Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Voyeurs, metidos a besta? os vaticanistas, os vaticanologos, os vaticanochatos...
Antigamente, como dizia Nelson Rodrigues, os idiotas se calavam...
Paulo Roberto de Almeida
Olheiros
Francisco Seixas da Costa
Nas últimas horas, apareceu na nossa imprensa [portuguesa] uma nova categoria de observadores da atualidade: os vaticanistas. Uma designação que já é assumida sem sorrisos.
Os tempos mudaram: antes havia os kremlinólogos. Nunca dei conta que houvesse "White house watchers" ou os "number 10 decrypters". Talvez em Moscovo.
Por cá, seriam os belenólogos, já que S. Bento é um nome que se torna demasiado complicado para se poder identificar, de uma penada conceptual, quem olha o que se passa naquela casa.
3 comentários:
Caro Paulo: quando por aí andei fui um atento "planaltólogo" e um ativo "congressologista". Belos tempos! Um forte abraço
Todos os diplomatas em posto são um pouco os voyeurs da intimidade alheia. Estando agora trabalhando no Consulado em Hartford, sou apenas o observador burocratico dos trabalhadores emigrados nacionais, um papel que os colegas portugueses cumprem há séculos...
Pelo menos não precisamos cair na hipocrisia dos ofícios políticos e no bullshit da conjuntura.
O abraço do
Paulo Roberto de Almeida
A maioria dos comentários provém de pessoas que desejam "na marra" criar um "Igreja d eesquerda". Provavelmente votariam em Leonardo Boff para Papa, pois ele é o "papa" dos conhecimentos sobre a Igreja Católica apostólica Romana, segundo seus fãs. E há quem deseje ver a Igreja dissolver todas as suas estruturas e retornar ao tempo das catacumbas. Por sinal, são os mesmo que querem "um Papa do século XXI". O que você pensa a respeito, Paulo?
Postar um comentário