segunda-feira, 29 de abril de 2024

Relações econômicas entre Estados: Resenha de Arno Dal Ri Júnior: História do Direito Internacional: comércio e moeda, cidadania e nacionalidade - Paulo Roberto de Almeida

 Relações econômicas entre Estados

Paulo Roberto de Almeida

 

Resenha de

Arno Dal Ri Júnior:

História do Direito Internacional: comércio e moeda, cidadania e nacionalidade

(Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, 316 p; ISBN: 85-87995-38-3)


 

            O “direito das gentes”, antigo nome do direito internacional, desenvolveu-se em grande medida para resolver problemas práticos nascidos da interação entre homens de comunidades diferentes, como os de comércio e moedas; ele hoje regula parte substancial das relações econômicas internacionais. Este livro do pesquisador Arno Dal Ri enfoca o nascimento do jus gentium desde a antiguidade, passa pela Respublica Christiana e pelo esprit du commerce de Montesquieu e vem dar nas instituições de Bretton Woods e nas rodadas de negociações do GATT, hoje administradas pela OMC. 

            Um segundo conjunto de estudos trata dos diversos conceitos de cidadania, entre eles o civis do direito romano, a vassalagem na Idade Média, o cosmopolitismo kantiano, e a situação no moderno Estado liberal. O trabalho é uma preciosidade jurídica, embasada na mais sólida tradição italiana do diritto internazionale, além de nos relembrar opiniões históricas que há muito deveriam ser o senso comum entre nós. Como por exemplo, o argumento de John Locke, emitido em 1692, contra a opinião corrente de que a intervenção estatal na economia pudesse alterar artificialmente o nível dos juros estabelecidos “naturalmente” pelo mercado: somente a abundância de moeda disponível para empréstimos poderia levar à redução das taxas. Locke é o pai da cultura do investimento. 

 

Paulo Roberto de Almeida


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.