O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Zelensky ganhou “imensa visibilidade” e apoio no G7, mas não do Brasil - Ricardo Fan (DefesaNet)

 

Zelensky ganhou “imensa visibilidade” e apoio no G7, mas não do Brasil

Zelensky ganhou "imensa visibilidade" e apoio no G7, mas não do Brasil

Zelensky obtém mais apoio militar no G7 e Rússia critica “show de propaganda”

(RFI) Encerrada a cúpula do G7 no Japão, a imprensa francesa avalia a participação inesperada do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. No plano diplomático, o governo japonês foi presenteado com um fato consumado, diz a revista L’Express. “O que não é de bom gosto em um país que é resistente a surpresas”, comenta o enviado especial a Hiroshima. Já a delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a falar em uma “armadilha”, acrescenta o jornalista.

O jornal Les Echos destaca que a cúpula do G7 deu “imensa visibilidade” ao presidente ucraniano. Todos os líderes do grupo, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, assim como da Austrália e Coreia do Sul consideraram a presença de Zelensky bem-vinda.

Entre os países não alinhados, observa o diário econômico francês, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, reuniu-se com Zelensky e prometeu que a Índia faria “todo o possível” para resolver o conflito e que compreendia seu “sofrimento” e o do povo ucraniano. Zelensky esperava mais da Índia, pondera o jornal, mas já foi melhor do que o desencontro de agendas com o presidente brasileiro.

Le Figaro e Le Monde registram as declarações feitas pelo presidente Lula na coletiva, antes de deixar o Japão. Lula afirmou ter ficado “chateado” por não ter se encontrado com Zelensky. O brasileiro disse, ainda, que tanto o ucraniano quanto o presidente russo, Vladimir Putin, não parecem ter interesse em negociar a paz.

A agência AFP assinala que Lula foi alvo de críticas, segundo as quais teria sido brando com a Rússia sobre a invasão ao país vizinho.

Zelensky obteve um apoio expressivo dos líderes do G7, incluindo um suporte americano para ter acesso aos caças F-16, algo que Kiev reivindicava há tempo. O presidente ucraniano só não teve a mesma demonstração de apoio do Brasil, destaca a AFP.

Zelensky obtém mais apoio militar no G7 e Rússia critica “show de propaganda”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, obteve neste domingo(21) novas promessas de entrega de material militar, além do apoio diplomático dos países do G7 em Hiroshima, no Japão. O encontro com o presidente Lula, esperado nesta tarde, acabou não ocorrendo. 

O presidente americano, Joe Biden, prometeu neste domingo (21) a Kiev novos envios de armas, munições e veículos blindados, no valor de cerca US$ 375 milhões. O anúncio ocorre poucos dias depois dos EUA autorizarem o fornecimento de aviões de combate F-16 de fabricação americana à Ucrânia.

Washington também apoiará uma iniciativa de seus aliados para treinar pilotos ucranianos para os F-16. Durante os longos meses de treinamento, os ocidentais decidirão o calendário de entrega dos aviões, sua quantidade e os países que os fornecerão.

A Casa Branca reiterou, no entanto, que, com sua ajuda militar, “os Estados Unidos não facilitam e não apoiam ataques ao território russo”.

A presença de Zelensky em Hiroshima, cidade vítima em 1945 do primeiro bombardeio atômico da história e agora símbolo mundial da paz, colocou a invasão russa da Ucrânia no centro dos debates do G7, ofuscando outros temas como as relações dos aliados com a China.

Zelensky visitou no domingo o monumento em homenagem às vítimas da bomba atômica em Hiroshima, onde deixou flores.

No sábado (20), ele se reuniu com os aliados europeus do G7 e com os líderes japonês e canadense, mas também com o primeiro- ministro indiano Narendra Modi, que assegurou que a Índia fará “todo o possível” para resolver o conflito.

“Espetáculo de propaganda”

Neste domingo, em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a participação do presidente ucraniano no G7 tinha transformado a cúpula em um “show de propaganda contra os russos e chineses.”

De acordo com o texto, o G7 tornou-se uma “incubadora para implementar, sob o comando dos anglo-saxões, iniciativas destruidoras, que colocam em risco a estabilidade mundial”.

Zelensky também poderia se reunir neste domingo com o presidente Lula, que no mês passado declarou que os Estados Unidos deviam deixar “de incentivar a guerra” na Ucrânia, mas o encontro acabou não ocorrendo.

Em uma coletiva, o presidente ucraniano foi questionado se estaria desapontado por não ter se reunido com o presidente brasileiro. Ele respondeu que havia conversado com quase todos os dirigentes, mas cada um tinha seus próprios horários e ele não pode se encontrar com Lula. “Acho que issso o desapontou”, resumiu.

(Com informações da AFP)

O dirigente ucraniano busca reunir apoios para um plano de paz de dez pontos, concentrado em exigir à Rússia sua retirada do território ucraniano.

“A Rússia deve retirar suas tropas”, repetiu neste domingo o chanceler alemão Olaf Scholz, advertindo que o “país não deve apostar que, se resistir o suficiente, o apoio à Ucrânia terminará enfraquecendo”.

Nenhum comentário: