quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Amado Cervo e as relacoes Brasil-Italia: livro


O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI junta-se ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília para convidar para a noite de autógrafos do novo livro do Professor Amado Luiz Cervo, emérito e titular de História das Relações Internacionais, ex-editor da Revista Brasileira de Política Internacional, intitulado  "As relações entre o Brasil e a Itália: formação da italianidade brasileira" (Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2011).
O evento acontecerá na segunda-feira, dia 31, às 19 horas, no Restaurante Carpe Diem (EQS 104 - Brasília - DF).

Sobre o livro
Desde a criação do Estado italiano, em 1861, três fases marcaram as relações com o Brasil: encontro humano em decorrência da imigração de massa ao termo do século XIX, entendimento e divergência no entreguerras, enfim a moderna cooperação econômica desde 1949.
Essas fases correspondem a períodos de evolução díspar das duas sociedades, internamente e quanto o modelo de inserção internacional: o Brasil encaminhava lentamente sua modernização enquanto a Itália vencia a pobreza, fortalecia sua base e se lançava na competição internacional. Esses descompassos, a condicionar as relações bilaterais, foram objeto de estudo nesse livro. Os dinamismos das sociedades, ademais, estiveram à frente da indolência dos Estados. Qual a função, então, das políticas exteriores? Questão pertinente para o estudo das relações internacionais!
Na era da globalização, de 1990 a nossos dias, as relações entre Brasil e Itália evidenciam descompasso inverso: certo declínio italiano ao lado da ascensão brasileira. O passado se prolonga, contudo, seja na presença dos empreendimentos italianos ou na influência étnica e cultural. Mas a italianidade brasileira se desvincula da matriz: a Itália persegue sua identidade na pureza da raça e da cultura enquanto o Brasil dilui uma maravilhosa contribuição em sua pluralidade étnica e cultural.

O autor
Amado Luiz Cervo é doutor em História pela Universidade de Estrasburgo e professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, emérito. Pesquisador Sênior do CNPq. Exerceu influência inovadora na modernização do ensino e da pesquisa no Brasil em sua área de autuação, a partir dos programas de mestrado e doutorado em História das Relações Internacionais da UnB. Estabeleceu cooperação acadêmica com grupos de pesquisa em centros avançados de estudos, no Brasil e no exterior. Dezenas de livros individuais ou em parceria com esses pesquisadores constam em seu Curriculum Vitae. Entre eles, O Parlamento brasileiro e as relações exteriores; História da Política Exterior do Brasil; Inserção internacional: formação dos conceitos brasileiros; Relações internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas;Depois das Caravelas: as relações entre Portugal e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.