O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 18 de março de 2016

Nota ambigua (ou vergonhosa?) da Associacao de Estudos de Defesa - estou me desfiliando (PRA)

A nota abaixo, de uma Associação da qual faço parte, e de cujos congressos já participei, é pelo menos ambígua, e me parece estar mais na linha auxiliar do que na defesa dos valores e princípios que estão na Constituição e que deveriam, supostamente, guiar as ações de uma associação que precisaria estar atenta sobre as fontes reais de "agravamento da crise política brasileira".
Estou me desfiliando dessa associação pelos motivos seguintes:
Em nenhum momento, a ABED se pronuncia sobre as fontes desse agravamento que têm por origem fatos notórios de inépcia na condução da política econômica nacional, cujas medidas estúpidas -- alertadas pelos melhores economistas do país desde muitos anos -- levaram o Brasil, e a população trabalhadora, à MAIOR CRISE ECONÔMICA jamais conhecida em nossa história econômica.
Em nenhum momento há menção à palavra CORRUPÇÃO, que está também notoriamente na origem dos processos de investigação, de indiciamento e de condenação de líderes empresariais e de dirigentes políticos do Partido dos Trabalhadores, e de partidos avassalados à sua causa totalitária, e que suscitaram a ação absolutamente normal e republicana do MPF e da PF, e a justa indignação da cidadania, ao constatar que o Brasil, suas agências públicas estavam sendo ASSALTADAS desde 2003 pelos mafiosos do partido totalitário.
Em nenhum momento, essa nota VERGONHOSA da ABED menciona a crise econômica, que está na raiz da crise política que ela aponta de forma absolutamente enviesada (sem mencionar a falcatrua revelada no financiamento ilegal e criminoso de TODAS as campanhas eleitorais do partido totalitário desde o início desta fase vergonhosa da vida política brasileira).
Essa nota é INACEITÁVEL, sob todos os pontos de vista, e estou encaminhando agora mesmo a minha desfiliação de uma associação que é míope, que é conivente, e que de fato é uma aliada objetiva dos corruptos políticos, dos delinquentes morais, dos ineptos econômicos e dos corruptos absolutos que assaltaram o Brasil.
Não pretendo conviver com pessoas que distorcem a realidade, que são lenientes com criminosos políticos, com mafiosos de alto coturno, que pretendem passar a mão por cima do espetáculo de degradação moral a que o Brasil e a sua cidadania foram submetidos pela ação dos bandidos  que nos (des)governam atualmente.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 18 de março de 2016

NOTA PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA (ABED) SOBRE O AGRAVAMENTO DA CRISE POLÍTICA BRASILEIRA

É com grande preocupação que assistimos aos novos episódios que acirram a atual crise política em nosso país.

Lembrando que apenas há pouco mais de três décadas o Brasil retornou à normalidade democrática, repudiamos ações que, de quaisquer origens, pautem-se pela quebra da legalidade e da democracia.

Enfatizamos, portanto, que a busca pelo fim da crise política passa pela manutenção ininterrupta do Estado Democrático de Direito, pelo respeito às Instituições, pela manutenção do direito democrático a manifestações livres e pacíficas e pela recusa a qualquer ato de força.

A divisão equilibrada dos Poderes é um dos ganhos mais importantes para a sociedade brasileira advindo da Constituição de 1988, e deve ser observada no atual momento político brasileiro.

Diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (2014-2016)

Niterói, 18 de março de 2016.

Associação Brasileira de Estudos de Defesa
http://www.abedef.org/

Nenhum comentário: