segunda-feira, 8 de março de 2010

1761) Colaboracoes a sites eletronicos (2): Via Politica

Via Política é uma newsletter eletrônica, feita por dois jornalistas consagrados, e baseada em Porto Alegre. Foram eles que me contataram, e expressaram o desejo de publicar artigos meus, geralmente uma vez a cada semana, sob o mesmo título de meu atual blog principal:

Diplomatizzando: Paulo Roberto de Almeida

Manual de diplomacia prática, 7: parcerias estratégicas
Por Paulo Roberto de Almeida
07.03.2010

Manual de diplomacia prática, 6: prioridades
Por Paulo Roberto de Almeida
28.02.2010

Manual de diplomacia prática, 5: interesse nacional
Por Paulo Roberto de Almeida
22.02.2010

Manual de diplomacia prática 4: caráter inovador
Por Paulo Roberto de Almeida
08.02.2010

Fórum Social Mundial 2010, uma década de embromação: antecipando as conclusões e desvendando os equívocos
Por Paulo Roberto de Almeida
25.01.2010

Manual de diplomacia prática 3: avaliação dos meios
Por Paulo Roberto de Almeida
18.01.2010

Manual de diplomacia prática, 2: interação com a economia
Por Paulo Roberto de Almeida
11.01.2010

Manual de diplomacia prática, 1: clareza de intenções
Por Paulo Roberto de Almeida
27.12.2009

Todas as leis da estupidez humana (2), suite et fin...
Por Paulo Roberto de Almeida
13.12.2009

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana (1)
Por Paulo Roberto de Almeida
06.12.2009

Muro de Berlim, vinte anos depois (4): O que poderá ocorrer com a nova Alemanha, e que ainda não ocorreu?
Por Paulo Roberto de Almeida
30.11.2009

Muro de Berlim, vinte anos depois (3): O que poderia ter ocorrido com Berlim e com a Alemanha, e que não ocorreu?
Por Paulo Roberto Almeida
22.11.2009

Nova carta a Raul Castro: seja um pouco mais Gorby e menos Ceausescu
Por Paulo Roberto de Almeida
16.11.2009

Muro de Berlim, vinte anos depois (2): Guerra Fria: Berlim de volta ao centro da história contemporânea
Por Paulo Roberto Almeida
11.11.2009

Muro de Berlim, 20 anos depois (1) Berlim e Alemanha no centro da história contemporânea
Por Paulo Roberto Almeida
03.11.2009

De sapatos e da soberania
Por Paulo Roberto de Almeida
26.10.2009

A liberdade de destruir a liberdade: um aviso preventivo vindo do passado
Por Paulo Roberto de Almeida
18.10.2009

Declaração de Princípios: (apenas relembrando certas coisas que são permanentes)
Por Paulo Roberto de Almeida
04.10.2009

A crise econômica internacional e seu impacto no Brasil
Por Paulo Roberto de Almeida, de Brasília
21.09.2009

Milton Friedman conversa com Roberto Campos no limbo econômico
Por Paulo Roberto de Almeida
31.08.2009

Carta aberta a Raul Castro sobre Cuba e o socialismo
Por Paulo Roberto de Almeida
17.08.2009

Frases de um perfeito idiota latino-americano (dos grandes)
Por Paulo Roberto de Almeida
10.08.2009

Os dez mandamentos da política – em certos governos (Com alguns agradecimentos a Moisés e seus escribas)
Por Paulo Roberto de Almeida
02.08.2009

Crônica de um desastre anunciado: o socialismo do século 21 na Venezuela
Por Paulo Roberto de Almeida
26.07.2009

A cooperação euro-brasileira no âmbito internacional: Uma proposta maximalista para resultados minimalistas
Por Paulo Roberto de Almeida
19.07.2009

Sobre políticas de governo e políticas de Estado: distinções necessárias
Por Paulo Roberto de Almeida
12.07.2009

Sobre a morte do G8 e a ascensão dos Brics: comentários metodológicos
Por Paulo Roberto de Almeida
05.07.2009

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: mais do mesmo?
Por Paulo Roberto de Almeida
05.07.2009

Diplomacia brasileira: consensos e dissensos
Por Paulo Roberto de Almeida
24.05.2009

A crise e a morte anunciada do capitalismo (provavelmente exageradas, como diria Mark Twain)
Por Paulo Roberto de Almeida
11.05.2009

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1760) Colaboracoes a sites eletronicos (1): Dom Total

Atualizando a lista de minhas colaboracoes regulares a sites eletronicos, geralmente acadêmicos, que publicam textos meus, com periodicidade diversa, mas regularmente.
O Dom Total pertence a uma Faculdade jesuita em Belho Horizonte:

Colunista Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas (1984). Diplomata de carreira desde 1977, exerceu diversos cargos na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e em embaixadas e delegações do Brasil no exterior. Trabalhou entre 2003 e 2007 como Assessor Especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Autor de vários trabalhos sobre relações internacionais e política externa do Brasil.

Almeida escreve para o Dom Total sempre às quintas-feiras.
Últimos artigos publicados

* 04/03/2010 | Manual de diplomacia prática, 6: prioridades
* 25/02/2010 | Manual de diplomacia prática, 5: interesse nacional
* 18/02/2010 | Fórum Social Mundial 2010, uma década de embromação
* 11/02/2010 | Manual de diplomacia prática 4: caráter inovador
* 04/02/2010 | Manual de diplomacia prática 3: avaliação dos meios
* 28/01/2010 | Manual de diplomacia prática, 2: interação com a economia
* 21/01/2010 | Manual de diplomacia prática, 1: clareza de intenções
* 17/12/2009 | Todas as leis da estupidez humana, suite et fin...
* 10/12/2009 | As Leis Fundamentais da Estupidez Humana
* 19/11/2009 | A nova Alemanha
* 12/11/2009 | O que poderia ter ocorrido com Berlim e com a Alemanha, e que não ocorreu?
* 05/11/2009 | Berlim de volta ao centro da história contemporânea
* 29/10/2009 | Muro de Berlim, vinte anos depois
* 22/10/2009 | A liberdade de destruir a liberdade: um aviso preventivo vindo do passado
* 08/10/2009 | Declaração de Princípios
* 24/09/2009 | A crise econômica internacional e seu impacto no Brasil
* 03/09/2009 | Milton Friedman conversa com Roberto Campos no limbo econômico
* 27/08/2009 | O problema da universidade no Brasil
* 20/08/2009 | Carta aberta a Raul Castro sobre Cuba e o socialismo
* 13/08/2009 | Frases de um perfeito idiota latino-americano (dos grandes)
* 06/08/2009 | Os dez mandamentos da política - em certos governos
* 30/07/2009 | Crônica de um desastre anunciado: o socialismo do século 21 na Venezuela
* 23/07/2009 | A cooperação euro-brasileira no âmbito internacional
* 16/07/2009 | Sobre políticas de governo e políticas de Estado
* 09/07/2009 | Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: mais do mesmo?
* 02/07/2009 | O Brasil amarrado por sua própria vontade
* 25/06/2009 | Diplomacia brasileira: consensos e dissensos
* 18/06/2009 | Sobre a morte do G8 e a ascensão dos Brics:
* 04/06/2009 | Falácias acadêmicas: os mitos da utopia marxista
* 28/05/2009 | O anão e o dragão
* 21/05/2009 | Onde foram parar os manifestos econômicos de oposição?
* 14/05/2009 | O mito do marco teórico
* 07/05/2009 | Economia política do intelectual
* 30/04/2009 | O mito da Revolução Cubana
* 23/04/2009 | A questão racial com os EUA
* 16/04/2009 | Sobre o complô dos ricos contra os pobres
* 09/04/2009 | Minha astrologia econômica para 2009
* 02/04/2009 | Sobre a intolerância
* 26/03/2009 | Fim do consenso na diplomacia?
* 19/03/2009 | Acredito...
* 12/03/2009 | Fórum Surreal Mundial
* 05/03/2009 | Uma questão de estilo
* 26/02/2009 | Uma quarta guerra mundial?
* 12/02/2009 | Sobre o caráter dos homens
* 05/02/2009 | Um gigante do brasilianismo acadêmico
* 29/01/2009 | Por que sou e não sou diplomata ?
* 22/01/2009 | A caminho de Ítaca
* 25/12/2008 | Idéias para um congresso diferente
* 18/12/2008 | O que Portugal nos legou?
* 11/12/2008 | A crise de governança no Brasil
* 04/12/2008 | Reconstruindo o paradigma tocquevilleano
* 27/11/2008 | Fazendo justiça com as próprias mãos
* 20/11/2008 | Economistas voláteis e juízes malucos
* 13/11/2008 | Desde aquele 11 de setembro
* 06/11/2008 | A indiscutível leveza do neoliberalismo no Brasil
* 30/10/2008 | Dez coisas que eu faria se tivesse poder
* 23/10/2008 | Camaradas, agora é oficial: acabou o socialismo
* 16/10/2008 | Existe diferença entre esquerda e direita?
* 09/10/2008 | O mito do Consenso de Washington
* 25/09/2008 | A OTAN e o fim da Guerra Fria
* 18/09/2008 | Marquissistas à beira de um ataque de nervos
* 11/09/2008 | Fidel Castro: a História não o absolverá
* 04/09/2008 | Falácias acadêmicas: o mito do neoliberalismo
* 28/08/2008 | Miséria da academia: uma crítica à academia da miséria
* 21/08/2008 | Pequeno manual prático da decadência
* 14/08/2008 | O Brasil amarrado por sua própria vontade
* 07/08/2008 | O afundamento da educação no Brasil
* 24/07/2008 | Petismo universitário
* 17/07/2008 | Está aumentando o número de idiotas no mundo?
* 10/07/2008 | O fetiche do Capital
* 03/07/2008 | Para libertar a nação dos bárbaros
* 26/06/2008 | As roupas novas do império

