O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Venezuela: outro pais em decadencia terminal, e rapida...

Atirando no mensageiro...

Dois jornalistas são presos e canal de TV é tirado do ar em ato na Venezuela

Equipes de agência de notícias internacionais foram roubadas durante cobertura em Caracas

13 de fevereiro de 2014 | 11h 01
CARACAS - Ao menos dois jornalistas foram presos e um canal colombiano de notícias foi tirado por ar na televisão a cabo ontem durante os protestos contra o governo na Venezuela. Os  detidos são o fotógrafo Rafael Hernández, da revista Exceso e o blogueiro Ángel Matute. O canal de notícias colombiano NTN24, que vinha fazendo uma ampla cobertura dos protestos, teve o sinal cortado em duas provedoras de TV a cabo.

Em outro incidente com veículos de comunicação, uma equipe de jornalistas da agênciaFrance Presse teve a câmera de vídeo roubada. Segundo a agência, nela havia imagens da repressão policial aos manifestantes. Uma câmera de um fotógrafo da Associated Presstambém foi roubada por manifestantes chavistas.
Venezuelanos saíram às ruas contra o governo - Sebastián Silva / eFE
Sebastián Silva / eFE
Venezuelanos saíram às ruas contra o governo
"Vocês tinham de saber ao que estavam se expondo quando vieram aqui", disse um policial que não se identificou.
As provedoras Directv e Movistar TV cortaram o sinal do canal, que transmitia ao vivo os protestos pouco depois de o presidente do Conselho Nacional de Telecomunicações (Conatel) William Castillo ter criticado em sua conta no Twitter a imprensa internacional.
"Fazemos um pedido aos meios internacionais que respeitem o povo venezuelano. Promover a violência e o desconhecimento das autoridades é crime", escreveu.
Nunca pensei que anos depois, trabalhando fora do meu país, também teria de narrar uma queda de sinal", disse a jornalista venezuelana Idania Chirinos, que trabalhou na RCTV, cuja concessão não foi renovada pelo então presidente Hugo Chávez em 2007, e hoje é âncora do canal colombiano. "Não fizemos outra coisa que não informar. Não podem negar a realidade apenas cortando o sinal de um canal."
Prisões. Segundo Marco Ruiz, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Imprensa (SNTP, na sigla em espanhol), o fotógrafo da revista Exceso foi preso e levado para um quartel da polícia enquanto cobria a manifestação de quarta-feira.  Matute também foi detido e levado para auma sede regional da Guarda Bolivariana.
"Medidas como essa buscam aprofundar a autocensura, afeando a liberdade de expressão dos venezuelanos", disse o líder sindical.
No final da noite, manifestantes antichavistas atacaram a sede da TV estatal VTV. "Os bombeiros tiveram de apagar as chamas no local", informou a Agência Venezuelana de Notícias/ AP

========
La señal del medio de comunicación internacional dejó de ser emitida en territorio venezolano...

    ==========

    Los venezolanos no tienen nada a esperar de los gobiernos vecinos, de la Unasur, de la OEA, de nadie. Por infelicidad, estan solos en el mundo, solos contra la violencia del Estado, y de las pandillas armadas por el Estado, por milicias mercenarias, asesinos a sueldo, en contra de quienes protestan contra una situacion de caos economico o de fascismo politico.
    Lo siento decir, pero los venezolanos estan suelos, y tendran aun mucha sangre y mucho sufrimiento antes que esta situacion venga a termino. No hay solucion simples, pacifica o gradual en Venezuela; solo hay el caos por el frente, el terror.
    Mismo cuando consigan afastar el fascismo asesino, la sociedad seguira dividida y por muchos anos por la frente Venezuela tiene el caos total, que es el resultado del totalitarismo de los cubano-castristas actuando en Venezuela.
    Solo se puede desear un numero minimo de muertos, pero que habra muertos, de esto no puede haber dudas.

    Nenhum comentário: