O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Kirchner: os mercados sao crueis e vingativos...

Claro que é bobagem esse título, colocado assim apenas para chocar.
Na verdade, os mercados apenas refletem o risco percebido por milhares de investidores.
Alguns malucos acreditam na teoria conspiratória da história, e acham que por trás dos mercados se encontra um bando de especuladores de Wall Street tramando contra os países "periféricos" ou "dependentes".
Bobagem total: os mercados são formados por milhares, centenas de milhares de poupadores e investidores que expressam suas crenças, apreensões e até irracionalidades atravése de operações de compra e venda de títulos, ações, papéis, whatever.
Claramente os mercados estão dizendo que o ex-presidente -- que Perón o guarde consigo, onde estiver -- era um risco tremendo para a saúde da economia.
Eu sei disso: uma vez fiquei parado na Argentina sem gasolina, por causa dessa mania maluca do finado presidente de enfrentar os mercados, decretando congelamentos, retenciones, e outras bobagens maiores ainda...
Descanse em paz. Os mercados podem funcionar mais tranquilamente.
Paulo Roberto de Almeida

Ações da Argentina sobem após morte de ex-presidente
Folha de S. Paulo, 28.10.2010

Os valores das ações e dos principais títulos do governo argentino subiram após o anúncio da morte do ex-presidente Néstor Kirchner. Suas possíveis pretensões de concorrer às eleições presidenciais em 2011 eram consideradas um dado negativo pelo mercado financeiro. O ex-presidente era famoso por entrar em confronto com mercados e investidores. Analistas financeiros avaliam que, com sua morte, a Argentina passou a significar menos risco político. A Bolsa de Valores de Buenos Aires não funcionou ontem por causa de um feriado na Argentina. Mas os investidores começaram a comprar ativos atrelados à dívida argentina e ações do país que eram negociados no mercado financeiro internacional logo após o anúncio da morte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Dr. P.R.A.,

Sugerimos as diversas análises feitas no LA NACION on line (http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1319679) sobre o quadro político argentino "d.K" (depois de Kirchner!).

À guisa de exemplo segue excerto do artigo
"Kirchner viverá", da lavra de Claudio R. Negrete, autor de livro que discorre sobre o vezo necrólatra na política argentina:

"(...)Con la fuerza del pasado añarado todos nuestros muertos políticos reaparecerán para ser los principales y excluentes protagonistas de la campaña electoral del próximo año. Porque en la Argentina los muertos participan de las elecciones.(...)seran manipulados como instrumentos para justificar las ambiciones permanentes por el poder.(...)

Porque para los argentinos los muertos gozan de buena salud:Evita vive, Perón vive, Alfonsín vive y Kirchner también.

Aunque estén muertos de toda mortandad."

Vale!