Os artigos dos colunistas da Revista DOM TOTAL são de natureza jornalística, escritos por autores especialmente convidados, nas áreas de Direito, Economia, Sociologia, Política e Teologia.

A periodicidade é semanal, conforme a agenda de cada autor, comunicada neste site.

Os autores assumem inteira responsabilidade sobre o conteúdo dos mesmos e sua opinião não necessariamente representa a linha editorial da Revista DOM TOTAL.

A reprodução de seus textos depende de autorização expressa de seus autores.

1759) Latin American writers: quietly, and gradually, disappearing...

Latin American literature
Writing after the “boom”

Saying farewell to Latin America's literary giants
The Economist, Feb 8th 2010

ONE by one the writers who made up the Latin American literary “boom” of the 1960s and 1970s are passing into history. The latest to die, on January 31st, at the age of 75 and after a long battle with cancer, was Tomás Eloy Martínez, an Argentine best-known for his exploration of the dark heart of Peronism, his country’s hegemonic political movement, in novels such as “Santa Evita”. Last year it was the turn of Mario Benedetti, an Uruguayan poet.

Gabriel García Marquéz (aged 82), the most popular of them all, has written nothing of substance for at least 15 years apart from a nostalgic (and self-indulgent) memoir of his own childhood published in 2003. Having survived his own battle with cancer, he was spotted in his customary haunts in the Colombian city of Cartagena during the Hay Festival in the last week of January. (The British literary jamboree has established a highly successful offshoot in Cartagena, a Spanish colonial jewel by the Caribbean). The other surviving giants of the “boom”, Mexico’s Carlos Fuentes and Peru’s Mario Vargas Llosa, remain far more productive. Mr Fuentes (aged 81) continues to turn out a novel almost every year and is still a compelling conversationalist.

Mr Vargas Llosa (73) is producing some of the finest writing of a long, varied and fecund career. Along with Britain’s Ian McEwan, Mr Vargas Llosa was the star of the show at the Hay Festival. During a packed event in Cartagena’s glorious belle epoque theatre, he revealed that is making the final corrections to a novel about Roger Casement, the Anglo-Irish diplomat and early human-rights campaigner executed by the British as an alleged traitor during the first world war. He said the novel would probably be called “El Sueño del Celta” (“The Dream of the Celt”).

Many of the writers of the “boom” were associated with “magical realism”, a style which exaggerated the colourful absurdity of Latin American life and politics. Their themes were often the struggle against dictatorship and for national identity. In Cartagena Mr Vargas Llosa celebrated the diversity of the new generation of Latin American writers. He is surely right to see this as a sign of social progress, of the deepening democracy and relative prosperity that many countries in the region now enjoy.

1758) Sermoes do Padre Antonio Vieira na Brasiliana Digital

SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Luís Filipe Silvério Lima *
Brasiliana Digital

Os Sermoens são a obra pela qual o jesuíta Antônio Vieira (1608-1697) ficou conhecido, sendo depois considerado por suas prédicas impressas o “Imperador da língua portuguesa”, na expressão recorrentemente lembrada de Fernando Pessoa.

Em vida, os Sermoens circularam impressos simultaneamente tanto como sinal de sua autoridade e fama de pregador quanto veículo de afirmação dessa autoridade – sua e, por decorrência, da ordem jesuítica. Teriam sido impressos, segundo consta em cartas, contra sua própria vontade, a pedido de seus superiores de ordem, para servir como modelo de pregação. Preferiria ficar trabalhando nos seus tratados proféticos, nos quais propunha um Quinto Império do mundo, tratados e projeto que chamava de seus “altos palácios” diante das “pequenas choupanas” dos sermões.

Não obstante, como ele indica no prefácio do primeiro tomo, também começou a organizá-los para combater os volumes não autorizados que foram editados em castelhano, impressos já na década de 1660 e que circularam não só na península Ibérica e na Europa, mas eram a versão lida em muitos lugares das Américas. Sinal do prestígio do pregador e da sua importância como modelo de sermonista, estas edições foram feitas à sua revelia, sem sua autorização, por meio de cópias falhas ou mesmo de textos “alheios”, inventados, alguns completamente diferentes do que havia proferido. Por isso, a importância de ordenar, rever e preparar para edição os seus sermões, segundo os seus critérios. Publicar sua versão escrita dos sermões era, assim, uma marca da sua autoridade como exemplo de pregador e, ao mesmo tempo, um sinal da defesa da sua autoria sobre aqueles textos.

Os Sermoens começaram a sair em 1679, quando ainda estava em Lisboa, e o último volume organizado por ele que veio a lume foi estampado um ano após sua morte em Salvador, na Bahia. Obra do final da vida, iniciada aos 71 anos, os 12 volumes organizavam, em alguns casos, atualizavam uma vida de pregador que se iniciara antes mesmo da sua ordenação em 1636, no colégio dos jesuítas na capital do Estado do Brasil. Dos 12 tomos, dois reúnem prédicas dedicadas a Ns. Sra. do Rosário, entre os quais estão os famosos sermões aos homens pretos, e um é dedicado a S. Fco. Xavier. Afora a organização por homenagem a figuras santas desses três volumes, como ele próprio afirma, os outros nove não parecem seguir nenhuma ordenação, talvez obedecendo ao ritmo de preparação e término dos originais do próprio autor. Além desses, compõem a coleção um volume de sermões de ação de Graças, impresso em 1692 – e entendido por Vieira como livro separado e diverso dos Sermoens, mas contabilizado entre os volumes dos Sermoens no séc. XVIII –, e quatro volumes organizados postumamente, entre 1710 e 1748, contendo sermões, cartas, poemas e discursos vários, sendo depois, dois deles, adicionados à conta de 15 volumes de Sermoens. Ao total, são mais de 200 sermões que cobrem as décadas de 1630 a 1690, proferidos em Salvador, Lisboa, São Luís, Cabo Verde, Roma, entre outros lugares.

Os sermões que temos impressos são a versão escrita de prédicas faladas ao longo da vida do jesuíta, dividida entre Brasil, Portugal, Maranhão e Roma. Por assim dizer, são a voz que se tornou letra impressa, ou para usar uma figura do próprio Vieira, são cadáveres, pois lhes falta a alma, a voz, que lhes dá vida. Se a imagem é talvez demasiado forte para nós, ela nos serve de alerta para entender que entramos num dos pontos altos da produção oratória do séc. XVII, na qual as relações entre impressão, publicização, oralidade, escrita funcionavam por regras diversas das nossas.

O sermão no séc. XVII, e talvez em grande parte do período moderno, era um dos principais meios de comunicação, circulação de informações e de doutrinamento das populações cristãs na Europa e no Novo Mundo. A vida das sociedades do período passava pela palavra anunciada, seja no sermão de grandes homens, como Vieira, Bossuet ou Donne, seja no sermão de rua, pregado por pastores puritanos ou frades mendicantes – ou mesmo fiéis que se arvoraram na figura de homens santos. Vieira ganhou notoriedade e autoridade nos púlpitos o que lhe permitiu circular desde o a sede do governador-geral do Brasil até as cortes européias, tendo recebido convite para se tornar confessor e pregador da rainha Cristina da Suécia, exilada, após abraçar o catolicismo, na Sé romana.

Os sermões que temos aqui digitalizados tratavam, como meios de doutrinação e de reflexão sobre o mundo, dos assuntos os mais diversos que estivessem em pauta no momento e que parecessem ao pároco importantes para ordenar seu rebanho. Lidavam desde os excessos dos senhores para com seus escravos no Nordeste do Brasil, até o nascimento de um príncipe como sinal da graça divina e do início de um novo Império universal; do demônio mudo que reside no espelho até a omissão que gera a perda das Conquistas. Como discurso pensado pela ocasião e para uma audiência específica, os sermões supunham figuras, exemplos e mensagens adequadas ora ao rei e sua corte portuguesa, ora a africanos escravizados nas Américas, ora a príncipes e cardeais romanos. Os 15 volumes de Sermoens, mais os das Vozes, permitem assim supor diferentes situações, momentos, auditórios, problemas enfrentados e combatidos por Vieira na sua trajetória de mais de seis décadas de vida religiosa e política, bem como imaginar as variadas audiências que o ouviram e, quem sabe, adivinhar como estas receberam os sermões, por vezes duramente críticos. Servem assim de repertório riquíssimo para desenhar quadros sobre as sociedades européias e americanas nas quais o jesuíta esteve ao longo do século XVII. Ao mesmo tempo, como palavra impressa que traduz uma voz perdida nos púlpitos, fazem-nos perguntar o que Vieira terá atualizado dos seus sermões ao prepará-los para impressão, 20, 30 às vezes 40 anos depois de pregados. Como também, em sua versão impressa, levam a questões de como terão sido lidos ao sairem publicados para uma outra platéia, que não (ou)vira Vieira no púlpito e então o leria. Agora, uma nova camada de leituras e leitores é somada com a disponibilização integral, pela primeira vez, dos Sermoens de Vieira digitalizados e on-line.

* Luís Filipe Silvério Lima é professor de História Moderna da Universidade Federal de São Paulo

Padre Antonio Vieira na Brasiliana Digital:
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Primeira Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Segunda Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Terceira Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Quarta Parte)
* Maria Rosa Mystica ... (Primeira Parte)
* Maria Rosa Mystica ... (Segunda Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Quinta Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Sexta Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira (Sétima Parte)
* Xavier dormindo, e Xavier accordado ...
* Sermoens do P. Antonio Vieira ... (Undecima Parte)
* Sermoens do P. Antonio Vieira ... (Duodecima Parte)
* Palavra de Deos empenhada, e desempenhada ...
* Sermoens e Varios Discursos do P. Antonio Vieira ...
* Vozes Saudosas, da eloquencia, do espirito, do zelo e eminente sabedoria do Padre Antonio Vieira da Companhia de Jesus, ...
* Sermões varios e Tratados, Ainda não impressos do Grande Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus ...
* Voz sagrada, politica, rhetorica, e metrica ou Supplemento às Vozes Saudosas Da eloquencia, do espirito, do zelo, a eminente sabedoria do padre Antonio Vieira Da Companhia de Jesus...

Sugestões de leitura:
* AZEVEDO, J.L. História de Antônio Vieira. São Paulo: Alameda, 2008.
* BESSELAAR, J.V.D. António Vieira: o homem, a obra, as ideias. Lisboa: ICALP, 1981 (Colecção Biblioteca Breve - Volume 58) Disponível on-line em: http://cvc.instituto-camoes.pt/component/docman/doc_download/31-antonio-vieira-o-homem-a-obra-as-ideias-.html
* COHEN, T. The fire of tongues. Stanford, EUA: Stanford University Press, 1998.
* MENDES, M.V. A oratória barroca de Vieira. 2ª ed., Lisboa: Caminho, 2003.
* PÉCORA, A.B. Teatro do sacramento. 2ª ed., São Paulo/Campinas: Edusp/Ed. Unicamp, 2008.
* Revista Semear. Revista da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, n. 2, 1998. Disponível on-line em: http://www.letras.puc-rio.br/Catedra/Revista/semiar_2.html

1757) Brasiliana de Jose Mindlin na internet


José Mindlin exibe em sua casa, em 2006, copia de Grande Sertão: Veredas

Mindlin reuniu ao longo de 80 anos uma biblioteca, chamada Biblioteca Brasiliana, que é considerada a mais importante coleção do gênero no Brasil formada por um particular. Ele e sua esposa doaram o acervo no ano passado à Universidade de São Paulo (USP). Parte dos livros e documentos reunidos já pode ser consultada na Internet:

http://www.brasiliana.usp.br/

Saiba mais sobre a Brasiliana Digital

1756) Gilberto Freyre: minibiografia


Biografia
Gilberto Freyre

Opinião e Notícia, 30/11/2007

O sociólogo Gilberto de Mello Freyre nasceu em 15 de março de 1900 em Recife.

Filho de uma família de senhores de engenho, era escendente de índios, espanhóis, portugueses e holandeses. Seu pai foi Alfredo Freyre, juiz e catedrático da Faculdade de Direito do Recife.

Ele teve o seu primeiro contato com a literatura através do romace As Viagens de Gulliver, mas apresentou séria dificuladades para aprender a ler e a escrever e só conseguiu se destacar no início da vida, através dos seus desenhos.

Por volta de 1909, ele teve as primeiras impressões do interior rural, quando passou uma temporada no Engenho São Severino do Ramo, propriedade de alguns parentes. Essa experiência seria revelada mais tarde na obra Pessoas, Coisas & Animais.

Freyre estudou na Universidade de Columbia no início dos anos 20, nos Estados Unidos, onde teve contato com o intelectual Franz Boas, uma grande referência para o sociólogo. Em 1933, seu livro mais importante foi publicado: Casa-Grande & Senzala. A obra foi consequência de longos estudos, em que o autor foi buscar também na África e em Portugal as raízes para a concepção do homem brasileiro.

Deputado Federal constituinte pela UDN (União Democrática Nacional) em 1946, sua carreira política foi marcada pela luta contra o racismo, sendo inclusive preso por ter denunciado nazistas e racistas no Brasil. Junto com o seu pai, tentou reagir à prisão e foi solto, um dia depois, por interferência do general Góes Monteiro.

Em 1950, tornou-se diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, defendendo uma política educacional atenta à diversidade do Brasil. No ano seguinte, a convite do governo português visitou Cabo Verde, Guiné, Goa, Moçambique, Angola e S. Tomé. Foi durante essas visitas que ele desenvolveu e utilizou pela primeira vez o conceito de tropicalismo e luso-tropicalismo, divulgado em 1959 no livro New World in the Tropics.

Gilberto Freyre morreu na sua cidade natal, Recife, em 18 de Julho de 1987.

Monteiro Lobato descreveu a importância de Gilberto Freyre da seguinte maneira:

O Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disserem e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser. Freyre é um dos gênios de palheta mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram.”

sábado, 6 de março de 2010

1755) O marxismo, como o passaro dodo: extinto porque nao sabia voar...


Bem, a comparação pode ser miserável, mas como o dodo, o marxismo ainda desfruta de muita consideração. Como esse pássaro que não sabia voar, viveu meio desajeitado, a caminho de sua própria extinção.

Meu mais recente trabalho publicado:

2117. A resistível decadência do marxismo teórico e do socialismo prático: um balanço objetivo e algumas considerações subjetivas
Brasília, 21 fevereiro 2010, 9 p. Considerações sobre os marxistas e socialistas que sobrevivem nas academias.
Espaço Acadêmico (ano 9, n. 106, março 2010; ISSN: 1519-6186). Relação de Publicados n. 954.

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...