O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 19 de maio de 2023

2049, o momento China - Paulo Roberto de Almeida

Momento China: 2049 

 

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata, professor

(www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com)

Nota sobre um futuro possível. 

 

 

Eric Blair, aliás George Orwell, poderia ter escrito algo assim, se não tivesse morrido precocemente de tuberculose:


2049


No centenário da conquista do poder na China pelo PCC, a República Popular da China, emergindo triunfante tanto de uma segunda Guerra Fria quanto de uma pequena guerra quente sobre Taiwan, comemora seus feitos como novo hegemon mundial e homenageia festivamente Mao Tsetung e Xi Jinping, os heróis dessa trajetória triunfal. 

Um novo pensamento político, novas formas de conduzir um Estado, de administrar um povo, de organizar uma nação e de gerir um novo modelo econômico se consolidaram e se disseminaram no mundo, não apenas no Sul Global, na Asia central e em largas partes da África. Só os EUA, muito enfraquecidos por anos de disputas internas e pelo declínio econômico, poucos países da outrora UE e meia dúzia na América Latina, ainda não se submeteram ao novo hegemon.

O mundo se conformou a isso? Aparentemente sim…

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4401: 19 maio 2023, 1 p.


 

 

Nenhum comentário: