O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Venezuela: os assassinos sao proximos do poder? - Leandro Mazzini

Embaixador do Brasil deixou Venezuela por ameaça de morte
Leandro Mazzini
Opinião e Notícia, 29/04/2014
·          
Embaixador do Brasil na Venezuela até seis meses atrás, José Marcondes de Carvalho deixou às pressas Caracas porque ele e a esposa, uma artista plástica venezuelana, foram ameaçados de morte. O Ministério de Relações Exteriores e o governo brasileiro tratam o caso sigilosamente.
Marcondes ficou apenas dois anos em Caracas, dos cinco previstos, e as tratativas para sua substituição foram céleres. O substituto Ruy Pereira, 59 anos, assumiu em Novembro passado.
Marcondes segue a linha do governo na parceria com a Venezuela, mas a esposa, uma crítica ferrenha da era Chávez e do presidente Nicolas Maduro, não segurou a verve e virou alvo de ameaças anônimas. O que motivou o casal voltar junto para o Brasil.
Apesar da identidade com o Chavizmo, comenta-se nos bastidores do Itamaraty que o embaixador brasileiro também não teria conquistado a simpatia do regime, como tinha seu antecessor, o embaixador Antonio Simões.
Simões foi confidente de Chávez, recebeu dele a principal medalha de mérito do País, e hoje ocupa o cargo de Subsecretário-Geral para a América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Atualmente, o ex-embaixador José Marcondes é secretário de Ciência e Tecnologia do Itamaraty. É quadro de peso no MRE - foi negociador-chefe do Brasil na ONU sobre Mudanças Climáticas.

A Coluna tentou contato pessoalmente com José Marcondes por três semanas, com pedidos pela assessoria do MRE, mas ele não quis falar. Procurada desde quinta-feira (24), a assessoria não se pronunciou até o momento.

Nenhum comentário: