O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 14 de março de 2016

Uma jornada historica: postagens sobre as manifestacoes de 13 de marco de 2016 - Paulo Roberto de Almeida


Uma jornada histórica no Brasil, quando o povo demitiu o governo
Paulo Roberto de Almeida
[postagens no Facebook no dia 13 de março de 2016l, jornada de manifestações maciças em todo o Brasil, contra o governo lulopetista e o sistema petralha de corrupção.]

1) Preparando a jornada:
Vou perscrutar o tempo, colocar guarda-chuva e garrafa de água na mochila, mais um boné, se precisar, carregar o iPhone antes de sair (para mandar fotos e mensagens rápidas para antagonistasnasruas@gmail.com) e encontrar um lugar para estacionar o carro o mais próximo possível do final da marcha, para não ter de me cansar muito no encerramento do grande evento. Só não tenho bandeiras nem slogans, e como sou um desafinado absoluto, vou evitar ofender algum ouvido mais sensível cantando muito alto. No resto, vou procurar cumprir o ritual.

2) Antes de partir:
Um século atrás, o escritor iniciante Monteiro Lobato tinha uma prescrição terrível para o futuro do Brasil, país essencialmente agrícola: "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil".
Hoje nós temos um desafio semelhante: "Ou o Brasil acaba com o lulopetismo, ou este acaba com o Brasil!"
O desafio da saúva foi vencido pela pujante agricultura brasileira. Cabe a nós vencer essa outra praga ainda viva!

3) Ao sair para a rua:
Esperando uma grande concentração de massa. Não creio que venha a ser decepcionado. Ao contrário.

4) Foto pessoal em frente ao Itamaraty, com a manifestação ao fundo:
Itamaraty presente na grande manifestação contra as atuais saúvas do Brasil!

5) Foto da massa concentrada na Esplanada dos Ministérios:
Esta foi a Brasília que eu vi na manhã deste domingo memorável! Bela foto! Povo mentalmente saudável, muito diferente daqueles que hoje ficaram enrustidos em suas tocas, ruminando sua raiva! Todo mundo de excelente disposição para continuar nas ruas até conseguir a queda do governo inepto e corrupto, e a prisão de todos os bandidos que para ele trabalham.

6) Foto da manifestação-pífia em São Paulo, em apoio ao chefe da máfia:
Esta foto precisa ser preservada para testemunhar o fracasso pouco retumbante dos petistas e petralhas. Pouquíssimos mercenários apareceram para defender os ineptos, os corruptos, os totalitários. A comparar com o mar de gente em todas as cidades do Brasil neste domingo.

7) Primeiro exercício de avaliação, de retorno à casa:
Qualquer avaliação numérica, ou mesmo qualitativa, sobre a magnitude, extensão e importância das manifestações pacíficas contra o sistema lulopetralha que emporcalhou o Brasil seria insignificante ante a dimensão histórica dos movimentos de massa deste domingo 13 de março de 2016.
Sem hesitação, mas conhecedor como sou da história do Brasil, desde já podemos dizer que NUNCA ANTES na história do Brasil ocorreu fenômeno similar. Os mafiosos lulopetistas, os petralhas no poder conseguiram produzir a maior manifestação de massas de nossa história.
Nunca houve qualquer coisa similar, nunca: nem nas manifestações pela abolição da escravidão, nem em 1964, não no movimento Diretas Já em 1983-84, certamente não no Fora Collor que redundou no impeachment-renúncia do hoje aliado do governo inepto e corrupto, tampouco em março de 2015 quando começou este processo que vai terminar com o ciclo lulopetista na política brasileira, nada parecido em qualquer momento anterior -- e provavelmente posterior -- de nossa história.
Desde já podemos dizer que esta jornada de 13 de março representa uma das maiores manifestações populares EM TODO O MUNDO.

8) Segundo exercício de avaliação, com base na cobertura televisiva:
Quem é que falava em divisão do Brasil?
Parabéns petralhas: vocês conseguiram unir a nação.
Meu reconhecimento sincero, a todos vocês, petistas, petralhas, aliados ignorantes ou conscientes, mercenários e ingênuos, inocentes úteis e inúteis, militontos ou apoiadores oportunistas, jornalistas comprados, gramscianos de academia, enfim, a todos vocês que conseguiram um "milagre" extraordinário: unir o país contra vocês.
NUNCA ANTES na história do Brasil a população esteve tão unida em torno de uma única causa: expulsar vocês do poder.
Meus parabéns, portanto, e mais uma vez meu agradecimento por este fenômeno inacreditável!
Vocês vão entrar na História: pelo lado errado, claro, mas vão entrar também, pelo fato de terem conseguido aquilo que nenhum outro trauma anterior de nossa história havia provocado: a união da sociedade!

9) Retomando a previsão feita antes de sair para a rua:
Retomando:
Antes de sair de casa, esta manhã, postei isto aqui, neste espaço:
"Esperando uma grande concentração de massa. Não creio que venha a ser decepcionado. Ao contrário."
Bem, confesso que me decepcionei, mas com minha própria modéstia. Estava esperando uma grande manifestação, mas não contava que seria uma GIGANTESCA, DESMESURADA, HIPER-MEGA-SUPER manifestação de massa, como nunca antes ocorreu no Brasil. E sem qualquer bandeira de qualquer partido político.
Ninguém consegue ou jamais conseguirá quantificar exatamente quantas milhões de pessoas saíram às ruas de todo o Brasil nesta data de 13 de março de 2016. Impossível estimar, porque sempre estará subestimado.
Um dia que já entrou na História do Brasil pela porta da frente.
Parabéns povo brasileiro!

10) Agradecendo aos petralhas, por terem unido a nação:
Parabéns petralhas: vocês conseguiram unir a nação.
Meu reconhecimento sincero, a todos vocês, petistas, petralhas, aliados ignorantes ou conscientes, mercenários e ingênuos, inocentes úteis e inúteis, militontos ou apoiadores oportunistas, jornalistas comprados, gramscianos de academia, enfim, a todos vocês que conseguiram um "milagre" extraordinário: unir o país contra vocês.
NUNCA ANTES na história do Brasil a população esteve tão unida em torno de uma única causa: expulsar vocês do poder.
Meus parabéns, portanto, e mais uma vez meu agradecimento por este fenômeno inacreditável!
Vocês vão entrar na História: pelo lado errado, claro, mas vão entrar também, pelo fato de terem conseguido aquilo que nenhum outro trauma anterior de nossa história havia provocado: a união da sociedade!


11) Despedindo quem merece:
 Desculpem a referência pouco recomendável (mas aplicável a Madame Pasadena, ex-presidente do Brasil), mas, como diria Trump:
You are fired!
 (Dixit)

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 13-14 de março de 2016

Addendum: 

Mini-reflexão pós-13 de março:

Os brasileiros que foram às ruas na jornada do domingo histórico, da maior manifestação do país, e provavelmente uma das maiores do mundo, estão todos orgulhosos, hoje, por constatarem que fizeram parte da história, ajudaram a construir um evento que ficará nos anais da história, e nunca mais poderá ser esquecido.

Os petistas, petralhas, aliados, apoiadores enrustidos, todos aqueles que não foram, e que se esforçaram por denegrir, desprezar, vilipendiar as manifestações pacíficas da cidadania, devem estar se remoendo de raiva, ao constar, hoje, que eles já não comandam o processo político no Brasil.

Aos primeiros, meus parabéns, mas claro que eles não precisam disso, pois o fizeram voluntariamente e conscientemente.
Aos segundos, fica o despeito de estarem seguindo consignas de um partido hoje recusado por uma expressiva maioria dos brasileiros e profundamente envolvido nos maiores casos de corrupção jamais vistos na história do Brasil, tanto pela sua extensão e diversidade, quanto pelos valores gigantescos que foram roubados pelos petralhas e asseclas.

Considero que o governo já era, só falta enterrar. Vou apresentar agora a minha listinha das tarefas imediatas.
Como perguntaria Lênin, um dos responsáveis por um dos maiores desastres da história humana no século 20, "o que fazer?"

Eu tenho algumas modestas sugestões a esse respeito. Vou apresentar.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 14 de março de 2016

Nenhum comentário: