O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Itamaraty: mais uma amputacao funcional? Promocao Comercial

Projetos desse tipo surgem de forma recorrente, sem que se saiba se os vários cargos de adidos nas embaixadas são criados por simples ambição de burocratas e companheiros de servirem no exterior, ou se corresponde efetivamente a novos avanços na especialização burocrática do Estado brasileiro.
Paulo Roberto de Almeida

REFORMA 'CAMARADA'
GOVERNO TIRA PROMOÇÃO COMERCIAL DO ITAMARATY
GOVERNO VAI DESATIVAR DEPARTAMENTO DO ITAMARATY E DAR OS CARGOS AO MDIC
Publicado: 10 de dezembro de 2014 às 0:19 - Atualizado às 2:10
Por: 
itamaraty
Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O governo desistiu de “aparelhar” o Ministério das Relações Exteriores, revogando a regra que tornou privativos de diplomatas cargos de chefia e assessoramento, mas prepara outro duro golpe contra o Itamaraty: a extinção do conceituado Departamento de Promoção Comercial (DPR). Pior: transferindo as atribuições para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ocupando os cargos com apadrinhados.
A jogada do governo, que nega verbas a postos brasileiros no exterior, inclui a criação de cargos de “adidos comerciais” nas embaixadas.
Os “adidos comerciais” nas embaixadas, no nível de conselheiros, devem ter salários de US$ 10 mil, mais auxílio-residência de US$ 3 mil.
A troca do Departamento de Promoção Comercial atende ao apetite por cargos do PTB, do futuro ministro, mas a prioridade da sinecura é o PT.
O projeto que retira a área de Promoção Comercial do Itamaraty recebe o status de “secreto” na Casa Civil, que trabalha em seu detalhamento. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Nenhum comentário: