo Roberto de Almeida, contamos com o empenho e o vasto conhecimento da história diplomática do professor Rogério de Souza Farias, pesquisador do IPRI. Em nossa convivência com pesquisadores e alunos da área de relações internacionais, e em nossas participações em seminários e debates acadêmicos, chegamos à conclusão de que faltava uma reflexão historiográfica sobre a política externa brasileira. Seria útil projetá-la, e cabia naturalmente à FUNAG, pela sua vocação de promover o estudo da história diplomática, levar adiante o projeto.

De outro lado, o projeto serviria para dar continuidade aos três volumes sobre pensamento diplomático brasileiro que a FUNAG lançou em 2013. Naquele, o foco eram personalidades que tiveram influência na definição da ação externa do Brasil. Neste, o objetivo é mostrar como os historiadores apresentaram os caminhos da política externa desde os primeiros momentos do Brasil independente até 1985.

(...)

Livro disponível no link: 

https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1226

Nenhum comentário: